sexta-feira, novembro 07, 2003

Modelo Social Europeu

O Ai Jasus! formula várias críticas ao artigo que aqui deixei sobre a competitividade, nomeadamente sobre o facto de a Finlândia ser a economia mais competitiva do Mundo.

1. Esse blog entende que não se deve proteger o emprego a uma mão-de-obra não especializada.

Ora...das duas uma.

Ou se entende a expressão "protecção do emprego" como eu a entendo, designadamente com a garantia de que o trabalhador só poderá ser despedido em casos específicos, designadamente os descritos na lei ainda em vigor...

Ou se a entende no sentido verdadeiramente ultrapassado e inaceitável de que permitir a chamada "justa causa objectiva" não é proteger o emprego.

Tudo indica que o Ai Jasus! estava a entender a expressão nesta segunda acepção. Aliás, não posso concordar que haja regras diferentes para trabalhadores especializados e não especializados.

2. Diz também que a Finlândia pode adoptar regras socialistas por ter um excelente nível de desenvolvimento tecnológico

Duas considerações:

a) Na hipótese de Portugal adoptar um sistema liberal e conseguir esse excelente nível, não estou a ver os defensores dessa ideia aí defenderem a fixação de medidas de carácter socialista. Bem pelo contrário.

b) Que eu saiba, a Finlândia não tem desde sempre esse desenvolvimento tecnológico.


3. E fala ainda numa "economia tão socialista como a que o Pedro Sá pretende"

Antes de mais, devo dizer que há socialistas que me qualificam como liberal e centrista...o modelo de sociedade que defendo passa pela garantia do papel do Estado em matérias como a Segurança Social, Educação e Saúde, e com regulamentação em áreas como as da Economia e Emprego associadas a uma economia de mercado.

Por exemplo, não fazem parte do modelo que defendo os horrorosos monopólios dos transportes públicos na área da Grande Lisboa.

Nem a imposição normativa de horários de funcionamento a qualquer superfície comercial, e à cabeça a inenarrável imposição de encerramento dos hipermercados aos domingos.




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial