sexta-feira, novembro 14, 2003

O PS e os Media

A lucidez do artigo de Augusto Santos Silva a que fiz referência, contrasta absolutamente com o total amadorismo com que a actual Direcção do PS lida com os media.

Quando o PS apresenta um porta-voz como Vieira da Silva, a olhar de esguelha para os portugueses, com ares de republicano reminescente, a caminhar para o anarquista, não há mensagem política que passe.

Quando Ferro Rodrigues discursa, tendo atrás de si uma Direcção em completo desalinho, conversando entre si, em absoluto alheamento ao discurso do seu líder, não há alinhamento de telejornal que resista.

E toda a gestão do retorno de Paulo Pedroso à Assembleia da República é um excelente caso de estudo sobre como não lidar com a comunicação social.

Se, após a sua saída da Marquês da Fronteira, Paulo Pedroso tivesse produzido uma recatada conferência de imprensa na Assembleia da República, no mesmo exacto sítio onde havia feito a última intervenção antes da sua prisão preventiva, sem a tentação populista de resistir aos 'directos', o resultado mediático final teria sido necessariamente diferente daquela confusão absoluta a que se assistiu.

A relação da actual Direcção do PS com a comunicação social tem sido, no mínimo, catastrófica.
Ou falha a imagem, ou falha a mensagem, ou falham ambas.

Ironicamente, terá sido esta a única 'vassourada' que Ferro Rodrigues terá dado ao guterrismo, que com tanta habilidade mediatizava a sua mensagem.

Paradoxalmente, Augusto Santos Silva, que mostrou no seu artigo tão bem compreender o fenómeno da relação mediático-política, faz parte desta mesma Direcção do PS que parece ter-se esquecido que, para cidadãos e eleitores, cada vez mais telespectadores, só existe aquilo que passa na comunicação social, em especial na televisão.

O exemplo deste paradoxo foi ver Augusto Santos Silva ao ler a declaração de Ferro Rodrigues à Comissão Política do PS.

Uma imagem adequada, mas uma mensagem absurda.



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial