segunda-feira, janeiro 30, 2006

Movimento Cívico Porto-Gaia


"Aponta-me uma passagem,
P'rá outra margem."



Paulo Rangel, Deputado do PSD pelo círculo do Porto (ex-Secretário de Estado da Justiça) relança a ideia da fusão entre os Concelhos do Porto e de Gaia.

Para tal, pretende lançar um Movimento Cívico movimento cívico para a união dos dois concelhos, para que o assunto seja devidamente debatido.


A união entre os dois Concelhos permitiria criar uma só cidade com 210 quilómetros quadrados e 560 mil habitantes.
Segundo Paulo Rangel, a fusão dos municípios do Porto e Gaia é a única forma de, em 2010 ou 2012, existir uma cidade que constitua um verdadeiro pólo de atracção. Com a fusão seria possível "reduzir custos administrativos, gerir o rio (Douro) de forma diferente, unir dois centros históricos e ainda revolucionar o planeamento e ordenamento das duas cidades"

Rio Fernandes, um geógrafo do Porto, chega a defender a criação de uma grande metrópole, que integre não dois mas seis concelhos da região.

Depois de tanto ouvirmos falar da criação novos Concelhos, dos 50 projectos de Regionalização e do natural descontrolo completo das finanças do Poder Local, eis finalmente uma ideia interessante.

Claro que o Movimento Cívico de Paulo Rangel terá a forte oposição dos caciques locais e dos bairristas esquizofrénicos.

O que não deixa de ser um bom sinal.

6 Comentários:

Às 30 janeiro, 2006 21:49 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Uma ideia por mim defendida, não o caso do Porto/Gaia, e forte oposição do Pedro Sá, 50 e não sei quantas freguesias em Lisboa, concelhos com 30 ou menos Km2, cidades com pouco mais de 10000 habitantes, piscinas publicas que distam pouco mais do que 1 Km mas só por pertencem a concelhos diferentes foram construidas .... e outros exemplos é o que existe no nosso pais, quais os custos? que obras importantes deixaram de ser feitas porque a autarquia não tem condições económicas e o autarca vizinho é de outrto partido?

 
Às 30 janeiro, 2006 23:35 , Blogger Tonibler disse...

E que tal acabar com esta merdunça que são as autarquias e não se regressa à câmara sem legitimidade própria? O que se perdia e o que se ganhava?

 
Às 31 janeiro, 2006 01:17 , Blogger RS disse...

O meu pai nasceu em Gaia, eu no Porto, mas vivi em Gaia (Santa Marinha) até aos 40 anos e ainda lá tenho casa. Hoje vivo e trabalho na Baixa do Porto.

Inicialmente, achei a ideia infeliz. Agora, penso que seria óptimo se fosse encontrada uma forma de unir os dois Concelhos, criando uma cidade só, chamada Porto, naturalmente. Gaia permaneceria Gaia, como a Boavista permanece Boavista, salvaguardadas as devidas proporções.

E, então, a "rive gauche" teria um outro encanto...

 
Às 31 janeiro, 2006 08:31 , Blogger Pedro Sá disse...

Uma coisa são extinção de freguesias. Outra coisa de municípios.

E considerar que Grijó, p.ex., poderia fazer parte da cidade do Porto é um absurdo. É que o município de Gaia não é só a cidade de Gaia...

Quanto aos municípios, certamente que há novos municípios a criar com área inferior...

 
Às 31 janeiro, 2006 08:35 , Blogger Pedro Sá disse...

A proposta do Tonibler seria verdadeiramente catastrófica se posta em prática, e indico apenas algumas razões:

1 - Seria uma catástrofe do ponto de vista da participação cívica e política, ao afastar-se milhares de cidadãos da participação directa, e num País onde ela é já de si reduzida.

2 - A consequência seria colocar as autarquias nas mãos de técnicos, designadamente de arquitectos sem qualquer sensibilidade política, o que teria consequências ruinosas a nível das decisões tomadas.

3 - Seria um brutal passo atrás numa sociedade que se quer democrática.

 
Às 31 janeiro, 2006 11:13 , Anonymous Anónimo disse...

Parece-me uma excelente ideia, uma vez que estas duas cidades têm uma continuidade lógica. Concordo como Sá, não tem lógica que este "Porto" fosse até ao limite do municipio actual de Gaia. Mas também não sei se a proposta era essa...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial