terça-feira, janeiro 24, 2006

The Day After

Estando finda esta maratona que foi a campanha eleitoral das eleições presidenciais, julgo adequado fazer-se neste blog uma calma reflexão sobre os resultados eleitorais ao longo dos próximos dias.

Da minha parte, vou procurar fazer esta reflexão pelos seguintes blocos:
Cavaco Silva;
Mário Soares;
Manuel Alegre;
Jerónimo, Francisco e Pereira;
Comunicação Social & Sondagens.

Para já, estando lançado o repto para sugestões, lanço uma questão inicial:

Em quem terão votado os anti-soaristas pavlovianos?
Em Cavaco ou Alegre?

12 Comentários:

Às 24 janeiro, 2006 16:55 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Caro Garcia

Bons olhos o vejam

Existe eleitorado que não vota em Mário Soares mesmo que se sorteasse um carro, esse eleitorado existe à esquerda no PCP à direita no PSD, Manuel Alegre não pescou nessas aguas, o eleitorado de Manuel Alegre é eleitorado do PS, algum do PCP e do BE.

 
Às 24 janeiro, 2006 17:25 , Blogger Mario Garcia disse...

Caro Elisário,

Veja o exemplo do seu amigo Tonibler...

 
Às 24 janeiro, 2006 17:32 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Mário

Você acredita naquele ódio todo?

aquilo é só provocação, tenho a certeza que numa conversa cara a cara Tonibler não dizia metade do que disse.

 
Às 24 janeiro, 2006 17:51 , Blogger Mario Garcia disse...

Caro PGA,

O seu caso de anti-soarismo pavloviano está bem diagnosticado: cavaquite aguda.
(E se espera que 'O Velho' vai ficar reformado, é pq continua a não o conhecer...).

No caso do Tonibler, ele q apareça por aqui...

 
Às 24 janeiro, 2006 18:43 , Blogger Tonibler disse...

Caros, caros,

Cá estou eu a salivar...

O camarada Garcia, apesar da reflexão que tem feito dos resultados eleitorais, não conseguiu ainda perceber nada do que lhe foi explicado durante dois meses, nem aquilo que os resultados revelam.
Depois de lhe ter dito 200 vezes que PR é uma questão de carácter, o camarada Garcia continua a ver a coisa como o eleitorado daqui e dali. É a precepção que as pessoas têm do candidato e das suas possibilidades que interessa, não se ele é apoiado ou não por aquele partido.

E Soares tem um carácter que transforma 45% em 14%. Alegre um carácter que transforma 0 em 20% e Cavaco um que transforma 30% em 50%. Se este foi para ali, se foi para aqui, isso é tudo treta porque os actos eleitorais são independentes entre si.

Deixe-me acrescentar outra coisa, camarada Garcia. Eu votei e apoiei Manuel Alegre pelo que a personagem representa de Portugal e por considerar que seria uma figura forte e consensual, como o é fora dos ridículos 14%. Muito mais que Cavaco Silva. Não tenho problema nenhum em dizer que sou liberal, sem filiação, e apoiei alguém que, politicamente, tem ideias muito diferentes das minhas por achar que para o cargo em causa isso era irrelevante face às qualidades que já apontei. Uma questão de carácter!

Curiosamente, ou não, nunca fui apelidado de anti-Jerónimo, anti-Cavaco ou anti-Garcia. É verdade que não considero Mário Soares digno de ocupar a cadeira de PR(ou qq cadeira), mas apoiaria Manuel Alegre mesmo sem Soares. Esse complexo de inferioridade que vem dos apoiantes de Soares, vem dos apoiantes de Soares, não vem de mais lado nenhum.

Mas fique feliz, porque não haverá mais nenhum anti-....anti-quê?

 
Às 24 janeiro, 2006 19:54 , Blogger Mario Garcia disse...

Caro Tonibler,

Obrigado por corresponder às expectativas, mostrando o seu caso concreto de anti-soarismo pavloviano.

«Soares tem um carácter que transforma 45% em 14%»
«não considero Mário Soares digno de ocupar a cadeira de PR(ou qq cadeira)»

A discussão pode assim continuar com mais clareza.

 
Às 24 janeiro, 2006 21:59 , Blogger Carlos Alberto disse...

A candidatura de Alegre foi uma birra, depois do "terrível" aparelho socialista não lhe ter feito a vontade. E foi ainda uma birra pessoal por o candidato escolhido ser Mário Soares. Se fosse outro o candidato do PS, Alegre não avançava. E mais. Muita da animosidade que Mário Soares encontrou na campanha, e que lhe custou a humilhação do resultado final, foi instigada por Alegre e seus apoiantes, que ostentensivamente quiseram virar os militantes e eleitores socialistas contra Soares.
(...)
Manuel Alegre é a última pessoa que pode falar contra os aparelhos partidários. Ele sempre foi um aparelhista do PS. Foi em favor dos interesses do aparelho do PS que Alegre se manifestou contra a presença (exagerada, segundo ele) de independentes oriundos dos "Estados Gerais" nos governos de António Guterres, acusando-os de não serem verdadeiramente de esquerda.

A inveja e o sectarismo ideológico de Alegre, e outros como ele, enfraqueceu a qualidade da composição do governo, deteriorando a governação, à medida que os independentes foram saindo, substituídos por aparelhistas muito pior preparados para governar. O pântano a que António Guterres se referiu, quando fugiu das suas responsabilidades, estava dentro do seu partido. E continua a estar. É bom que José Sócrates se ponha a pau...

in:GLQL

Vai ser candidato ao Parlamento Europeu, como antes, já tinha amansado quando, sem motivo político aparente, arranjaram um lugarzito de deputada à irmã - é deputada sabiam?..."

 
Às 24 janeiro, 2006 22:00 , Blogger Carlos Alberto disse...

Em quem terão votado os anti-soaristas pavlovianos?

Resposta: Obviamente no Poeta Alegre. Reconheço que a maioria dos eleitores de cavaco, ainda consegue ser moralmente superior.

 
Às 24 janeiro, 2006 22:17 , Blogger Tonibler disse...

Caro Garcia,

Sinto-me lisonjeado por avaliar 20% dos eleitores portugueses pela minha opinião. É um pouco excessivo. Por 18,5% ainda vá...

 
Às 25 janeiro, 2006 02:09 , Blogger Mario Garcia disse...

Caro Tonibler,

Escusa de ficar lisonjeado, pois apenas o apontei como exemplo de um anti-soarista pavloviano que votou em Manuel Alegre.
A sua opinião vale por si (tal como a minha).

Felizmente, a maioria do eleitorado de Alegre não votou nele por causa de Soares, nem existem assim tantos anti-soaristas pavlovianos.

E dentro dos anti-soaristas pavlovianos, a maioria deve ter votado em Cavaco.

(Sobre Alegre, espero podermos reflectir noutro post).

 
Às 25 janeiro, 2006 08:34 , Blogger Pedro Sá disse...

Carlos Alberto:

Bote sectarismo ideológico nisso.

 
Às 26 janeiro, 2006 13:01 , Blogger Tonibler disse...

Caro Garcia,

Significa, então, que o seu post não fazia mesmo sentido. Bem me parecia que era cegueira a mais...

Já agora, passe essa visão ao Sá que está completamente obstruído.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial