terça-feira, setembro 13, 2005

White Collars

A campanha Japonesa 'Cool Biz', procurou incentivar o não-uso da gravata durante o Verão, tendo em vista reduzir a utilização do ar condicionado nos escritórios. O objectivo apontado pelo Ministro do Ambiente nipónico era a não utilização do ar condicionado abaixo dos 28º.

O 1º Ministro Junichiro Koizumi e o seu restante gabinete apoiaram activamente esta campanha, aparecendo diversas vezes em público sem gravata.

E parece que foi um sucesso.

Segundo a Tepco, houve uma poupança de 70 milhões de kw/hora e uma redução de 27 mil toneladas de resíduos poluentes.
(E Junichiro Koizumi obteve este fim-de-semana uma esmagadora vitória eleitoral.)

Qual seria o sucesso de uma campanha deste género em Portugal?
No Verão, existem alguns locais (escritórios, cinemas, bancos, etc.) onde qualquer veraniante apanha uma constipação, pelo que um a poupança energética potencial seria interessante.

Mas atendendo a que neste País
uma boa gravata vale mais que qualquer diploma...


5 Comentários:

Às 13 setembro, 2005 04:33 , Blogger Carlos Monteiro disse...

Pela minha experiência pessoal, o problema é este: As gajas vêm descacadas para o escritório e desligam o AC porque ficam com frio. Os gajos vêm de fato e ligam, porque honestamente, está um calor dos diabos.

É na recuperação de temperatura que se gasta mais energia, não na sua manutenção.

A solução passa por uma de duas opções: Todo o pessoal aparecer descascado, ou as senhoras começaram a andar mais vestidas. Decida-se a mais agradável, tendo sempre em conta os indíces de produtividade, claro...

 
Às 13 setembro, 2005 08:25 , Blogger Pedro Sá disse...

Tudo menos a nova moda ridícula, a casual Friday...

 
Às 13 setembro, 2005 09:50 , Blogger Pedro Sá disse...

Depende do ponto de vista. A mim não me passa sequer pela cabeça, sendo jurista, desempenhar essa função sem estar de gravata.

 
Às 13 setembro, 2005 10:18 , Blogger Pedro Sá disse...

Não é questão de competência.

Pura e simplesmente não me passa pela cabeça que exerça esta profissão sem gravata, tal como um médico sem bata.

Aliás, quando algumas pessoas falam que este modo de vestir é desconfortável (para mim não é), eu digo que uso isto como um mecânico usa o fato-macaco...

 
Às 13 setembro, 2005 19:07 , Anonymous Anónimo disse...

A gravatinha dá um ar muito ?compostinho? aos mocinhos, isso dá, eu também ando de gravata e tenho histórias hilariantes para contar, passadas em sítios onde fui com e sem gravata.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial