sexta-feira, janeiro 27, 2006

Alegre Explicado às Crianças

Atendendo ao 'diálogo' que se vai fazendo por este blog, não resisto em citar na íntegra o artigo de João Manuel Tavares no DN de hoje, «Alegre Explicado às Crianças»:

«Inebriados pela sua vitoriosa derrota, Manuel Alegre e respectiva corte correm o risco de se entusiasmar. Os 20 por cento que obtiveram no último domingo são um resultado surpreendente e, em múltiplos sentidos, admirável, mas convém ter os pés assentes no chão - eles não se devem a nenhum "movimento cívico"; não se devem a uma súbita irrupção de "cidadania"; não se devem às estátuas osculadas; não se devem às 857 declamações da Trova do Vento que Passa; não se devem à incontinência necrológica; eles não se devem, sequer, a qualquer suposta independência partidária, uma alucinação tendo em conta que Manuel Alegre sempre foi um homem do PS e um barão de Coimbra.

A que se devem, então? Devem-se ao facto de o poeta do Mondego se ter apresentado às eleições presidenciais na condição dupla de homem ofendido e de político inofensivo. Esta mistura fez maravilhas nas urnas. Por um lado, Alegre vestiu a pele do sacrificado, do amigo apunhalado por Soares, do homem traído pelo velho compagnon de route, o Júlio César cá do pedaço. Por outro, procurou fazer uma campanha "pela positiva", sem dizer mal de quem quer que fosse (incluindo do "traidor") - e o povo, já se sabe, comove-se sempre com mártires silenciosos e exemplos morais. O homem exibiu uma manifesta impreparação para o cargo durante os debates televisivos, mas como também nunca ninguém acreditou que ele iria ser eleito, votar em Alegre era tarefa fácil. Suponho que algo semelhante a beber uma cerveja sem álcool dá conforto à goela e não se sentem os efeitos.

Agora, ver neste epifenómeno um novo Portugal a nascer, ver em Manuel Alegre o bardo que irá indicar o verdadeiro caminho à nação, só pode ser da ordem do delírio. Nada no discurso de Alegre é novo. Nada remete para o futuro. Da mesma forma que Portas vestia em campanha a pele do Paulinho das feiras, Alegre disfarçou-se de Manelinho das estátuas, numa variação sobre temas patrióticos e generalidades políticas com um cheiro insuportável a naftalina. Uma lufada de ar fresco? Há mais ar fresco em hora de ponta junto ao asfalto da Segunda Circular.»

12 Comentários:

Às 27 janeiro, 2006 21:16 , Blogger Tonibler disse...

Garcia,

Isto realmente quem quer pensar, pensa. Quem não quer, cita.
Quer explicar porque semelhante lixo é reproduzido pelo camarada? Nem merece ser lido, quanto mais reproduzido. Esse João Manuel Tavares deve ser um daqueles jornalistas que acham que a opinião dele serve para alguma coisa. Bem, pelos visto há quem lhe ligue...Diga lá garcia, desta merda de texto diga lá um ponto concreto, que seja efectivo, tenha sido verificado, que alguém tenha de facto observado. Não há mesmo nada, pois não? Então porque é que reproduz tamanho lixo?

 
Às 27 janeiro, 2006 22:15 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Camarada Mário Garcia (não sei se ainda o posso tratar assim)

Não consegui ler mais do que o 1º parágrafo, isto só poderia mesmo ter sido escrito na Acção Socialista, perdão, no Diário de Noticias, este senhor, que eu não conheço de lado nenhum deve ser um dos apaniguados do "companheiro" Sócrates, era assim que eles se tratavam no PPD, entristece-me este tipo de coisas, logo a seguir ao dia em que andei a enaltecer as 10 medidas que o "companheiro" Sócrates, é assim que eles se tratam no PSD, medidas que são bem mais do que aspirinas, conforme apelidou outro "companheiro".

como diz o Tonibler isto é lixo, e só li o 1º parágrafo.

 
Às 27 janeiro, 2006 23:06 , Blogger Mario Garcia disse...

Caro Tonibler,

Ao contrário de si, eu não presumo ser o dono da verdade absoluta.
Este texto está aqui citado, para além do atalho, por duas razões:
- por estar bem escrito
- por eu concordar com ele

Não é a votação que o nosso poeta teve que vai alterar a miséria de campanha que fez.

 
Às 27 janeiro, 2006 23:09 , Blogger Mario Garcia disse...

Caro Elisário,

Não percebo a sua questão do camarada.
Eu continuo socialista e militante do PS.
(O novo partido já está a avançar?)

O que se passa?
Esquecem-se que as votações presidencias esgotam-se no dia das eleições?
Vejo por aí muita soberba e pouca capacidade de auto-crítica...

 
Às 27 janeiro, 2006 23:14 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

A questão do Camarada vem a propósito de alguns sectores proximos de Socrates quererem avançar com um processo disciplinar a Manuel Alegre e não só, por isso pergunto será que eu ainda sou militante do PS?

Mais pormenores pergunte ao Lello

 
Às 27 janeiro, 2006 23:38 , Blogger Tonibler disse...

É a investida dos homens sem queixo.

 
Às 27 janeiro, 2006 23:43 , Blogger Mario Garcia disse...

Ó Elisário,
«alguns sectores proximos de Socrates»?
O que é isso?
Continua a saga da vitimização?
Já não há pachorra...

 
Às 27 janeiro, 2006 23:49 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Vitimização????? 3ª feira veremos.

 
Às 28 janeiro, 2006 00:43 , Blogger Andrew Moke disse...

"e o povo, já se sabe, comove-se sempre com mártires silenciosos e exemplos morais"

Só por este excerto, merecia um escarro na tromba. O povo, esse ser inerte e ignorante, convence-se com estas babuseiras. Eu, aqui do alto, não caio nisto. Olhai para mim reles povo, olhai para mim. Este também deve ser daqueles que não gosta de praias cheias de gente.

Garcia este neo-fascismo disfarçado não merece destaque onde quer que seja!

PS - Mas percebo onde ele quer chegar. E até podia ser que concordasse...

 
Às 29 janeiro, 2006 23:10 , Blogger Pedro Sá disse...

Já ri às lágrimas ahahahah !

 
Às 29 janeiro, 2006 23:11 , Blogger Pedro Sá disse...

Convenhamos que o João Miguel Tavares já estava no DN antes das mudanças...

 
Às 05 fevereiro, 2007 06:57 , Anonymous Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Averys floor mats Baby pumpkin sweater Trazodone erectile dysfunction virginia natural bodybuilding Ambien 10mg 30count Does zocor make you gain weight Pro pain relief ointment for pain

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial