segunda-feira, janeiro 16, 2006

Eleições Presidenciais - Manifesto Pessoal

Caros Amigos,

Aproxima-se a hora de eleger o próximo Presidente da República.

A forma como a campanha eleitoral decorreu tem por consequência que para muitos Portugueses, entre os quais me incluo, há um objectivo primário: derrotar Aníbal Cavaco Silva e tudo aquilo que representa.

Certamente se recordam dos anos perdidos de 1985-95, em que o desenvolvimento do País não acompanhou o ritmo das largas somas de dinheiro vindas da União Europeia que entravam em Portugal. As cargas policiais desnecessárias e gratuitas. Toda uma prática política integralmente egocêntrica e insensível aos interesses dos Portugueses. Uma tecnocracia rasteira. Etc.

Contudo, para derrotar Cavaco Silva, há que votar livre e conscientemente na primeira volta das eleições.

Todos sabem que sou militante do PS e que apoio Mário Soares. Uma aposta de razão e de convicção.

Contudo, é legítimo pensar que o eleitor poderá optar por outras alternativas na primeira volta.

De que serve, então, votar Francisco Louçã ? Só quem não quer ver é que não percebe que o Bloco de Esquerda tem uma agenda secreta pela qual passa pôr fim ao regime democrático e liberal em que vivemos, substituindo-o por uma suposta democracia participativa que nada mais é do que uma versão supostamente modernizada do Documento Guia Povo-MFA. Ou seja, a substituição dos órgãos políticos eleitos pelo Povo por um Governo dos movimentos sociais, supostamente representativos porque dizem representar denominados interesses. E, meus caros amigos, na realidade a diferença entre isso e o corporativismo preconizado por Salazar é zero.
Pelo que há que rapidamente reduzir o BE à mais ínfima das expressões, condenando claramente a ameaça à democracia que representa.
Para além de semelhante força política assumir um elitismo urbano e intelectual estranho à vontade da esmagadora maioria dos Portugueses.

De que serve, então, votar Manuel Alegre ? Merece consideração como político quem é candidato contra o partido político onde milita e não se desfilia ? Quem num Congresso do PS manifestou, ainda que não no púlpito, expressamente a sua indignação pelo facto de todos os militantes que pretendessem usar da palavra terem direito ao mesmo tempo para falar, porque "as grandes figuras do Partido" deveriam ter direito a mais tempo ? E quem defende semelhante coisa poderá alguma vez ser considerado democrata ?
E será futuro para Portugal viver da cultura (em itálico, porque corresponde à cultura tal como Manuel Alegre a entende, muito longe da definição correcta que a Antropologia nos ensina) e da poesia ? Em registo profundamente elitista e anacrónico ? Num momento em que cabe a Portugal estar no caminho certo, enveredando pelo desenvolvimento e pelo progresso no quadro do Estado Social de matriz europeia ?
Terá alguma lógica ter um Presidente da República que assume uma posição anti-partidos, logo perigosa para a Democracia (que não existe sem partidos políticos), e que ainda por cima está filiado num deles do qual se acha na realidade dono ?
Que quis por toda a força ser candidato contra o candidato do próprio Partido, fosse ele quem fosse, apenas e só para fazer guerra a José Sócrates ? Aliás, que já deixou quase explícito que a primeira coisa que faria caso fosse eleito Presidente da República seria demitir o Governo, e que seria fonte inesgotável de conflitos institucionais por discordar das intenções modernizadoras do Governo PS ?
Que votou contra as revisões constitucionais ? Designadamente, que por sua vontade continuaríamos a ter um sector público gigantesco e ruinoso ?
Não pode, portanto, essa ser uma boa escolha.

A escolha certa para Portugal passa por Mário Soares. É importante fazer passar o avô da Pátria à segunda volta, e aí derrotar Cavaco Silva, a direita e tudo o que ela representa. Muito principalmente por tudo aquilo de positivo que Soares representa: a garantia da liberdade conquistada em 25 de Abril de 1974 e confirmada em 25 de Novembro de 1975, a opção europeia, o melhor instinto político que lhe permite sempre antever qual o caminho correcto para Portugal.

Contudo, compreendo que para alguns, perante as opções disponíveis, votar Mário Soares na primeira volta possa ser uma opção menos agradável, seja lá qual for o motivo. É legítimo. Ainda que o devessem fazer, perante a eventualidade apocalíptica de uma segunda volta entre o cavaquismo e um anti-democrata elitista.

Àqueles que assim o pensem e que não tenham quaisquer dúvidas em não votar Mário Soares, apelo muito claramente a que votem em Jerónimo de Sousa ou em Garcia Pereira. Independentemente das divergências ideológicas, é notório que se tratam de dois homens sérios, não elitistas, e sem qualquer agenda escondida. Não fiquem em casa, não votem em branco, não votem nulo. Derrotar Cavaco Silva e garantir a vitória da esquerda democrática e popular na segunda volta pode também passar por aí !

É este portanto o meu apelo. Não deixem de votar. Votem pela razão, pelo coração. E por uma razão que é a mesma de sempre: PORTUGAL !

Pedro Sá
Militante do Partido Socialista nº 27653

47 Comentários:

Às 16 janeiro, 2006 15:57 , Blogger Mario Garcia disse...

O Shôr PGA há muito tempo que faz que não percebe muita coisa.
Mas nós percebemos bem o Shôr PGA e o seu candidato Cavaco...

 
Às 16 janeiro, 2006 16:27 , Blogger Mario Garcia disse...

Shôr PGA,

O Cavaco não disse hoje nada de interessante para os seus apoiantes, como é o seu caso, andarem entretidos?
E o seu candidato Pedro Santana Lopes?
Como é que tem passado?

 
Às 16 janeiro, 2006 16:45 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

O Desnorte
O Trapalhada
O Salve-se o que Poder
Acima de tudo O Descrédito!

Carissimos Camaradas, se me permitirem o trato, isto fica mal, muito mal, é com atitudes desta que o vosso candidato e meu camarada passou de taco a taco com Manuel Alegre a uma diferença quase de 9 pontos percentuais..... isot é O Descrédito.

 
Às 16 janeiro, 2006 16:52 , Blogger Unknown disse...

Votar na esquerda e não votar Alegre na 2ª volta, caso haja e seja ele a passar, é (desculpem-me a expressão) ser estúpido que nem uma porta!!!

 
Às 16 janeiro, 2006 16:57 , Blogger Pedro Sá disse...

Opiniões, Rui. Opiniões.

Alegre nem pensar.

 
Às 16 janeiro, 2006 17:04 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro:

Desculpa continuar a chatear, mas...

E se passar MA e o PS, através de Sócrates, indicar o voto nele para os militantes? Vais trair a disciplina partidária?

 
Às 16 janeiro, 2006 17:12 , Blogger Mario Garcia disse...

Caro Elisário,

Suponho que tenha sido um daqueles que chamou de tudo ao Rui Oliveira e Costa.
Portanto, antes de se referir ao trackpool (em português será traquepôl?) do DN nos seus comentários panfletários, devia ter mais cuidado...

(e dá-me ideia q cada comentário deste género que aqui faz, é menos um voto potencial em MA, caso ele passasse à 2ªvolta...)

 
Às 16 janeiro, 2006 17:49 , Blogger Mario Garcia disse...

Shôr PGA,

Já que nos deu a honra de participar neste humilde debate, poderia comentar o facto do seu candidato, Cavaco, já admitir a existência da 2ªvolta?

E porque razão o seu candidato, Cavaco, apenas ataca/responde a Soares e ignora Alegre?

 
Às 16 janeiro, 2006 19:44 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Uma coisa é certa existe uma forte probabilidade de 2ª volta, outra coisa, ao existir uma 2ª volta quem passa é Manuel Alegre, uma 3ª coisa, para os carissimos Mario Garcia e Pedro Sá mais vale Cavaco de que Alegre, como o meu amigo Rui Nascimento diz:

Votar na esquerda e não votar Alegre na 2ª volta, caso haja e seja ele a passar, é (desculpem-me a expressão) ser estúpido que nem uma porta!!!

Melhor não diria eu!

 
Às 16 janeiro, 2006 19:45 , Blogger Mario Garcia disse...

O Shôr PGA, cavaquista puro e duro, nem se tem dado ao trabalho de acompanhar a campanha do seu candidato...

 
Às 16 janeiro, 2006 19:46 , Blogger Pedro Sá disse...

A militância partidária não me obriga a ofender a minha consciência.

Votarei NULO nessa circunstância, em qualquer caso. Não contra o candidato apoiado pelo Partido.

 
Às 16 janeiro, 2006 19:49 , Blogger Pedro Sá disse...

Se elevação política é furtar-se a qualquer tipo de debate...

 
Às 16 janeiro, 2006 19:57 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Pedro Sá

Pense na frase que acaba de escrever, pense bem.

"A militância partidária não me obriga a ofender a minha consciência"

 
Às 16 janeiro, 2006 22:34 , Blogger Carlos Alberto disse...

Porque não voto Alegre

A FUNDAMENTAL - A SUA ATITUDE, DIVIDIU O PARTIDO SOCIALISTA.

Não tendo o apoio do PS para ser candidato à Presidência da República, hesitou.
Depois anuncia que não pretende dividir a esquerda e o PS com a sua candidatura.
Decide, afinal, que seria candidato, numa acção de campanha do PS.
Estruturou toda a candidatura com o claro objectivo de fazer guerra, pública e gratuita, a José Sócrates. Chega ao ponto de, numa grave falta de solidariedade, para com os seus pares da Assembleia e para com o governo, faltar à votação na generalidade do OE2006. Escondeu-se. Faltou-lhe a coragem, para dizer sim ou não. A razão dos votos falou mais alto. ?Vivemos em democracia e o PS é um partido democrático, plural e não há tribunais plenários nem políticos?, disse o Senhor Alegre. Que terrível aparelho este, com o qual foi sempre conivente durante 30 anos, que tanto permite.
Nos debates ficou demonstrado que, comparando a postura e a natureza das críticas nos dois debates ficou claro que Alegre namorou Cavaco Silva e usou contra Soares insinuações que nem Cavaco ousaria usar.
Insinua-se que: "Manuel Alegre afastou o cenário da eventual formação de um partido político a partir do movimento cívico que suporta a sua candidatura às eleições presidenciais de 2006."
Mas não foi ele que também disse que não seria candidato à Presidência, para não dividir a esquerda...

Finalmente, para além de ter dividido o PS, numa infeliz e patética, atitude no Forte de Peniche, indispôs o PCP, apropriando-se de uma história que não é a sua. Mas Francisco Louça, não ficou imune e o Sr. Poeta, também lhe deu para contar e acusou-o de ser ?Cavaco do avesso» e sugeriu que o dirigente do BE devia ter sido padre, afirmando que «parece que errou a vocação.
E para terminar, até uma viúva não fica sem resposta do Sr. Alegre. O poeta e deputado, não gostou das críticas de Matilde Sousa Franco, que o acusou "aproveitamento político", na homenagem que pretende efectuar na Lota de Matosinhos a Sousa Franco, isto de um quem no ?aparelho? que votou contra a sua inclusão nas listas ao Parlamento Europeu.

militante de base nº 75000.

 
Às 16 janeiro, 2006 22:35 , Blogger Carlos Alberto disse...

Oportunismo do mais baixo.
Alegre foi contra a inclusão de Sousa Franco nas listas do PS ao Parlamento Europeu. Agora "homenageia" a sua memória.

 
Às 16 janeiro, 2006 22:35 , Blogger Carlos Alberto disse...

Oportunismo

Que Alegre, cidadão maior e vacinado no uso dos seus direitos de ?cidadania?, homenageie quem quiser, é livre para o fazer. Agora que invoque a memória dos mortos que já não lhe podem responder, como se se tratasse do seu legitimo herdeiro, é moralmente condenável.

Agora vir à lota de Matosinhos, ?homenagear? Sousa Franco. Depois de tudo o que entre o PS e Sousa Franco, lamentavelmente, se passou, é um acto do mais puro e baixo oportunismo político. Haja respeito pela sua memória. O senhor em questão, poeta e deputado, não gostou das críticas de Matilde Sousa Franco, que acusou a candidatura de Alegre de "aproveitamento político". O mínimo, que poderia fazer era respeitar a sua dor. Mas não, qual marialva, ?a mim ninguém, etc...? a Senhora Dª Matilde que vá chatear o Camões, pois o dito poeta trovador poderia lá passar ao lado de uma boa oportunidade de se reclamar da herança de mais um que não o pode contradizer.

Que mais estátuas lhe faltarão abraçar. Que me lembre resta a do próprio, lá para os lados de Coimbra, e se der um saltinho a Santa Comba, talvez ainda termine o dia a depositar flores no túmulo daquele tipo que caiu de uma cadeira, cujo nome não me lembro.

 
Às 16 janeiro, 2006 23:19 , Blogger Tonibler disse...

Porra, mas o Alegre está a dar um banho ao Soares e vocês preocupam-se com as homenagens????

Pensem positivo, pensem que pelo menos assim ninguém vai querer ser o "herdeiro" de Soares e ninguém vai pôr flores a Nafarros...

 
Às 16 janeiro, 2006 23:26 , Blogger Mario Garcia disse...

Está a quê?
Onde?
O seu ódio por Soares turva-lhe o juízo, está visto.
É o Descrédito...

 
Às 16 janeiro, 2006 23:32 , Blogger HB disse...

Shôr PGA: os erros infantis que dá a português deveriam fazê-lo abster-se de escrever. Posso-lhe recomendar algumas gramáticas, prontuários e afins para que deixe de exibir a sua ignorância, que revela a sua cultura, o seu sentido de voto e a sua macabra anormalidade. Não me diga que quer votar "Gerónimo"... Se se estiver a referir a Jerónimo, esclareço que apesar de operário,não é tão imbecil!

 
Às 16 janeiro, 2006 23:51 , Blogger Tonibler disse...

Mas Garcia, ainda duvida que Manuel Alegre seja o próximo presidente da república???
Acho que vocês chuchas ainda não entenderam uma coisa: O PS já perdeu! Seja qual fôr o resultado de Alegre.
O que falta saber é se o país vai ganhar e se Alegre é presidente.

hb,

"Posso recomendar-lhe" e não "posso-lhe recomendar". Francamente, devia abster-se de escrever!

 
Às 16 janeiro, 2006 23:54 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Tonibler

Jantar na 4ª feira é importante.
Espectáculo na 5ª vamos encher o pavilhão e gritar

Alegre Presidente.

 
Às 17 janeiro, 2006 00:06 , Blogger Tonibler disse...

Elisário,

5ª feira não posso.
Jantar, vamos ver ainda.

 
Às 17 janeiro, 2006 00:23 , Blogger CMC disse...

Subscrevo todas as letras do Rui Pedro Nascimento.

 
Às 17 janeiro, 2006 00:25 , Blogger Mario Garcia disse...

Meus Caros,

Andam a ler demasiada poesia de ficção.
Deviam optar pelos neo-realistas...
O Alegre até tem alguns bons romances...

 
Às 17 janeiro, 2006 00:42 , Blogger Tonibler disse...

ALEGRE PRESIDENTE!

 
Às 17 janeiro, 2006 00:48 , Blogger Mario Garcia disse...

...DA JUNTA!!

 
Às 17 janeiro, 2006 03:14 , Blogger HB disse...

Tonibler: tem toda a razão na correcção apresentada, nas formas átonas a "Nova Gramática do Português Contemporâneo" por Celso Cunha e Luís F. Lindley Cintra (15ª edição, Ediçóes João Sá da Costa, 1999, p.302) esclarece no Ponto 2. que o pronome pessoal oblíquo não reflexivo átono "lhe" é aplicado no predicado do objecto indirecto.
Eu sei que apresentou a sua aparente sabedoria com base na discussão à volta do emprego frequente da expressão que deu origem ao livro de Jorge Sampaio, "Quero dizer-vos", uma vez que ele a utilivaza, aparentemente incorrectamente.
No entanto gostaria de lhe recomendar a obra citada, no capítulo 1, p. 5-8, "A noção do correcto." Como sei que nunca ouviu falar de tais matérias aqui fica a simplificação. A Língua é um instrumento variável e directamente dependente da verbalização, em contraste com a regra, norma, pura e dura. Daí que se possa, em meu entender, alterá-la em consonância com a sua expressão frequente. Mas não obstante e de acordo com a actual norma vigente, trata-se de facto de uma incorrecção com origem na fluência e não por desconhecimento, o que também pode acontecer.
Sobre a questão da fonologia recomendo Inês Duarte, "Língua Portuguesa Instrumentos de Análise", Edição Universidade Aberta, 2000, p. 53-54 e desenvolvimento em capítulos seguintes.

 
Às 17 janeiro, 2006 03:18 , Blogger HB disse...

Utilizava. E aqui é uma gralha dactilográfica, mas isso é outro assunto...

 
Às 17 janeiro, 2006 08:45 , Blogger Pedro Sá disse...

A militância não me obriga a apoiar, e muito menos a votar, o candidato apoiado pelo Partido.

Obriga-me, contudo, a não apoiar nem votar em outros candidatos.

É simples. Assim não fica a consciência de ninguém ofendida.

 
Às 17 janeiro, 2006 08:49 , Blogger Pedro Sá disse...

Curioso é que quem diz que o País ganharia se MA fosse Presidente é aquele que se acha bom demais para qualquer partido político.

Ou seja, tendo em consideração que não se dá sequer ao trabalho de fazer um, só pode ser considerado como parasita.

 
Às 17 janeiro, 2006 10:05 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro:

Se Sócrates tivesse escolhido Vara/Gomes/Narciso para candidato do PS, votarias exactamente da mesma maneira e dirias de Alegre exactamente o mesmo?

 
Às 17 janeiro, 2006 10:11 , Blogger Pedro Sá disse...

João:

Obviamente. Sou um militante disciplinado e orgulho-me disso.

Em qualquer caso, pensar nessa possibilidade é algo que transcende o meramente académico.

 
Às 17 janeiro, 2006 11:46 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro:

Temos concepções de democracia diferentes. Dizeres que depositas o teu voto em quem o PS disser é negar à partida a essência da Democracia. De Abril, mas também de Novembro!

Sou socialista, sou democrata, mas o meu voto é meu, e de mais ninguem.

Cada vez mais alegremente, vou votar Alegre!

PS: Transcende tanto o meramente académico, que nódoas dessas mandam no nosso partido localmente, de norte a sul. Já chegaram às CM's, já chegaram ao Governo, não falta muito para chegarem a PM e PR. É uma questão de tempo. E da abstenção continuar a subir.

 
Às 17 janeiro, 2006 11:50 , Blogger Pedro Sá disse...

1. Claro que não nego, porque participo nas tomadas de decisão nos termos próprios. E principalmente porque a militância torna-se uma verdadeira palhaçada se só servir para quando concordamos. E isso é o desrespeito absoluto das regras democráticas mais elementares.

2. Escusado será dizer que não subscrevo as palavras de suspeição que lanças sobre muitos dos nossos camaradas. Aliás, se achas isso, pergunto eu porque é que não entregas o cartão. Talvez porque no fundo saibas que estares a dizer isso é alinhar pela demagogia anti-política mais primária infelizmente propagandeada a toda a hora pela pior comunicação social do Mundo.

3. E, se assim fosse, resta saber quem não seriam nódoas. Provavelmente meia dúzia de intelectuais sem qualquer ligação à vida os quais são permanentemente elogiados nos jornais, ao contrário de quem fez alguma coisa, p.ex., nas organizações partidárias de juventude.

Por exemplo, e falando de alguém que muito prezo: para os jornalistas o Pedro Adão e Silva tem valor porque é um académico e esteve sistematicamente fora das lutas partidárias, o Pedro Sá com o currículo que tem ao nível da JS já será algo ao nível de um parasita.

 
Às 17 janeiro, 2006 12:08 , Anonymous Anónimo disse...

1. Não percebo essa da militância servir quando não concordamos. Até porque já disseste que não votarias em Alegre na segunda volta mesmo que o PS, pela disciplina partidária, to indicasse.

2. Eu tenho que me rever na declaração de princípios do PS, e não na totalidade dos seus militantes (nem sequer dos pontuais SG's)... Como tal não entrego o cartão porque quero lutar dentro do PS por um partido melhor, todos os dias.

3. Obviamente, por nódoas entenda-se gajos sem qualidade nenhuma que se servem dos partidos para chegar a um estatuto onde jamais chegariam por outra via. Seja ela académica ou profissional. Gajos que se servem dos defeitos da democracia para comer todos os dias, e assim a vão assassinando lentamente. Sim, nódoas, e temos muitas no PS.

Obviamente prezo imenso quem dedica grande parte do tempo livre à vida cívica, sob que forma for, não fosse eu dirigente da JS também. E desprezo a opinião publica(da) que acha que só os independentes são bons! Não confundir!

 
Às 17 janeiro, 2006 12:32 , Blogger Carlos Alberto disse...

Grau Zero da Politica

Na Lota de Matosinhos, aconteceu um momento da mais baixa politica.
Um candidato, visitou aquele espaço para homenagear um cidadão que ali perto faleceu, em campanha eleitoral. Cidadão esse ao qual nada o unia (Alegre foi contra a inclusão de Sousa Franco nas listas do PS ao Parlamento Europeu.), e apesar dos protestos da viúva.

E é esta a "esquerda" da cidadania. Nem o Paulinho das Feiras, desceu a tão baixo na politica.

Com esta atitude, que fique aqui registado se, por milagre, houver 2ª volta e este senhor estiver em confronto com Cavaco Silva,
VOTAREI EM BRANCO
e só não votarei em Cavaco, por respeito à minha consciencia.

MANUEL ALEGRE - N U N C A

"mais vale asno que me leve, que cavalo que me derrube." Gil Vicente.

 
Às 17 janeiro, 2006 12:47 , Blogger Pedro Sá disse...

1. Mas também não voto em qualquer outro candidato. E muito menos apoiá-lo.

2. O que não me implica que lances suspeitas sobre a generalidade dos dirigentes locais.

 
Às 17 janeiro, 2006 13:01 , Blogger Tonibler disse...

hb:

Não consigo expressar-lhe o quão eu me estou a cagar para isso tudo...Apenas dizer-lhe que se quer discutir ideias, faça-o sem focar no acessório. Porque se o meu camarada PGA entender exprimir-se em swaili é com ele.

 
Às 17 janeiro, 2006 13:45 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro:

Não lancei acusações sobre a generalidade dos dirigentes locais. Lancei sobre alguns, e acho estranho que, tu sim, generalizes para o outro lado, branqueando o facto de termos casos anti-democráticos dentro do PS em alguns sítios.

Sobre o não-apoio a MA que, pelos vistos, é partilhado com os teus colegas de blog, apenas tenho a lamentar.

Eu votarei pela esquerda, nas duas voltas!

 
Às 17 janeiro, 2006 14:34 , Blogger Carlos Alberto disse...

"Eu votarei pela esquerda, nas duas voltas!" - joão álvaro said...

Então o único voto consequente é Mário Soares.

Alegre, mais não é que um Marialvista, travestido de Homem de esquerda.

 
Às 17 janeiro, 2006 14:57 , Blogger Tonibler disse...

Marialvista??? Essa é nova. Porque gosta de fado, tourada, futebol, caça e outras coisas que os homens gostam?

Até ao fim da semana ainda vou ler que Alegre é um bruuutto!...

 
Às 17 janeiro, 2006 16:06 , Blogger Pedro Sá disse...

João:

1. Toma lá bem atenção ao que escreveste. Se não era isso que querias dizer foi o que disseste.

2. Casos anti-democráticos ? Anti-democráticos COMO e PORQUÊ ?

 
Às 17 janeiro, 2006 22:48 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro:

1. Obviamente, por nódoas entenda-se gajos sem qualidade nenhuma que se servem dos partidos para chegar a um estatuto onde jamais chegariam por outra via. Seja ela académica ou profissional. Gajos que se servem dos defeitos da democracia para comer todos os dias, e assim a vão assassinando lentamente. Sim, nódoas, e temos muitas no PS. Foi isto que eu disse, e reafirmo.

2. Podia ir mais longe, caro Pedro, muito mais, talvez a realidade que vivas localmente seja muito diferente da minha. Mas vou dar apenas um pequeno exemplo ao nível da democracia formal. Outros casos, de outros tipos, ficam para quando falarmos pessoalmente. Existe uma Federação, por exemplo, que vai ter em funções um Presidente durante um ano e meio (sim, 500 dias) sem ter sido eleito.

3. Acabei de chegar a casa do comício de MA no Porto. Realço que, no Domingo, fui assistir ao de MS em Vila Real. MA pode ter muitos defeitos, que terá, como todos nós. Mas foi sem dúvida nenhuma o melhor comício a que assisti até hoje. MA ganhou hoje muito mais do que o meu voto. Gostaria que todos os socialistas assistissem ao mesmo que tive oportunidade de assistir em 60 horas, podendo dizer que vão votar em consciência.

 
Às 18 janeiro, 2006 08:37 , Blogger Pedro Sá disse...

João:

1. Não sei se é correcto chamar a isso servir-se dos partidos. Essas pessoas de que falas dão o litro fazendo coisas que talvez a grande maioria das pessoas não estivesse disposta a fazer.

2. O Partido tem regras estatutárias para essas situações.

3. Resta saber o que é "muito mais que o meu voto". Já estou mesmo a imaginar a turba de românticos inveterados que esteve nesse comício.

Aliás, se há coisa que me irrita profundamente é a falta de pragmatismo da esquerda, o que se vê nas eleições presidenciais. A direita apenas uma vez não esteve unida nessas eleições, e porque o PSD decidiu apoiar Mário Soares. Obviamente que a posição tomada por Manuel Monteiro em 1996 não conta muito para a história, uma vez que:
- não existia outro candidato de direita;
- a grande maioria dos eleitores CDS terá votado em Cavaco Silva;
- o posicionamento do CDS nessa altura seria algo semelhante ao do Partido Radical italiano, i.e., parecendo que não muito mais de centro que de direita...pelo menos quanto ao posicionamento político de metade dos eleitores.

Este romantismo e a mania dos princípios levam-me à mais absoluta exasperação.

 
Às 18 janeiro, 2006 09:43 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro:

1. Visões diferentes da política...

2. Tem regras, não são cumpridas... logo, anti-democracia.

3. Mais do que o meu voto é o meu respeito e admiração pelo poder de discurso, que eu imaginava bem melhor em MS e bem pior em MA.

4. A direita une-se em torno do poder, a esquerda em torno de ideais. Não foi isso que nos impediu de ter até hoje, pelo menos, metade das vitórias eleitorais. Visões diferentes da política...

 
Às 18 janeiro, 2006 10:12 , Blogger Pedro Sá disse...

Sem poder não é possível servir, caro camarada....e o romantismo não leva a lado nenhum.

 
Às 18 janeiro, 2006 11:53 , Anonymous Anónimo disse...

Daí eu ter realçado o facto de "estranhamente" termos ganho muitas eleições seguindo ideais e não apenas unindo-nos para partilhar o poder...

Mas se quisermos ser pragmáticos, ainda por cima, está mais do que visto que sem qualquer uma das 4 candidaturas de esquerda MS sofreria uma humilhante derrota à primeira contra CS...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial