segunda-feira, outubro 10, 2005

Autárquicas

Houve poucas surpresas nestas eleições autárquicas.

Em Lisboa, quem escolheu Santana Lopes há 4 anos continuou a sua aposta em Carmona Rogrigues. E muitos viram os seus fígados satisfeitos com a derrota de Carrilho.
Rui Rio sucede a Rui Rio no Porto, Seabra a Seabra em Sintra, tal como Mesquita Machado em Braga.

Dos 4 candidatos arguidos, apenas Avelino Ferreira Torres foi barrado em Amarante. Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras e Isabel Damasceno foram reconduzidos.

O PS, tal como há 4 anos, continua a ser o partido com o maior número de votos a nível nacional (para quem ainda não tinha reparado façam as contas), mas acaba por perder politicamente estas eleições.

O PSD ganha o maior número de Câmaras Municipais, embora perca Oeiras;

O PS falha estrondosamente as suas apostas em Lisboa, Porto e Sintra.

Em relação à CDU e ao BE, vieram apenas demonstrar que «o crime compensa»...
Jerónimo de Sousa irá de vitória em vitória, até à derrota final.
(Alguém ainda sabe a diferença entre o PC e os Bloquistas?)

Pessoalmente, há dois resultados que gostaria de sublinhar.

Pela negativa, a vitória de Moita Flores sobre Rui Pedro Barreiros, não num argumento de uma novela, mas em Santarém. A vitória de um pouco comentado populismo (politicamente correcto), que contou com a muito anunciada estreia da sua série televisiva sobre Inês de Castro em vésperas de eleições (se a RTP fizesse uma destas a um candidato do PS...).

Pela positiva, a vitória de José Apolinário em Faro sobre José Vitorino, no ano do desastre de «Faro ? Capital da Cultura».

E reforço a minha convicção que os portugueses merecem aquilo que escolhem, mesmo que alguns de nós não tenham culpa nenhuma.

Viva a Democracia!

7 Comentários:

Às 11 outubro, 2005 09:46 , Anonymous Anónimo disse...

Excelente observação. Sinceramente, na minha opinião, a sua afirmação "...os portugueses merecem aquilo que escolhem, mesmo que alguns de nós não tenham culpa nenhuma" resume por si só tudo aquilo que se poderia dizer ácerca dos resultados destas autárquicas.
Quanto a mim, orgulho-me hoje de ser farense e de conscientemente ter contribuído para a "recuperação" da câmara de Faro para o PS, depois desta, à 4 anos, tão injustamente ter caído nas máos de um tal José Vitorino (PSD ou Independente, eu sei lá...)
De resto, considero que o facto de "o PS, tal como há 4 anos, continuar a ser o partido com o maior número de votos a nível nacional" revela (mesmo que muitos tentem esconder essa realidade) que o povo não dorme...

 
Às 11 outubro, 2005 10:11 , Blogger Tonibler disse...

Mário,

Foram 308 pequenas eleições em que ganhou o melhor. Se o PS perdeu mais câmaras foi porque não tinha os melhores e ganhou aquelas em que tinha os melhores.
O diagnóstico, no geral, é cego. Se há coisa que sai destas eleições é que os partidos, quando as pessoas têm o foco em coisas concretas, são ridiculamente pequenos e insignifiantes. Infelizmente nenhum partido percebeu, mas perderam todos!

 
Às 11 outubro, 2005 11:28 , Anonymous Anónimo disse...

"...os portugueses merecem aquilo que escolhem, mesmo que alguns de nós não tenham culpa nenhuma."

MMC não o teria dito melhor. Talvez a leitura do editorial do Público hoje seja interessante e elucidativa.

De todas as influências sobre a escrita a azia é a pior conselheira...

 
Às 11 outubro, 2005 12:18 , Anonymous Anónimo disse...

Lisboa e Sintra parece a história de dois irmãos que namoravam duas irmãs mas nunca mais saia casamento, até que repararam que tudo estava trocado, nestas eleições também J Soares não casava bem com Sinta mas sim com Lisboa, até pela pequena % com que perdeu para SL, e MMC casava melhor com Sintra.

 
Às 11 outubro, 2005 12:55 , Anonymous Anónimo disse...

Quanto a JS talvez se ele tivesse aceite ser vereador, como agora parece, a história fosse diferente. Quanto a MMC, como dizia o Ricardo Costa, nem para delegado de turma...

 
Às 11 outubro, 2005 13:43 , Anonymous Anónimo disse...

João Soares foi altamente penalizado pela (des)governação de Guterres, acabando por perder a CML pelos enexpressivos 800 e qualquer coisa votos, penso que os eleitores lhe dariam a vitória que da outra vez lhe retiraram.

 
Às 11 outubro, 2005 14:46 , Anonymous Anónimo disse...

Caron Elisário

Dou-lhe 15 razões diferentes para
JS ter perdido a CML em 2001, a diferença foi tão pequena que existem inumeras justificações válidas.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial