Pois é caros amigos, esta sexta-feira vou para a Finlândia para participar na Eurovisão 2007. Desta vez também estarei a fazer cobertura jornalística, pelo que recomendo que vão seguindo os meus posts no
ESCportugal e no
Clube das Doce.
A semi-final será dia 10 de Maio...desta vez 28 países buscam um de 10 lugares na final de dia 12 (sempre às 20 horas portuguesas), onde já estão outros 14.
Passo assim à descrição das canções da meia-final:
1 - BULGÁRIA - Elica & Stojan - Water
Apesar do título a canção vai ser toda ela cantada em búlgaro, uma das duas línguas que vamos ouvir pela primeira vez no Festival, uma vez que nas suas anteriores participações a Bulgária sempre cantou em inglês.
Como diria o famoso comentador britânico Terry Wogan,
this is very, very ethnic: o jovem Mitra anda pela margem...
À atenção dos rebarbados...9/10.
2 - ISRAEL - Teapacks - Push the Button
Cantada em inglês, francês e hebraico, este grupo digamos que...irónico faz directamente alusões à política externa iraniana, em ritmo ska. 6/10.
3 - CHIPRE - Evridikí - Comme ci Comme ça
Exacto, o Chipre vai cantar em francês, no regresso desta intérprete que já representou o seu país em 1992 e 1994, no último caso com uma canção a roçar a tragédia grega, a fabulosa "Ime Anthropos ki Ego".
Mas vamos ter...dance ! Exactamente, nada a ver. 7/10.
4 - BIELORRÚSSIA - Dmitriy Kaldun - Work Your Magic
Eu sei que sou suspeito a falar na Bielorrússia, mas esta canção é pura e simplesmente brilhante, a melhor da Eurovisão desde pelo menos 1997 ! Modernidade com um toque James Bond fazem dela, em meu entender, o favorito claríssimo para a vitória ! Se tudo correr bem, MINSK 2008 repleto de AVIADORAS eheheh :D 10/10 porque não posso dar mais. Em inglês.
5 - ISLÂNDIA - Eirikúr Hauksson - Valentine Lost
Primeira nota: lê-se Hôyksson. Uma balada de excelente qualidade, ao que ajudará (ou não) o aspecto de velho rocker do cantor. Como habitualmente, em inglês. 7/10.
6 - GEÓRGIA - Sopho Khalvashi - Visionary Dream
Uma estreia na Eurovisão e em inglês. Razoável, cheira é demasiado a imitação barata das canções mais recentes da Madonna no refrão. 5/10.
7 - MONTENEGRO - Stevan Faddy - Hajde kroći
A estreia deste jovem país na Eurovisão, na sua língua materna à qual chamam sérvio ou montenegrino consoante os nacionalismos e eu chamo croata por partilhar as diferenças básicas do croata face ao sérvio. Mas depois de uma final nacional péssima, não seria de esperar mais que uma canção rock deprimente. 2/10.
8- SUÍÇA - DJ Bobo - Vampires are Alive
Ainda se lembram nos anos 90 de eurodance hits como "Let the Dream come True" ou "Somebody Dance With Me" ? Pois é, ele está de volta e à Eurovisão (e em inglês) como uma canção muito nesse estilo. O problema é que quem viu uma performance ao vivo na TV alemã no mínimo qualificou-a como desastrosa...8/10 pela versão studio.
9 - MOLDÁVIA - Natalia Barbu - Fight
Em inglês, uma canção rock da actualidade. Eu gosto bastante. 8/10.
10 - PAÍSES BAIXOS - Edsilia Rombley - On Top of the World
Em inglês, mais um regresso da cantora que esteve no ESC 1998. Mas desta vez a canção é chata e monocórdica. 1/10, definitivamente.
11 - ALBÂNIA - Frederik Ndoci - Hear my Plea
Balada de conteúdo étnico em inglês, embora bastante aborrecida. Mas a sua alguma qualidade permite ainda assim receber o meu 3/10.
12 - DINAMARCA - DQ - Drama Queen
Em inglês como habitualmente, neste caso temos um travesti a cantar uma música mais bicha que o Cláudio Ramos. Se é relativamente agradável ao ouvido, olhar para a interpretação dá vómitos. 1/10.
13 - CROÁCIA - Dragonfly feat. Dado Topić - Vjerujem u ljubav
Em croata, ela acredita no amor. Mas isto é chato, é mau, é simplesmente a pior canção do ano. 1/10 para não dar zero.
14 - POLÓNIA - The Jet-Set - Time to Party
Em inglês, depois da pior canção do ano...a segunda pior ! Se o estilo MTV é mau, imaginem uma canção nesse estilo de má qualidade. 1/10 para não dar zero.
15 - SÉRVIA - Marija Šerifović - Molitva
A estreia da Sérvia depois da dissolução da união com o Montenegro. Balada tipicamente balcânica, em sérvio, e claramente a mulher mais masculina da noite. 7/10.
16 - REPÚBLICA CHECA - Kabát - Malá dáma
Estreia da República Checa em checo (embora a canção da Ucrânia em 2005 contivesse uma frase nessa língua). Extremamente parecido com Sisters of Mercy, logo bastante do meu agrado. 7/10.
17 - PORTUGAL - Sabrina - Dança Comigo
No Festival RTP o povo escolheu a música pimba por larga margem. Ora, para a Eurovisão a canção está menos pimba e mais latina, e sendo na sua quase totalidade em português vai ter um refrão em francês, espanhol e inglês. 5/10.
18 - MACEDÓNIA - Karolina Gočeva - Mojot svet
Ainda não sei se a canção vai ser interpretada totalmente em macedónio ou em versão bilingue macedónio/inglês. Razoável e com o típico toque balcânico, mas parece faltar aqui alguma coisa. O regresso de uma presença no ESC 2002. 6/10.
19 - NORUEGA - Guri Schanke - Ven a Bailar Conmigo
Só o título é espanhol, que toda a canção é em inglês. Ricky Martin puro e duro, logo, totalmente ultrapassado. Pior, depois de se ouvir o pimba português soa a falso do princípio ao fim. 2/10.
20 - MALTA - Olivia Lewis - Vertigo
Após umas 10 tentativas, finalmente Olivia Lewis tem o seu lugar na Eurovisão, e em inglês, como habitualmente em Malta. E a canção é razoável. Mas Olivia é feia como um bode, é um desastre em linguagem corporal e tudo indica que vai ser a mais mal vestida de todas. 4/10.
21 - ANDORRA - Anonymous - Salvem el Món/Let's Save the World
Pela primeira vez Andorra vai cantar uma versão bilingue, em catalão e inglês. Lembram-se dos Blink 182 ? É muito, muito parecida. E de facto gosto muito. Ainda por cima são nossos vizinhos ibéricos. 8/10.
22 - HUNGRIA - Rúzsa Magdi - Unsubstantial Blues
Ela canta bem, de facto. Eu é que pura e simplesmente não suporto blues. 3/10 até porque ganhou os ídolos húngaros a cantar um fado...Por outro lado, pela primeira vez a Hungria canta em inglês.
23 - ESTÓNIA - Gerli Padar - Partners in Crime
Como sempre, em inglês. Como sempre, o mesmo tipo de música, aquele pop light de inspiração sueca. Um seríssimo candidato aos 5 últimos lugares. 2/10.
24 - BÉLGICA - The Krazy Mess Groovers - Love Power
Se eu já detesto os Jamiroquai, isto é mesmo muito, muito mau. 1/10 e em meu entender o mais forte candidato ao último lugar. Não estou a ver ninguém que não os holandeses a votar nisto.
25 - ESLOVÉNIA - Alenka Gotar - Cvet z juga
Em esloveno, meio pimba meio ópera. Ganhou a votação dos clubes de fãs português e espanhol. 5/10.
26 - TURQUIA - Kenan Doğulu - Shake it up şekerim
Tentativa desastrosa de fazer algo tipo MTV. Horrível. 1/10.
27 - ÁUSTRIA - Eric Papilaya - Get a Life, Get Alive
Claramente inspirado no "Let Me Entertain You", de Robbie Williams. Mas prevê-se um tipo de apresentação bastante kitsch...5/10.
28 - LETÓNIA - Bonaparti.lv - Questa Notte
Em italiano, com grande inspiração nos Il Divo. 6/10.
Canções directamente qualificadas para a final:
1 - BÓSNIA-HERZEGOVINA - Marija Šestić - Rijeka bez imena
De Sarajevo chega-nos um rio sem nome...e uma péssima forma de começar a final com uma balada chatíssima em bósnio. 3/10.
2 - ESPANHA - D'NASH - I Love You, mi Vida
Em espanhol, a boyband que venceu claramente a Misión Eurovisión traz-nos um pop de boa qualidade. 7/10.
4 - IRLANDA - Dervish - They Can't Stop the Spring
Folk irlandês no seu estado mais puro. 7/10.
5 - FINLÂNDIA - Hanna Pakarinen - Leave Me Alone
Rock finlandês, em inglês, no mais típico estilo Nightwish e Evanescence. 7/10.
9 - LITUÂNIA - 4Fun - Love or Leave
Em inglês, um enorme bocejo. 3/10.
10 - GRÉCIA - Sarbel - Yia Sou, Maria
Em inglês, olá Maria ! Mas os gregos insistem nesta música pseudolatina com toque grego, sinceramente já estou farto. 3/10.
12 - SUÉCIA - The Ark - The Worrying Kind
Glam rock de uma banda conhecidíssima para aqueles lados, e obviamente em inglês. Demasiado 70's. 3/10.
13 - FRANÇA - Les Fatals Picards - L'Amour à la Française
Imaginem uma mistura de inglês com sotaque francês com francês com sotaque inglês e temos uma canção pura e simplesmente fantástica. Claro que seria muito mais divertido se tivéssemos a mistura nietzscheiana de Beach Boys com cheerleaders que Les Vedettes cantaram na final nacional, mas isto é muito, muito bom. 10/10.
15 - RÚSSIA - Serebro - Song Number One
Uma girlband demasiado Avril Lavigne. Nada de novo, em inglês. 4/10.
16 - ALEMANHA - Roger Cicero - Frauen Regieren die Welt
Desta vez em alemão, dizem eles que as mulheres mandam no mundo. Quando vi o título julguei tratar-se de algo engraçado, até porque a Alemanha tem uma Primeiro-Ministro. Contudo é algo de pura e simplesmente revoltante, pois diz preto no branco que as mulheres mandam no mundo porque qualquer homem esquece tudo até as suas convicções por causa de um rabo de saia. Pior que isso, é swing. 3/10.
18 - UCRÂNIA - Vyerka Serdyuchka - Dancing Lasha Tumbai
Canção trilingue, em ucraniano, alemão e inglês. Um travesti completamente para o gozo, vestido de cinquentona decadente. Há quem lhe chame o Blasted Mechanism dos pobrezinhos. 7/10.
19 - REINO UNIDO - Scooch - Flying the Flag (For You)
Ao que tudo indica, bilingue com as instruções dos hospedeiros em francês. E é exactamente isso: dois badamecos e duas badamecas a oferecerem-nos um espectáculo pirosíssimo vestidos de hospedeiros. 3/10.
20 - ROMÉNIA - Todomondo - Liubi, liubi, I Love You
Canção em seis línguas: inglês, italiano, espanhol, russo, francês e romeno, a dizer repetidamente que o amor é igual em todo o mundo. Sempre a acelerar, com toques nacionais relativos às línguas cantadas, mas acima de tudo uma mistura de Manu Chao com folclore romeno. Eu gosto. 7/10.
23 - ARMÉNIA - Hayko - Anytime You Need
Em inglês e arménio (primeira vez para esta língua no ESC), uma balada pura e simplesmente ultrapassadíssima. 2/10.
E pronto. Não se esqueçam de assistir, e de votar não só nas vossas favoritas como também em Andorra e Espanha, já que os balcânicos votam todos nos vizinhos também...