Ainda ??
Seria muito, muito fácil considerar que os permanentes ataques de Vital Moreira a certos aspectos do português falado na televisão se devem a um elitismo coimbrão e a uma consideração de que o português-padrão é o falado em Coimbra.
Em primeiro lugar, como é constatável através da leitura da História da Língua Portuguesa, de Paul Teyssier, desde o séc. XVIII (pelo menos) que se considera o falar de Lisboa como o português-padrão.
Por outro lado, uma simples consulta a vários sites sobre línguas em geral permite desde logo concluir que uma língua é muito mais rica quando tem vários dialectos e sotaques.
É, portanto, apenas ignorância. Felizmente, Vital Moreira ainda vai a tempo de aprender. Espero que o faça, pois fica mesmo mal a uma pessoa da sua envergadura dizer este tipo de coisas.
2 Comentários:
A tempo vai, não sei é se quer.
Os ataques a Lisboa não dizem respeito só ao português falado mas também em relação ao novo aeroporto da OTA.
Além do mais o senhor Vital Moreira é duro de ouvido: estou farto de ouvir o tal anúncio do Euromilhões, e ouço distintamente "ex-cên-tri-cos". Isto até se pode explicar, mas ele demonstra poucos conhecimentos linguísticos (faz várias confusões nos seus textos com conceitos linguísticos). Os romanos tinham um dito para estes casos: "ne sutor supra crepidam", que é mais ou menos "não vá o sapateiro acima da sandália"
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial