sexta-feira, agosto 29, 2003

HOJE É SÓ COMENTÁRIOS: EUROPA, PORTAS, SUICÍDIO E DÍVIDA EXTERNA, entre outros

1. SOUSA FRANCO NO PARLAMENTO EUROPEU ???

Pelo menos é o que defende João Soares. Se em vez disso qualquer candidato a Primeiro-Ministro do PS o anunciasse em campanha eleitoral como futuro Ministro das Finanças fazia bem melhor. Ele sim, é garantia de credibilidade quanto ao bom caminho das finanças públicas.


2. ATLETISMO

Rui Silva finalizou os 1500m dos Mundiais de Atletismo em 5º lugar. Bom resultado. Não fosse ele continuar a ser tão desastrado tacticamente e poderia ter sido 3º, talvez mesmo 2º. Estava mal colocado e não pôde ir com os primeiros aquando do ataque do campeão Hicham El-Guerrouj.


3. AINDA TIMOR

Eu sei, eu sei que se não prometera que não voltava a falar no affair Maggiolo Gouveia. Mas isto ultrapassa todas as marcas.
Estão lá todas as marcas do mais bafiento salazarismo, para não dizer pior: os militares que estavam em Timor deviam ser todos presos, Lemos Pires deveria ter sido fuzilado, o MFA era estalinista, "a fé Católica", e, ainda pior que tudo isto, esta fantástica citação "e Alkatiri, sendo este, para além disso, muçulmano", como se tal fosse a pior coisa do mundo.

Este João de Mendia devia ser ignorado, mas isto ultrapassa todas as marcas. Não deve andar muito longe de querer exterminar os muçulmanos e de defender a guerra santa e etc.


4. PAULO PORTAS

Por falar em fé, o Ministro da Defesa veio dizer que "é uma falta de respeito que se perca a privacidade até nos actos de fé". Teria toda a razão se naquele caso concreto não estivesse presente no exercício das suas funções governativas.
E, em rigor,tendo em conta esse facto nem deveria ter sequer se benzido. Mas isso é ao menos.


5. AGUSTINA

Tomei conhecimento que a escritora entende que o amor é o defeito que lhe inspira mais indulgência. Sábias palavras.


6. ARRUMADORES DE CARROS

Diz o DN que eles se queixam de crise. Palavras para quê ?


7. TELENOVELA

Sinceramente, o único interesse da telenovela David Kelly é saber se de facto houve suicídio ou não. E isso antes de mais é do foro criminal. Agora haver culpados do suicídio, se tal se confirmar, é algo de tão absurdo que nem sequer me passa pela cabeça.

Agora vai passar a haver responsabilização pelos suicídios ???


8. LISBOA

Duas notas sobre a cidade onde trabalho. Em primeiro lugar, a vereadora Bettencourt afinal parece que vai passar a independente. Estou para ver o que vai sair daqui. Aguardamos os próximos capítulos, com a promessa de que o inefável Santana Lopes se vai fazer de vítima.

Por outro lado, vem aí a municipalização da Carris. Finalmente. Não faz sentido que os autocarros de Lisboa sejam do Estado central e os das restantes cidades dos Municípios. Faz-se justiça.


9. DÍVIDA EXTERNA


As boas vindas à blogosfera ao João Ribeiro. É pena que defenda o perdão da dívida externa ao Terceiro Mundo, medida supostamente de carácter altamente progressista e geradora do desenvolvimento nesses países.

Porque nada é mais errado.
Em primeiro lugar, pelos terríveis efeitos internos. Perdoar a dívida externa a esses países é estarmos como que a incentivar os cidadãos nacionais a não pagarem impostos, porque depois a sua falha ainda talvez seja perdoada.
Depois, porque quem perdoa a dívida é o Estado. Ora, ou a dívida é pública, ou é privada e certamente que as empresas em questão se recusarão a ficar prejudicadas por uma medida dessas, tendo que ser compensadas à conta do erário público. Ou seja, é o dinheiro dos nossos impostos que servirá para isso. E é justo torpedear o nosso desenvolvimento para ajudar outros ? Não o é, com certeza. Os cidadãos esperam ver resultados práticos a partir dos impostos que pagam, e não vêem qualquer retorno perante uma medida dessas.

Por outro lado, tal só vai continuar a alimentar a lógica de vitimização dos políticos desses países, que atribuem todas as culpas do seu subdesenvolvimento aos países mais ricos. Parassem de culpar os outros e lutassem com brio por um futuro melhor para o seu país era o melhor que podiam fazer.
E a União Europeia e os Estados Unidos têm regimes proteccionistas ? Pois têm. SO WHAT ? Cada um defende aquilo que é seu, como é mais que óbvio !!!Também podem ter regimes proteccionistas se quiserem. Aproveitem a União Africana para a qual o eterno Khadafi anda tão virado e façam o mesmo...


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial