segunda-feira, setembro 15, 2003

Intervenção Divina

Depois de se continuar a ver a incapacidade dos titulares de cargos governativos do actual Governo em assumir qualquer tipo de responsabilidades nos assuntos que tutelam, há quem levante a questão: será falta de ética política na base desta cultura da irresponsabilidade?

Paulo Portas é incapaz de se demitir do que quer que seja. Quando ainda procurava liderar a oposição ao Governo de Guterres, e o seu PP sofreu uma pesada derrota nas Eleições Autárquicas, Paulo Portas foi lapidar: ?Um General não abandona as suas tropas?. Estava já a preparar-se para a pasta da Defesa Nacional, onde já se viu que será mais fácil as tropas o abandonarem que o contrário.
Mas mais recentemente, durante a pira monumental em que se transformou o país, vimos os responsáveis políticos que nos fizeram o favor de aparecer na comunicação social, num papel de meros comentadores a uma realidade fatalista, como se se tratasse de um outro país que não o deles (e o nosso).
A culminar todo este disparate político, apareceu finalmente o Ministro da Saúde a afirmar que apenas 4 pessoas faleceram neste Verão devido à vaga de calor.
E mesmo o Presidente do IEP só se demitiu porque, dando uma inenarrável conferência de imprensa, não soube inventar uma ?cegonha? credível.

A esquerda é acusada desde há muito tempo de sofrer de um complexo de superioridade moral em relação à direita, como se lhe pertencesse tutelar a democracia nos seus valores mais caros, como seria o caso da ética. Sendo este um debate sem dúvida interessante, proponho uma leitura alternativa mais simples:
Ao contrário do anterior Governo, essencialmente laico e em grande maioria agnóstico, o actual é claramente Democrata-Cristão. Deste modo, se anteriormente era plausível conceber a intervenção humana na nossa realidade, retirando daí as consequências (ver caso Entre-os-Rios), agora existe uma componente divina na qual o Governo não se pode imiscuir.
O País está a arder? Deus lá saberá o que anda a fazer.
O Orçamento derrapa nas despesas e nas receitas todos os meses? Se Deus quiser, haveremos de cumprir o Défice.
Há uma ameaça de catástrofe ambiental junto à Galiza? Rezemos a Nossa Senhora para que não venha para cá.
Morreram centenas de pessoas na sequência da vaga de calor? Nada disso. Apenas 4. As restantes foram chamadas pelo Criador.
E perante o actual estado da Oposição, só nos resta esperar pela Intervenção Divina para correr com este Governo do poder.
«É a Vida!»

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial