terça-feira, janeiro 17, 2006

Sondagens à Portuguesa 2

Ainda sobre as críticas ao tracking-pool do DN/TSF/Marktest, ver o comentário de Pedro Magalhães sobre o assunto no Margens de Erro, e a resposta do David Santos.

Há algo, contudo, que parece incontornável.
As conclusões editoriais que o DN tem tirado do tracking-pool deviam ser mais cuidadosas e contextualizadas, até porque geram notícias sobre a notícia.

20 Comentários:

Às 17 janeiro, 2006 23:18 , Blogger Tonibler disse...

Como...ALEGRE PRESIDENTE!

 
Às 17 janeiro, 2006 23:21 , Anonymous Anónimo disse...

A comunicação social no geral está a ser parcial... mas honestamente não me parece que falte informação técnica...

Fica reposta a verdade...

 
Às 17 janeiro, 2006 23:24 , Blogger Tonibler disse...

Em defesa do David Santos, nada se conclui com 400 seja o que fôr e o tracking é um traque.

 
Às 17 janeiro, 2006 23:32 , Blogger Mario Garcia disse...

João Álvaro,

Qual verdade?

 
Às 17 janeiro, 2006 23:34 , Blogger Tonibler disse...

ALEGRE PRESIDENTE!

 
Às 18 janeiro, 2006 00:11 , Blogger Mario Garcia disse...

A Helena Roseta andou a distribuir LSD pelo pessoal?

 
Às 18 janeiro, 2006 00:16 , Anonymous Anónimo disse...

Mário:

Citando-o:

"O Trackpool diário do DN/TSF/Marktest 'conseguiu' numa semana passar a diferença entre Mário Soares e Manuel Alegre de um empate técnico para uma distância favorável a Alegre, que hoje já vai nos 20%.
(...)
Há uns tempos atrás, conta-se aquela história da sondagem que o Sousa Cintra fez à porta de Alvalade, com base na qual todos os portugueses eram do sporting..."

Implicitamente o que está a dizer é que a sondagem é uma merda (parágrafo do sporting) e que está manipulada ("conseguiu" por MA com 20%).

Pode continuar a achar a linha editorial manipulada, mas pelo menos tenha a dignidade de admitir (aliás, pensei que já o tinha feito) que a sondagem está bem feita.

Disso que pensava que já o tinha feito porque dizer "Há contudo algo que parece incontornável..." me levou a pensar que tinha ficado convencido que a parte da manipulação tinha sido contornada por PM.

Continua a pensar que a sondagem está manipulada?

 
Às 18 janeiro, 2006 01:53 , Blogger Mario Garcia disse...

João Álvaro,

1 - Se leu o que tem sido escrito e dito sobre o tracking pool da Marktest, perceberá que existem as maiores dúvidas sobre se a metodologia aplicada.

2 - Não confunda uma tracking pool com uma sondagem. São instrumentos de análise distintos e devem ter leituras distintas.

3 - Não percebo essa história da 'dignidade'. Posso assegurar-lhe que tenho conhecimentos técnicos suficientes para poder analisar uma ficha técnica de uma sondagem. Razão pelaqual continua a subscrever as questões que o david santos tem levantado.

4 - As questões que foram levantadas têm como objectivo assegurar a compreênsão e tranparência desta novidade que o tracking pool diário. Caso contrário, em vez de se procurar uma fundamentação técnica, mandavam-se umas 'bocas' para pôr em causa a seriedade da Marktest (se isto lhe faz lembrar os comentários de MA acerca do Rui Oliveira e Costa e da Eurosondagem, era exactamente isso que eu tinha em mente).

5 - O problema com as conclusões precipitadas do tracking pool da marktest são referidas pelo Pedro Magalhães: «(...) poll-driven election coverage squeezes out content that would inform voter's judgment. »
A leitura precipitada do Margens de Erro também não é aconselhável...

6 - Há questões que o Pedro Magalhães não esclareceu. A mais flagrante continua a ser o pressuposto da amostra de um PSD acima do PS e dos 44%.

7 - Não considero que haja manipulação editorial no DN. Penso que os títulos escolhidos pelo DN para chamar a atenção do tracking pool diário são irresponsáveis. Aliás, já que usa (e muito bem) o Margens de Erro como referência, reparará que o Pedro Magalhães só dá relevo aos resultados do tracking pool de quatro em quatro dias, após a renovação completa da amostra.

Se estivesse mais preocupado em tirar 'dividendos' políticos para o meu candidato, bastava ignorar o tracking pool e dar destaque à sondagem do JN...

 
Às 18 janeiro, 2006 09:56 , Anonymous Anónimo disse...

Mário:

1. Não confundo nada. São coisas diferentes, sendo que, tal como PM faz no Margens de Erro, de 4 em 4 dias a amostra é completamente renovada e os resultados podem ser analisados como uma nova sondagem. É isso que faço. Não tenho uma leitura superficial do referido blog, apesar de não ter especial interesse pelos pormenores mais técnicos. Confio no profissionalismo de quem as faz para isso.

2. Gostaria apenas de ler taxativamente que acha tão legitimos os resultados desta sondagem como os da Eurosondagem. Eu faço-o, não subscrevendo portanto as criticas de MA.

3. Da minha leitura da análise de PM ele explica essa questão e a amostra não tem mais PSD do que PS...

4. Em relação aos títulos do jornal, não podia estar mais de acordo consigo,generalizando até para todos os outros órgãos de comunicação social. Aliás praticamente todas as sondagens dão MS e MA empatados só que todos insistimos em fazer leituras até à casa decimal...

 
Às 18 janeiro, 2006 10:22 , Blogger David Santos disse...

João Álvaro,

Espero que uma leitura não superficial do meu último post "http://martinhodarcada.blogspot.com/2006/01/teoria-da-conspirao-parte-2.html" lhe aclare que efectivamente o PSD está mais representado na amostra que o PS.

Acontece que o Pedro Magalhães no comentário fez uma análise superficial dos resultados.

Mas claro que, como boa sondagem, talvez o PS estivesse mesmo em risco de perder as eleições se elas se realizassem agora...

 
Às 18 janeiro, 2006 11:40 , Anonymous Anónimo disse...

David:

Errado. Das duas uma, ou o caro camarada mente delibaradamente, ou a vontade de descridibilizar é tanta que lhe troca os olhos...

No seu blog apresenta um gráfico que, para dia 17, mostra PSD-236 e PS-223.

Ora, eu estou a ver, com estes que a terra há-de comer, precisamenteos números trocados no pdf oficial do site de sondagens.

Volto mais tarde, depois de ver os números dos outros dias...

Por uma análise com crédito :)

 
Às 18 janeiro, 2006 12:09 , Blogger David Santos disse...

João Álvaro,

Tem razão. O quadro já está corrigido.

No entanto a pertinência mantem-se. Apenas vejo uma análise para corrigir dados sem analisar as questões postas.

Aconselho-o a ver os resultados de dia 18 que voltam a dar mais inquiridos a votar PSD que PS (ou quase igual se quiser) - e com amostra de dimensão maior. Só que a renovação total da amostra naturalmente não será feita pois daria 21 sábado.

 
Às 18 janeiro, 2006 12:27 , Blogger Tonibler disse...

Camarada Santos:

"Ainda no âmbito político, se neste momento houvesse eleições para a ASSEMBLEIA DA
REPÚBLICA, em que partido votaria ? (Resposta Espontânea)
BE
CDS-PP
CDU
PS
PSD
Outro
Voto em Branco
Não Voto
Ns/Nr
"

É a última pergunta. Onde é que a quota é feita com base na resposta a esta pergunta??

 
Às 18 janeiro, 2006 12:59 , Blogger David Santos disse...

Amigo Tonibler,

Exactamente por não haver quota e pelos resultados que dão me surpreende a sondagem.

Nunca disse que deveria haver quota nem há forma de o fazer.

Não me diga que é daqueles que pensa de que Marques Mendes ganharia as eleições agora...

Tal como pensava o mesmo há um ano em relação a PSL ?

 
Às 18 janeiro, 2006 13:56 , Blogger Tonibler disse...

Mas a resposta a essa pergunta, sendo a última e sobre algo que não é o core do inquérito é, obviamente, a mais volátil. Quando comecei a ver as suas questões pensei, primeiro, que era o que TINHA votado nas legislativas e, segundo, que servia para fazer as quotas. Assim, acho os resultados perfeitamente naturais.

Quando ouço o Sócrates esqueço-me que o outro é o Marques Mendes. E nunca pensei que Sócrates fosse PM. Ou Santana. Ou Durão. Ou Guterres. Como última resposta, parece-me natural. É por isso que algumas sondagens são bem "organizadas", metem a pergunta importante no fim.

Aquilo que está a dizer é que pegando em 400 macacos, distribuindo, mais ou menos, pelas classes sociais, etárias, regionais, não só a sondagem devia acertar no próximo PR, como na composição da assembleia se as eleições se efectuassem hoje. Tem toda a razão se pegasse em 15000 ou 20 000, mas em 400 vai sempre falhar uma delas. Matematicamente, tem que falhar! Porque a cardinalidade de cada um dos cruzamentos que geram as quotas é muito baixa. Em 400 quantas são as mulheres da zona norte que com mais de 54 anos da classe A/MA?

 
Às 18 janeiro, 2006 15:39 , Blogger David Santos disse...

Só como ligeiro reparo são 600 e não 400 (150 por dia - 200 ultimamente).

Chegamos então ao cerne da questão.

Concordo que a amostra é pequena e que a pergunta pode ser considerada mais volátil, mas daí a não a ter em conta na análise...

Será então correcta a forma como o DN publica e expõe os resultados, replicados ainda de forma mais leviana por outros media ?

Lembrar-se-á das amostras de 1000, 2000 e 5000 pessoas de há dez anos atrás, com e sem quotas, não ?

Registo por fim a intenção de substituição do presidente do seu partido. Cavaco alinhará pelo mesmo diapasão ?

 
Às 18 janeiro, 2006 15:43 , Blogger Mario Garcia disse...

Caro Tonibler,

Se a questão chave do resultado desta 1ªvolta está no comportamento do eleitorado q vota PS, definir quotas para tudo menos para esta componente é pouco credível...

 
Às 18 janeiro, 2006 16:23 , Blogger Tonibler disse...

Camaradas Garcia e David,

A questões colocam-se mais ou menos assim (eu não sou "engenheiro" matemático como os da sondagens, mas movo-me nas estatísticas):

- O que é que sei?
- O que é que a sondagem acrescenta ao que sei?

Isto parece óbvio, certo? Nas sondagens telefónicas para presidenciais sei pouco. Aquilo que a sondagem acrescenta ao que sei também é pouco, tirando a mera resposta das pessoas que vou extrapolar para o universo de acordo com o muito pouco que sei.

Se fosse numa de legislativas perguntava onde é que tinha votado, onde é que morava, tinha todo um histórico de conhecimento acumulado com o qual poderia conjugar este novo conhecimento decorrente das entrevistas telefónicas. Aqui, não!

A sondagem da marktest é só isto. O partido em que as pessoas votariam é a última das questões e bem. Lembram-se das sondagens tipo:" Em quem votou há 4 anos? E há dois? E há um? Então, e vai votar diferente agora?". O partido é uma curiosidade, não é um factor.

Mas defendendo todos, "engenheiros" matemáticos, jornalistas e críticos, todos sabemos que sondagens valem o que valem e cada um de nós acredita mais ou menos. Se eu vos disser que fiz uma amostra de 600 extracções da lotaria e que sei o resultado da próxima com uma margem de erro de 3% e uma certeza de 95% , vocês dão-me as vossas poupanças? Pois, então porque criticam os outros?

David, o presidente do meu partido sou eu e não há quaisquer rumores de substituição ou mesmo de movimentações nesse sentido.

 
Às 18 janeiro, 2006 16:45 , Anonymous Anónimo disse...

David:

Parece-me que o mais importante de tudo é mesmo o facto da tendência não entrar nas quotas. Não me parecem resultados estranhos um empate entre PSD e PS nessas tendências, ainda por cima quando essa pergunta é acessória à sondagem.

Pergunto-lhe portanto se acha que a sondagem está manipulada, ou se está mal feita tecnicamente. Relativamente ao facto de todos fazerem com as sondagens mais política do que elas valem, subscrevo.

Agora se me disser que não significam nada, isso aí não concordo.

 
Às 18 janeiro, 2006 16:50 , Anonymous Anónimo disse...

Mário:

Parabéns pela tua declaração de voto. Um texto muito bonito.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial