sábado, agosto 13, 2005

O nacional-bimbismo

A bimbice dos políticos portugueses:

"A escolha do dr. Armando Vara é da minha inteira responsabilidade. Escolhi-o porque conheço pessoalmente as suas qualidades e capacidades."
TEIXEIRA DOS SANTOS DIÁRIO ECONÓMICO, 12-08-05

"É de um elitismo chocante presumir-se que só os licenciados ou doutores são competentes."
IDEM, IBIDEM

Ora façamos um pequeno exercício: se o novo ministro trata o (publicamente reconhecido) incompetente do Armando Vara por Doutor, e nas linhas a seguir explica que ser licenciado não quer dizer competência, em que ficámos? O próprio ministro admite a incompetência do seu escolhido?

Este políticos portugueses estão pela hora da morte...e o que mais me preocupa é a nova geração. Onde apenas muito poucos, muito, mas mesmo muito poucos, se aproveitam.

p.s. - se me quiserem expulsar do blogue, estejam à vontade ; )

8 Comentários:

Às 13 agosto, 2005 15:32 , Blogger Pedro Sá disse...

Uma daquelas gaffes inofensivas mas adoráveis hihih

Lá está o hábito de chamar doutor a tudo o que tenha determinados cargos...

 
Às 13 agosto, 2005 17:44 , Blogger Pedro Sá disse...

2x1, tu pareces certa direita a dizer que há licenciados a mais...

 
Às 14 agosto, 2005 23:58 , Anonymous Anónimo disse...

Para 2X1

Tenho de orçamento familiar pouco mais de 1.000 euros, tenho um filho a acabar a licenciatura em Informática de Gestão com médias muito acima do que é normal (18) agora vai entrar para arquitectura um outro filho com média de 19,2.

Já que o meu amigo é a favor do ensino não gratuito (porque gratuito nunca o foi) diga-me como vou pagar 1800 euros de propinas este ano mais os encargos todos de 2 alunos a estudar.

É muito fácil falar quando se tem a barriga cheia, agora quando ela está vazia.....

 
Às 17 agosto, 2005 23:54 , Anonymous Anónimo disse...

Para 2X1

O Senhor ficou sem retorica??????

 
Às 22 agosto, 2005 16:27 , Blogger Pedro Sá disse...

1. Não, não há licenciados a mais. As pessoas é que têm de uma vez por todas que perceber que lá por terem uma determinada licenciatura isso não quer dizer que alguma vez venham sequer a trabalhar nessa área.

2. Entre considerar que os Governos, sejam eles de que cor política forem, têm responsabilidade pela existência de incêndios, e considerar que se não chove a culpa é do Governo a diferença é praticamente zero.

3. Curioso...o 2x1 vem aqui, na prática, basicamente defender para os arquitectos o mesmo que o dr. Marinho defendia para os advogados...numerus clausus, limitando inconstitucional e imoralmente o acesso à profissão a bem da garantia de todos os que a ela acedessem estarem desde logo bem remunerados...

A esse e qualquer outro corporativismo eu obviamente digo NÃO !

 
Às 23 agosto, 2005 13:31 , Blogger Pedro Sá disse...

Pois é 2x1, temos perspectivas MESMO opostas:

1. Essa é uma das grandes vitórias da Democracia: a massificação do Ensino Superior. Talvez outros preferissem a sua restrição a meia dúzia de pessoas só para ser considerada uma grande coisa estar na universidade. Mas não. Felizmente, frequentar o ensino superior tornou-se uma banalidade.

2. Não vejo o mínimo problema na banalização dos estudos pós-graduados (o que inclui os doutoramentos).

3. Essa desculpa da qualidade relativamente à Medicina é apenas isso: uma desculpa e uma grande MENTIRA, utilizada para restringir o número de médicos.

4. Defraudamento de expectativas ? Desde quando ? Estamos em 2005. Actualmente, ninguém no seu perfeito juízo pode ter por expectativa real ter a certeza de vir a trabalhar na área em que se licenciou.

 
Às 24 agosto, 2005 12:34 , Blogger S. disse...

O sr. Pedro Sá só pode estar a brincar...
Nisto tudo que li, só disse uma coisa com verdade. O Pedro Sá e o 2x1 têm perspectivas mesmo opostas.
O 2x1 está CERTO e o P. Sá está ERRADO.

 
Às 24 agosto, 2005 17:23 , Blogger Pedro Sá disse...

1. Como se o Politécnico não estivesse igualmente massificado. Felizmente que se caminha para o fim dessa distinção.

2. Nunca ninguém me ouviu falar contra redução de vagas em licenciaturas, mas sim contra cortes nos acessos às profissões. É diferente.

3. O Governo de António Guterres decidiu abrir dois novos cursos de Medicina. E viu-se a reacção da Ordem dos Médicos, sempre contra qualquer aumento de vagas. O país precisa de médicos e há que aumentar o número de vagas.

4. Eu não estou nada ressabiado. Outros, pelo contrário (com os professores à cabeça) passam a vida dentro de uma lógica pela qual só se poderia trabalhar na área de licenciatura.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial