sexta-feira, agosto 19, 2005

Ainda ??

Seria muito, muito fácil considerar que os permanentes ataques de Vital Moreira a certos aspectos do português falado na televisão se devem a um elitismo coimbrão e a uma consideração de que o português-padrão é o falado em Coimbra.

Em primeiro lugar, como é constatável através da leitura da História da Língua Portuguesa, de Paul Teyssier, desde o séc. XVIII (pelo menos) que se considera o falar de Lisboa como o português-padrão.

Por outro lado, uma simples consulta a vários sites sobre línguas em geral permite desde logo concluir que uma língua é muito mais rica quando tem vários dialectos e sotaques.

É, portanto, apenas ignorância. Felizmente, Vital Moreira ainda vai a tempo de aprender. Espero que o faça, pois fica mesmo mal a uma pessoa da sua envergadura dizer este tipo de coisas.

2 Comentários:

Às 19 agosto, 2005 16:18 , Blogger Bekx (JGG) disse...

A tempo vai, não sei é se quer.
Os ataques a Lisboa não dizem respeito só ao português falado mas também em relação ao novo aeroporto da OTA.

 
Às 20 agosto, 2005 01:52 , Blogger André . أندراوس البرجي disse...

Além do mais o senhor Vital Moreira é duro de ouvido: estou farto de ouvir o tal anúncio do Euromilhões, e ouço distintamente "ex-cên-tri-cos". Isto até se pode explicar, mas ele demonstra poucos conhecimentos linguísticos (faz várias confusões nos seus textos com conceitos linguísticos). Os romanos tinham um dito para estes casos: "ne sutor supra crepidam", que é mais ou menos "não vá o sapateiro acima da sandália"

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial