segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Jihad

Ainda sobre a jihad ao cartoon a/ocidental.

Subscrevo as palavras de João Paulo Sousa quando diz que «No caso das caricaturas dinamarquesas, o que o mundo árabe faz de conta que não percebeu é que, na Europa, há uma clara separação entre o domínio religioso e o político. Por isso, para lá mesmo da evidente tentativa de instituir à distância um regime de autocensura, que, a ocorrer algum vergonhoso pedido de desculpas, só poderia depois agravar-se, o que se verifica é um tão notório desfasamento entre a indignação e as reacções que só se pode concluir pela tese do pretexto.»

Em relação ao nosso ilustre JPH, gostaria de acrescentar um comentário quando diz no seu «Há "Cá" e Há "Lá"» que «Os humilhados e ofendidos do islamismo - os que "cá" vivem - têm de, nomeadamente, perceber que não é pressionando um Governo (no caso o da Dinamarca) e chantageando-o economicamente que se impõe limites à liberdade de expressão. "Cá" não são os governos que vigiam a liberdade de expressão; são os tribunais. "Cá" é assim que se funciona - "lá" é como eles quiserem, volto a dizer

"Cá", na Europa e também em Portugal, existem já importantes comunidades mulçumanas que têm manifestado a sua indignação de uma forma pacífica e racional. Esta reacção tem permitido à opinião pública europeia perceber porque razão os cartoons são aviltantes para a religião muçulmana. E têm igualmente condenado o extremismo religioso nas violentas manifestações e ameaças já feitas 'pelo mundo 'arabe', que estão igualmente em colisão com o texto do Corão.

Será por acaso que não se tem ouvido falar de reacções extremistas em países muçulmanos com fortes relações com a Europa, nomeadamente através das suas comunidades emigrantes, como Marrocos, Argélia ou Turquia?

5 Comentários:

Às 06 fevereiro, 2006 20:28 , Blogger RS disse...

O primeiro parágrafo contradiz o último. E reciprocamente.
;)

 
Às 06 fevereiro, 2006 20:56 , Blogger Mario Garcia disse...

?

 
Às 07 fevereiro, 2006 02:24 , Anonymous Anónimo disse...

Mas não somos assim tão condescendentes... http://www.dw-world.de/dw/article/0,1564,1480744,00.html -- Já agora ri com o livrito que está à venda na Fnac: http://www.fnac.pt/produto.aspx?catalogo=livros&categoria=bdHumor&produto=9789728658397

 
Às 07 fevereiro, 2006 12:40 , Blogger Mario Garcia disse...

O caso contado no dw-world é um excelente exemplo.
Todas as indignações foram, simplesmente, transportadas para tribunal. Tal como deve ser, num Estado de Direito.
(E, pelos vistos, até está à venda em Portugal, sem qq polémica!)

 
Às 08 fevereiro, 2006 15:04 , Blogger RS disse...

(?)
Também me pareceu.
;)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial