quarta-feira, novembro 17, 2004

Falta de Bom Senso

Aqui se lêem as intenções do Governo relativas à proibição do consumo de tabaco em locais públicos.

Algumas das alterações são admissíveis, concordemos com elas ou não. Mas outras pecam por uma enorme falta de bom senso.

Os estabelecimentos de restauração e bebidas devem ser excepcionados. A consequência óbvia de uma medida destas vai ser, de forma brutal, cortar hábitos sociais enraizados. Principalmente quanto aos cafés. Muita gente vai deixar de ir ao café, e teme-se pelas consequências, principalmente sociais, que daí resultem. Isto para não falar que os cafés com esplanada serão descaradamente beneficiados.

E num caso muito particular: não me parece que vá ser proibido fumar em centros comerciais. Então o que fazer aos espaços de restauração neles existentes ?

É certo que, para futuro, os mais jovens, a começar por aqueles que ainda são pré-adolescentes, não terão o hábito de fumar no café. Mas parece-me um sacrifício absolutamente desproporcionado para todos os restantes.

Argumenta-se com a saúde dos trabalhadores. Ora, da mesma maneira que quem trabalhe numa mina está sujeito a determinados riscos, o mesmo acontece a quem trabalhe num café...

Relativamente à proibição de fumar nas escolas, parece-me igualmente contraproducente. Uma coisa será proibir fumar nos espaços fechados nelas existentes, outra coisa é incluir na proibição todo o perímetro da escola. Já se sabe que a consequência será a saída do perímetro escolar, com todas as consequências que se adivinham.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial