sexta-feira, dezembro 29, 2006

Boas Festas

BOAS FESTAS PARA TODOS!!!!




(«O marxismo é tão beato como o cristianismo mais reaccionário.»

Esta frase faz tanto sentido como dizer coisas do género:
«O Pedro Sá é tão beato como o marxista mais reaccionário
Ou
«O Pedro Sá é tão reaccionário como o beato mais marxista.»
Ou ainda
«O Pedro Sá consegue fazer corar até o beato mais reaccionário!»

Já tenho saudades!
Para o ano há mais... )

Previsão

Ao que parece Saddam Hussein será enforcado já este fim-de-semana. Assim obrigam a que se apresse a criação das inevitáveis Brigadas do Mártir Saddam Hussein.

Pacheco, o conservador

Exacto, ao que li Pacheco Pereira veio criticar os gastos feitos nos SMS de boas festas.

Eu que não mandei nem um estou assim mais que à vontade para falar: essa crítica é ridícula e ultraconservadora. Cada um faz o que bem entender com o dinheiro que ganha, e ninguém tem nada a ver com isso.

Mas em rigor isto não deve espantar. O marxismo é tão beato como o cristianismo mais reaccionário.

ERSE

Paulo:

Não estou de acordo, pelas razões que por várias vezes Vital Moreira enunciou. Isto é, que não faz sentido colocar o Presidente da República a intervir em algo que pertence à função administrativa do Estado.

Outra coisa é a sujeição dos nomeados a sabatinas na Assembleia da República junto da Comissão respectiva, ah isso sim...

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Sinceramente Paulo...

Isto seria o desinvestimento total e a garantia que o ensino superior voltava a ser só para alguns.

Os que me são mais próximos sabem que sou por princípio contra quaisquer propinas no ensino superior público, pela simples razão que os restantes graus de ensino serem gratuitos e o superior não equivale a considerar este último como um luxo, coisa com a qual não posso concordar.

Aliás, uma das medidas que gostaria de decretar a longo prazo seria a da proibição da concessão de trabalho a quem não tivesse um diploma de ensino superior.

Em qualquer dos casos, a questão por trás dos elementos de facto é outra. Cresce-se cada vez mais tarde, o que em rigor é bom sinal porque apenas significa que o país está mais desenvolvido. Mas que traz coisas negativas: quando frequentei a universidade, as desistências (poucas) deviam-se a, cedo na licenciatura, as pessoas verificarem que aquele não era o caminho que pretenderiam seguir. Ultimamente, sei de duas pessoas que desistiram da licenciatura por acharem o curso muito difícil. Ao que isto chegou...

Não se obnubile, em qualquer caso, que os números estão por natureza muito inflaccionados tendo em conta aquilo que sabemos que acontece em muitas faculdades essencialmente na área da engenharia. Que são mudanças de curso em que pouco ou nada do que está feito se perde.

E, claro, se o ressabiado António Barreto não apresentasse uma perspectiva catastrófica é que eu ficaria admirado...

Está tudo dito

O bloguista oficial da Opus Dei escreve isto e depois isto.

Alguém agora tem dúvidas de que os mesmos queriam viver num regime salazarista ? Não me venham cá com liberalismos: defendem a ditadura, ponto final.

Ah, e já agora aproveitem para rir às gargalhadas com o chorrilho de mentiras aqui escrito.

Não pelas mesmas razões...

...tenho que dar razão a Ana Gomes, aqui citada.

Não vou pelo que se fez ao nível da saúde e da educação, com toda a relevância que têm. Ainda que se possa dizer que a esse nível qualquer ditadura comunista é, à partida, menos má que outra ditadura qualquer.

Fidel Castro de facto é um ditador asqueroso, e de facto tive que concordar com Paulo Portas quando na altura defendeu que não se permitisse a sua entrada em Portugal.

Pura e simplesmente Fidel, ditador e opressor, e que sem dúvida está por trás de algumas mortes, não é nem nunca foi um sanguinário em massa como Pinochet. Ou Bokassa. Para já não falar no número 1 da lista, Pol Pot.

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Estupefacção

E eu a pensar que em Portugal só meia dúzia de feministas radicais é que poderiam escrever algo como isto...

Que desilusão !

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Começamos mal

O novo Procurador-Geral da República é uma manifesta desilusão. Em vez de optar pela discrição, preferiu optar pelo populismo descarado e pelas aparências.

Só assim e explica a
nomeação de Maria José Morgado. António Ribeiro Ferreira ainda espera resultados. Eu não, só espero histeria e demagogia barata.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

E continua a direita a defender Pinochet

Aqui e aqui.

Não percebo...

O que Ana Gomes aqui diz parece ser de extrema gravidade, pois eu pelo menos entendi a defesa da imposição pela força aos palestinianos de determinadas soluções políticas.

Nunca poderei concordar com isso, em respeito pelo princípio democrático e pela liberdade do povo.

Desadequação

Esta medida de Mariano Gago padece de dois defeitos graves:

1. Estar imbuída da lógica de que se é assim que se faz nos países mais ricos, também é assim que temos que fazer, sem qualquer atenção às diferenças culturais.

2. Não existe meio social que aguente esta medida. Enquanto se estuda só trabalha quem realmente necessita, e há uma enorme pressão paternal por razões sociais e de aparências para que não se trabalhe enquando se estuda...

terça-feira, dezembro 12, 2006

Já agora esta bem podia ter ido com Pinochet também

Margaret Thatcher, essa grandessíssima porca com as letras todas.

Claro que no texto se percebem bem as razões, as quais fazem lembrar o seguidismo bushista da direita nacional. "Temos de apoiar sem reservas todas as acções dos nossos aliados", "farol da luta contra o comunismo" e outras pérolas saídas do mesmo contentor.

Ah, já agora antes que fiquem dúvidas. A todos os que defendem esse assassino facínora que foi Pinochet apenas desejo que passassem ou venham a passar pelo mesmo que ele fez a tantos. Não merecem outra coisa. E estou-me borrifando para que me chamem assassino ou nazi. Nem vou dormir hoje a pensar nisso.

Quanto ao que Pinochet teria merecido...lembro-me apenas de Milão em 1943 ou do que queriam fazer a Amina Lawal.

Gás Hilariante

Luís Filipe Menezes, claro.

Muito boa gente do PSD deve perguntar-se se o lugar dele não será no PCP.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Infelizmente previsível

Aqui e aqui defende-se explicitamente Pinochet.

Ao menos o Pedro assume preto no branco que não é democrata.

A direita, a extrema-direita e a Opus Dei

Basta ler isto para não restarem quaisquer dúvidas da ligação intrínseca que aqui se revela.

Esta é para quem me chama direitista

Isto.

Porque, de facto, quem é de realmente esquerda sabe que é função do Estado garantir os direitos sociais, e não de cada um de nós individualmente.

O Estado, representante da comunidade, garante direitos a quem preenche os determinados requisitos. E, eventualmente, confere protecção financeira a essas ou a algumas dessas pessoas.

Isto é, quem se considera dever estar protegido é protegido. Quem por aí ande aos caídos recusando as possibilidades que lhe são dadas, etc. etc., não recebe qualquer tipo de protecção.

Um sistema baseado na caridade individual é arbitrário e acaba por natureza por dar protecção a quem a não deveria ter.

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Pois é

Daniel Oliveira:

E toda a gente sabe porque assim é. Tendo em conta o poder absoluto de que os professores dispõem na matéria. Toda a gente conhece as histórias das turmas repletas de filhos de professores. Toda a gente sabe que a grande maioria dos filhos de professores e dos de pessoas mais ricas fica de manhã, e que a grande maioria dos provenientes de famílias mais pobres fica de tarde.

Etc. etc. Aguarde-se para ver o que o Ministério da Educação fará sobre o assunto. Em qualquer caso, este é talvez o maior cancro da educação em Portugal. E por ainda não ter tocado no assunto (ainda que seja algo terrivelmente difícil de resolver), só se prova aquilo que eu digo. Que Maria de Lurdes Rodrigues, apesar da fama em contrário, está a ser uma Ministra demasiado branda.

terça-feira, dezembro 05, 2006

Estarrecedor

Dezembro de 2006.

E há quem defenda explicitamente um regime autoritário salazarista.

E com os argumentos mais absurdos. A ler aqui, e para não esquecer pelas piores razões.

Faccioso

É preciso ser mesmo muito faccioso para tomar isto como exemplo de que o PS alguma vez foi contra a liberdade de iniciativa.

Descontando os exageros verbais da época, para o PS a questão era puramente sistemática...

E tem toda a razão

Helena Matos, ao dizer que:

Por tudo isto votarei Sim a 11 de Fevereiro. Mas não considero que o caso fique aqui encerrado. Em política como na vida as responsabilidades devem ser pedidas a quem de direito. E esta situação aberrante em que nos encontramos tem responsáveis. São eles António Guterres e Marcelo Rebelo de Sousa. Sobrepondo-se à Assembleia da República estes dois líderes acordaram na realização dum referendo que não só não resolveu problema algum como criou vários. Algum dia quer um quer outro terão de ser confrontados com isto.

Há dúvidas ?