sexta-feira, outubro 17, 2003

ESPAÇOS PÚBLICO E PRIVADO

Então não é que o regressado Guerra e Pás vem defender explicitamente o moralismo ridículo sobre a vida privada tão ao gosto dos norte-americanos ?

Pois ele diz que um político casado que tenha amantes deve ser "frito pelos tablóides" ou receber uma mensagem de um jornalista para "inventar algum cansaço" e demitir-se !!!!
Tal não faz qualquer sentido, como se isso fosse relevante para os desígnios nacionais !

Aliás, já disse por várias vezes o que aconteceria em Portugal se tivéssemos um escândalo tipo Bill Clinton/Monica Lewinsky:
a) a TVI e a SIC imediatamente se arvorariam em moralizadoras, querendo crucificar o pobre Presidente;
b) o Presidente passaria a ser recebido pelo povo como "Grande Presidente, gostamos de si!" e afins
c) quanto à Monica do caso, o comentário geral seria "Sua puta, andaste lá e vieste contar"

Mas a cereja no topo do bolo seria a mais que provável reacção das donas de casa deste país, no geral reduzida a "Pois, essa badalhoca que nem lava o vestido..."

Para vermos quão ridículo seria adoptarmos esses modelos de comportamento. Mais, quem os defende esquece-se de algo fundamental. Não existe nos sistemas jurídicos anglo-saxónicos a separação entre os espaços público e privado que temos na Europa. E essa maior permeabilidade está na base dessa lógica. Acentuada, no caso dos Estados Unidos, pelo facto histórico de muitos dos seus povoadores tradicionais terem sido extremistas religiosos - os puritanos - expulsos do Reino Unido.




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial