quarta-feira, outubro 12, 2005

Os meus apontamentos autárquicos

1. O primeiro apontamento vai no sentido de dizer que nenhum partido sai realmente vencedor destas eleições:

a) o PS mantém no essencial a sua votação, se considerarmos que 3/5 dos votos da coligação em Lisboa lhe pertenciam, muito embora tenha perdido municípios importantes tais como Aveiro, Barreiro e Santarém;

b) o PSD desce a sua votação a nível nacional, aliás a soma dos votos do PSD e das coligações em que esteve envolvido desce 1,35%, algo surpreendente tendo em conta que em muitos casos se estava no final de um primeiro mandato;

c) a própria CDU sobe apenas 0,35%, ainda que recupere bastiões como o Barreiro, Marinha Grande e Sesimbra, e consiga a presidência de juntas de freguesia importantes tais como Ajuda, Alcântara e Carnide;

d) o CDS é fundamental nalgumas vitórias em coligação com o PSD, e cada vez mais ao nível autárquico é apenas uma muleta daquele; aliás, o fraquíssimo resultado de Maria José Nogueira Pinto em Lisboa é a prova de que à direita o voto útil não perdoa;

e) o BE falhou alguns objectivos como o de se tornar a terceira força em Lisboa e de eleger um vereador no Porto, mas mais que duplicou a sua votação, ainda que só concorrendo em mais 30 câmaras que há 4 anos;

f) as listas independentes vão aparecendo mais e mais, e provavelmente a prazo serão sempre forças importantes; esperemos que as alterações que aí vem reduzam a possibilidade de militantes de partidos de candeias às avessas com eles utilizarem este expediente, porque isso não corresponde a verdadeiras candidaturas de grupos de cidadãos.

2. Lisboa

O voto útil à direita tem muita força, e provou-se à exaustão que Carrilho é uma menos-valia. Provavelmente, a sua carreira política acabou aqui, e o melhor que José Sócrates tem a fazer é não o incluir nas listas de Deputados em 2009. Muito mérito igualmente para a CDU, principalmente ao nível das freguesias.

3. Porto

Como previsível, uma vitória inquestionável de Rui Rio, com maioria absoluta. Era difícil a qualquer candidato do PS contrariar essa tendência.

4. Açores

Berta Cabral aumentou a sua maioria para 67% em Ponta Delgada. Que pena, José Carlos Sanbento...

5. Aveiro

Para além da mais que previsível derrota do PSD em Águeda depois do escândalo Cruz Silva (e onde governava desde 1976), foi uma enorme surpresa a vitória da coligação PSD/CDS em Aveiro sobre Alberto Souto. Mas dizem as más-línguas que este acabou por se encostar à sombra da bananeira e...

6. Beja

A montanha em Beja pariu um rato, e o PS não só não ganhou como perdeu cerca de 5% para o PSD, tradicionalmente terceiro partido. Quanto ao resto, a vitória em Ourique não apaga as perdas de Alvito para um movimento de independentes e de Vidigueira e Barrancos para a CDU. Nota ainda para a subida do PS em Aljustrel através de Nelson Brito, a indiciar que a Câmara poderá virar proximamente.

7. Braga

Mais relevante que as vitórias do PSD, sozinho ou em coligação, em Póvoa do Lanhoso e Vieira do Minho, parece-me ser o estreitar da vantagem de Mesquita Machado sobre a coligação PSD/PP de 12 para 6,5%.

8. Bragança

Apenas Freixo de Espada à Cinta mudou, do PSD para o PS. Nada mais a acrescentar.

9. Castelo Branco

O PS recupera Belmonte e mete mais uma lança na dificílima zona do Pinhal, conquistando Proença-a-Nova que assim junta à Sertã, onde após a vitória na sequência de cisões no PSD José Farinha obteve 52% e a correspondente maioria absoluta.

10. Coimbra

Os factos mais relevantes ainda acabam por ser:
a) a vitória de João Gouveia, agora pelo PS, em Soure sem maioria absoluta;
b) a descida percentual de Carlos Encarnação, basicamente perdendo aquilo que o BE subiu.

11. Évora

A CDU perde Estremoz e Redondo, e a clara subida do PSD em Évora tira a maioria absoluta ao PS, ainda que a margem da vitória tenha sido maior.

12. Algarve

Viragem na capital, com a vitória justíssima de José Apolinário sobre a nulidade José Vitorino. Pena a derrota em Vila Real de Santo António, mas não tenho dúvidas que dentro de alguns anos o PS voltará a ser poder, na altura certamente com o Ricardo Cipriano como Presidente da Câmara.

Notas ainda para a brutal subida do BE em Portimão para 7% (às custas do PS), para a clara subida do PS em Silves para o 2º lugar às custas da CDU, e para a claríssima maioria PSD em Albufeira.

13. Guarda

Se a mudança em Foz Côa não foi surpresa, pelo contrário a vitória do PS em Celorico da Beira é manifestamente surpreendente e deixou-me muitíssimo satisfeito. Muito amarga, a derrota em Manteigas por 1 voto. Por outro lado, Joaquim Valente até reforçou a maioria na Guarda, colocando um fim às ambições autárquicas de Ana Manso.

14. Leiria

Vitórias CDU em Peniche e Marinha Grande. O PS ganha Porto de Mós ao PSD mas perde Figueiró dos Vinhos. Isabel Damasceno perde a maioria absoluta em Leiria.

Infelizmente, maus resultados para António Galamba nas Caldas da Rainha e para Daniel Adrião em Alcobaça. Jorge Gabriel Martins poderá dentro de 4 anos vencer o Bombarral. João Benavente nada pôde fazer na Nazaré depois do aparecimento de uma lista independente que dividiu a oposição. Em Pedrógão Grande, foi o descalabro...

15. Lisboa

Acabei por ficar surpreendido com a triste vitória de Isaltino Morais em Oeiras, pois estava convencidíssimo, no decorrer da campanha, que Teresa Zambujo ganharia e por uma margem clara. A explicação é simples: Isaltino agarrou a grande maioria do eleitorado PSD, ao qual juntou, e em número ainda maior que o habitual, a sua usual base de apoio nos bairros sociais.

No restante, Susana Amador aguentou Odivelas por uma unha negra, num quadro de forte subida da CDU.

Pena que o distrito não vá contar como Presidentes de Junta com algumas pessoas que seriam fantásticas: Gonçalo Velho em Carnide, Inês Sanches em Carnaxide, Sandra Paulo em Santa Iria de Azóia.

16. Madeira

A Ponta do Sol esteve quase, quase...

17. Portalegre

O mais relevante é, obviamente, a estrondosa vitória do PSD na capital de distrito com 64%. Verdadeiramente impensável.

18. Porto

Fátima Felgueiras e Valentim Loureiro venceram, o PS ganhou Baião (não ficando longe de conseguir Valongo) e o PSD Marco de Canaveses.
Curiosamente, em mais de um município há quebras do PSD/PP e quem sobe é o BE...

19. Santarém

A única coisa boa da derrota de Rui Barreiro é que se acaba uma experiência do absurdo "orçamento participativo". E se houvesse justiça, Nuno Antão teria sido eleito o novo Presidente da Câmara de Salvaterra de Magos.

20. Setúbal

Apesar de mais uma vitória com maioria absoluta, a cabeça de Maria Amélia Antunes está certamente a prémio dentro do PS, depois das derrotas em Alcochete, Barreiro e Sesimbra (aqui com o voto BE a chegar aos 10,6%) e do horrível resultado em Setúbal.

21. Viana do Castelo

Apenas Ponte da Barca mudou. Nada mais a dizer.

22. Vila Real

Apostas falhadas do PS em Vila Real e Ribeira de Pena. E, pior, vitória PSD na Régua, que compensa amplamente a perda de Sabrosa para um grupo de cidadãos...

23. Viseu

Péssimo. João Azevedo não ganhou Mangualde, e perda de Lamego, Nelas, Santa Comba Dão e Vila Nova de Paiva, para além de descida clara em Tarouca. Menos más apenas a subida de 6% em Viseu, bem como a enorme maioria de António Borges em Resende, com 65%.

5 Comentários:

Às 12 outubro, 2005 19:36 , Blogger Tonibler disse...

Pedro Sá,

Os seus vários apontamentos dizem tudo: Claro que ninguém sai vencedor, saiem todos perdedores. E cada vez mais se vai percebendo, com a alteração da lei dos financiamentos, que o franshising está a morrer.

 
Às 13 outubro, 2005 09:12 , Blogger Filipe Gil disse...

Sá, o Carrilho não morreu para a política. Ele é um bom político, mas péssimo propagandísta!

 
Às 13 outubro, 2005 14:48 , Blogger Unknown disse...

Fazes uma análise muito simplista de Oeiras. Temo que não seja bem assim...

E já agora, na tua extrema parcialidade naqueles que seriam excelentes presidentes de Junta de Freguesia, junta lá o nome de Manuel Móscas.

 
Às 13 outubro, 2005 15:46 , Blogger Pedro Sá disse...

Já ouviste falar em enumeração exemplificativa ? :P

 
Às 13 outubro, 2005 19:52 , Blogger MP disse...

Caro Pedro Sá,

Parabéns pela eleição! :)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial