quarta-feira, novembro 05, 2003

Racismo Online

"O desempenho social desses grupos depende muito menos de situações que lhes são exógenas e muito mais dos factores que lhes são endógenos, ou seja, da cultura neles dominante, mormente do respeito pelos valores ético-morais tradicionais, pela estabilidade familiar, pela noção de que ao gozo dos benefícios e vantagens materiais de uma sociedade moderna e evoluída corresponde, necessária e impreterivelmente, uma igual dose de trabalho, esforço e empenhamento", diz o
Católico e de Direita, a propósito do apedrejamento de um comboio na Damaia.

O que merece uma conclusão. É condenável o discurso que inventa discriminações que na sua grande maioria não existem, e que diz que as pessoas não tem culpa das suas atitudes, por negar totalmente a vontade individual.

Curiosamente, este discurso reaccionário acima transcrito, na prática, reconduz-se a uma solução mais ou menos análoga ! Que é a de dizer que as acções de indivíduos de certos grupos étnicos devem-se a factores endógenos de grupo !!!
Ou seja, esta posição, fora ser indubitavelmente racista (qualquer pessoa no seu perfeito juízo quer lá saber se o vândalo é branco, preto ou roxo às bolas), parte do princípio que um indivíduo tem um certo comportamento por fazer parte de um grupo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial