sexta-feira, janeiro 09, 2004

Ataque aos direitos

Um tal Tenente-Coronel veio ocupar espaço no PÚBLICO com este artigo.

E enfim, ao contrário dos que defendem essa posição fundamentadamente e expondo as suas razões, certamente respeitáveis, sobre o assunto, é mais um dos que defende as propinas no Ensino Superior Público com o argumento idiota dos copos e noitadas.

Mas para pior, faz a indecorosa insinuação de que os estudantes universitários em geral são toxicodependentes, cocainómanos em particular, vide a frase "Se isto implica menos snifadelas, é a vida".

Só que não se fica por aí. O pior é a consideração de âmbito mais geral que faz. Vem dizer que "os direitos adquirem-se, não devem ser dados de bandeja". Posição essa que tem por necessária consequência a negação da universalidade de todo e qualquer direito. E, em particular, traz-me à memória aqueles que defendem que "as pessoas têm que demonstrar merecer o respeito", negando aquilo que é autoevidente, i.e., que todas as pessoas merecem respeito por igual.

Apenas para dar um exemplo. Por essa ordem de ideias, qualquer jovem teria que demonstrar merecer protecção especial para efectivação do seu direito à educação física e desporto, constitucionalmente garantido pela alínea d) do nº 1 do art. 70º da Constituição ! Etc.




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial