segunda-feira, outubro 20, 2003

TENHO OU NÃO TENHO RAZÃO ?

O Aviz conta-nos que ouviu, "na Antena 2, um programa com educadoras especializadas em «imaginação» e «criatividade». Uma delas, convicta, diz que se as pessoas fossem bem ensinadas ou preparadas, um «bom livro» bateria sempre o Game Boy, uma «boa conversa» bateria sempre a televisão, um «bom disco» bateria sempre os Pokémon".

Considerando que:

a) o Game Boy, o Pokémon e a televisão (obviamente excluindo os programas pseudointelectuais e "os que ensinam alguma coisa") são considerados como quase demoníacos;

b) um "bom livro" é obviamente algo de profundíssimo, estando obviamente excluídos, por exemplo, livros como o Bloco de Notas de Bölöni László (já agora ensina-se que nos nomes húngaros, como é o caso, o sobrenome vem primeiro do que o nome, e que László é a grafia correcta);

c) uma "boa conversa" é obviamente algo que puxe àqueles sentimentos e reflexões sempre elogiados pelas mesmas pessoas;

d) o "bom disco" é necessariamente de música clássica, jazz e alternativo,

Conclui-se com a maior das naturalidades que o modelo cultural de matriz franco-estalinista continua a dominar, ainda que, felizmente, com cada vez menores resultados práticos. Esta ideia estúpida de que o gosto das pessoas tem de ser educado é um atroz atentado à democracia.
Aliás, a prepotência e arrogância é tanta que não lhes passa pela cabeça que alguém se possa divertir a dançar "Te quiero más", porque toda a música necessariamente teria que servir para contemplação e profundidade.

Até Francisco José Viegas admite que se riu às lágrimas...


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial