quinta-feira, agosto 18, 2005

Olho Vivo e Pé Ligeiro

Pondo a «escrita em dia», Eduardo Cintra Torres escreveu na sua coluna Olho Vivo do «Público», em 14 de Agosto, um artigo intitulado «Estamos a governar mal? Então tomamos a TVI».

Para quem ainda não adivinhou o filme pelo título, ECT começa logo por esclarecer que «excluindo o interregno da loucura santanista, nunca um Governo defraudou tão depressa a expectativa da opinião pública e dos media como o Governo de maioria absoluta de José Sócrates.»

Depois de desfiar os seus argumentos, pontua cuidadosamente:
«Sem o apoio da opinião pública, que é uma coisa social bem real, nada etérea, torna-se difícil governar, pois, como escrevi há uns tempos, a opinião pública detêm o quarto poder

Conclusão?
«Perante o seu abismo na opinião pública o que faz o Governo? Tal como o delírio santanista, o Governo Sócrates já começou ao ataque nos media. É o costume: quando não se sabe governar nem enganar as pessoas, toca de culpar os media? e toca de os assaltar. A intervenção do Governo para o eventual controlo da Media Capital pela espanhola Prisa é sintomático.»

Porquê?

«O El Pais, da Prisa, é um jornal totalmente identificado com o PS espanhol.»

«O PS português não tolera a independência da informação da TVI e por isso quer quebrar-lhe a espinha, seguindo o caminho de Santana ao expulsar Marcelo do Jornal Nacional.»

«Ao mesmo tempo, o PS introduziu um submarino no Telejornal da televisão pública, António Vitorino. Como escrevi há um mês, o comentário de António Vitorino é uma fraude. Ele é número dois do PS e é deputado do PS. Não sabemos se terá outros compromissos com o PS ou com pessoas do PS e se é por isso que fala sempre meio envergonhado e com um risinho nervoso

Não sei se ECT mostrou igual preocupação com o encerramento de «A Capital» e de «O Comércio do Porto», e se imputou a saída deste outro grupo espanhol à interferência perniciosa do Governo.

Como os leitores do Descrédito são pessoas inteligentes, tirarão as suas próprias conclusões acerca do ponto de vista de Eduardo Cintra Torres.

Olho Vivo e Pé Ligeiro, Luís Delgado!

Não estás só.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial