segunda-feira, janeiro 23, 2006

ARGH !

O combate para as Presidenciais de 2011 começa aqui. Os resultados de ontem permitem antever a possibilidade de uma vitória clara da esquerda nessas eleições.

Para já, leiam isto.

33 Comentários:

Às 23 janeiro, 2006 11:48 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Pedro Sá

Você é imparável e impagável, continue que vai longe, gostaria de ver da sua parte uma análise de como e porque o seu candidato ficou com 14%, uma análise séria e lógica, não vale as coisas que você costuma escrever.

 
Às 23 janeiro, 2006 12:13 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Analisar estas eleições é de certa forma um exercício difícil de efectuar.

Quem é que na esquerda perdeu realmente as eleições?
No caso de existir um vencedor na esquerda, quem foi?

Quem é que mais prejudicou a esquerda nestas eleições?
Quem é que mais contribuiu para uma possível vitória da esquerda?

Tudo vai ficar na mesma na esquerda, após estas eleições?
Quais as transformações que se irão dar?

Quem é que, na esquerda, mais contribuiu para a vitória de Cavaco?
Quem é que, na esquerda, mais difícil tornou a vitória de Cavaco?

O que é que devemos chamar a um governo que em plena campanha eleitoral aumenta o imposto sobre os produtos petrolíferos e desencadeia uma guerra com o funcionalismo público?

Estas são perguntas que eu gostaria, se os meus amigos estiverem de acordo, que me respondessem.

Não vale truques de ilusionismo nem respostas tipo; porque sim, porque sim e porque sim, ou ainda porque o candidato ?tal? não é do Benfica.

 
Às 23 janeiro, 2006 12:41 , Blogger Pedro Sá disse...

1. Quem as perdeu realmente ? Francisco Louçã. Tinha tudo para ganhar e não as ganhou.

2. Jerónimo de Sousa, ponto final.

3. Manuel Alegre (doravante designado como o TRAIDOR FASCISTA) e a sua candidatura divisionista, divisão que fez 8 a 10% do total do eleitorado, votante fixo PS, a ficar em casa.

4. Não se pode falar nesses termos.

5. Princípio do fim do Bloco. Deve ser o único mérito do TRAIDOR FASCISTA.

6. O TRAIDOR FASCISTA e a sua estratégia divisionista e provocatória.

7. Jerónimo de Sousa, admita-se.

8. Desde a aprovação do OE que se sabia do aumento do ISP. Não é novidade.

9. Era o que mais faltava. A "guerra" já estava desencadeada ao tempo. E, claro, os Elisiários deste mundo queriam que ficasse tudo na mesma...quando o que o Governo deveria realmente fazer era despedir todos os funcionários públicos a mais, bem como reduzir o subsídio de desemprego para o valor do salário mínimo e por um período máximo de 6 meses.

Diga-se também que começo a ter dúvidas relativamente à bondade do RMG. Ainda ontem senti-me totalmente sem argumentos discutindo a coisa com militantes do PSD que firmemente são contra ele...

 
Às 23 janeiro, 2006 12:50 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

O Pedro Sá

Já desopilou os figados contra o Manuel Alegre, agora a sério, responda-me às perguntas que eu fiz.

 
Às 23 janeiro, 2006 13:21 , Blogger Bekx (JGG) disse...

Uma característica dos fascistas é o ódio que destilam pelos democratas.
Não fazes mesmo ideia nenhuma do que andas aqui a fazer, pois não?
Tanto disparate, ofensa e falta de educação já cansam.
Devias pensar um bocadinho de vez em quando.

 
Às 23 janeiro, 2006 13:42 , Blogger Pedro Sá disse...

Exactamente. Uma característica dos fascistas é o ódio que destilam pelos democratas.

Precisamente por isso.

 
Às 23 janeiro, 2006 13:47 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro:

stou sem reacção perante os teus comentários. Isso não é de um democrata pá!

 
Às 23 janeiro, 2006 13:54 , Blogger Pedro Sá disse...

O que não é de democrata são as sucessivas atitudes do TRAIDOR FASCISTA, antes e durante este processo.

Precisamente por ser democrata é que certas pessoas me enojam.

 
Às 23 janeiro, 2006 14:20 , Blogger Filipe Gil disse...

Sá, passate-te um pedaço. O Alegre tem mérito. Muito mesmo. E sabes o que achei da campanha dele. Mas, o grande derrotado nem foi o Mário Soares, mas o PS e TODOS os seus militantes.

O Louçã não ganhou nem perdeu. Manteve. Tudo porque ainda não é o tempo dele.

Agora Traidor Fascista? Isso devia ser o nome do Sócrates, que primeiro aliciou o homem mas que se arrependeu logo a seguir.

Manuel Alegre está de parabéns, e devia era fundar um novo partido com o Bloco de Esquerda. Vias logo o PS a passar para 3 lugar...

 
Às 23 janeiro, 2006 14:21 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro:

Mas tu achas mesmo que foi por causa de MA que o PS fez esta figura de urso nas eleições? Então mas as ilacções que retiras são só para MA?

E desculpa mas a maneira como comentas estes resultados não são de um democrata.

 
Às 23 janeiro, 2006 14:44 , Blogger Pedro Sá disse...

FG,

1. Mérito não sei em quê.

2. Se chamas perder não sei quantos votos para o TRAIDOR FASCISTA manter...

Aliás, admirava-me era se não o defendesses. Pura e simplesmente aos poucos as pessoas vão-se fartando daquele estilo de padre.

3. Infelizmente muita gente acreditou nessa história. Mas TU por exemplo espetavas 80-15 a outro gajo em directas e depois ias querê-lo para candidato à Presidência ? Eu nunca na minha vida. E tenho a certeza que o Sócrates também não.

Infelizmente, tal como o Durão fez em relação ao Guterres, uma mentira contada muitas vezes torna-se verdade para muitos.

4. Como se o Bloco estivesse interessado nisso.

5. E tu satisfeito com isso, era o poder nas mãos da direita em meio tempo.

 
Às 23 janeiro, 2006 14:45 , Blogger Pedro Sá disse...

João:

Não acho, tenho a certeza. Todo o cenário de divisão desmobilizou os eleitores.

E quem é que dividiu ? O TRAIDOR FASCISTA, evidentemente. Espanta-me é que para entre 25 a 33% do eleitorado PS ele surja como alguém extremamente aceitável.

 
Às 23 janeiro, 2006 15:08 , Blogger João Gundersen disse...

Há alguns anos um prisioneiro político cubano foi libertado e falava com uma grande calma sobre o regime, e quando lhe perguntaram como é que ele conseguia disse simplesmente que não odiava Fidel, nem nenhum dos seus torcionários, naturalmente tambem não gostava deles, não tenho dúvidas que Mandela equilibrou a Africa do Sul porque tratou a questão sem ódios. O ódio é um sentimento destrutivo do próprio, tanto quanto a vontade de destruir os outros. Infelizmente neste blog tem sido uma constante nas derrotas, o que revela para além de uma infantilidade enorme, uma tremenda falta de sentido democrático, aliás muito comum na esquerda bem pensante, para quem democracia é só quando ganham. Comecei a frequantar este blog porque escrevia aqui um colega do Moderno, e ainda que eu não seja e modo algum saudosista, que a minha ideia dele seja algo vaga e raramentte me identifique com as vossas posições, existia uma espécie de curiosidade, que terminou. Gostaria que crescecem um bocadinho, que ganhem um pouco de espírito crítico e sobretudo que percebam que na democracia ganha-se, perde-se e isso faz parte da vida.

 
Às 23 janeiro, 2006 15:15 , Blogger Pedro Sá disse...

Certamente que o João Gundersen anda distraído. Aqui ninguém pôs em causa o vencedor das eleições.

Mais. Não é certamente o próprio, nem ninguém, que me vem dar lições de democracia, nem de maturidade.

Muito menos quanto a ódio ser bom ou mau. Moral cada um tem a sua, e dispenso juízos generalizadores relativamente a isso.

 
Às 23 janeiro, 2006 15:56 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro:

Está visto como é que alguns dentro do PS vão camuflar o tremendo erro (se é que o objectivo não era humilhar MS) de Sócrates. Passando o ónus da derrota para MA, o único que tirou votos a Cavaco e à abstenção. Eu sei do que falo porque tenho casos concretos de quem não ia votar e foi pra votar em MA, ou de quem ia votar em Cavaco mas na primeira volta votou MA. Obviamente que os motivos desses votos podem ser discutiveis, a moral de MA pode ser discutivel, etc, mas achar que MS sozinho tinha mais de 35% é ANEDÓTICO.

Incomoda-me ver supostos democratas conviver assim com a derrota política, a da esquerda mas sobretudo a de MS e de Sócrates. Aliás só assim se compreende que chames a MA traidor fascista (com que leviandade usas esse termo, para insultar um camarada que esteve preso para poderes escrever essa palavra hoje!).

Por íltimo, gostaria de saber o que pensas que deveria ser feito a MA ao nível de sanções internas, e já agora a militantes como eu, que votaram nele porque acharam que ele era o melhor candidato a PR.

 
Às 23 janeiro, 2006 16:06 , Blogger Pedro Sá disse...

1. Erro foi o aparecimento de uma candidatura divisionista, causa básica de 8 a 10% dos eleitores portugueses, votantes do PS, terem ficado em casa.
Esquecer isto é esquecer o fundamental.

2. Disse e repito: por baixo de uma máscara de grande defensor da liberdade e afins temos um fascista de primeira que não respeita ninguém, acha que a sua opinião vale mais que a dos outros, arrogante e elitista.

E lá por ter estado preso não lhe dá o supremo ar de ser fascista.

Aliás, insuspeitos socialistas dizem que o mesmo informava os movimentos de libertação nos actuais PALOP do posicionamento do Exército português, o que é manifestamente condenável porque colocava em risco a integridade física dos pobres soldados que em muitíssimos casos iam para uma guerra sem saber porquê.

Mais: leviano é ele. Eu não.

3. Os estatutos do PS são explícitos: há matéria de facto para a expulsão do TRAIDOR FASCISTA.

Jorge Coelho prestou um péssimo serviço à democracia interna nos partidos portugueses ao dizer que esse mesmo não iria ser expulso.

Isto porque uma coisa é os órgãos directivos do PS não avançarem com um processo disciplinar. Outra coisa é estar a descredibilizar na praça pública os órgãos jurisdicionais do Partido, dando claramente a entender que só existem julgamentos políticos e não uma verdadeira apreciação tendo em conta os Estatutos.

Infelizmente, os Estatutos do PS não permitem a imposição de outras sanções no caso concreto.

Por princípio, considero que quem apoie candidaturas e listas diferentes das apoiadas pelo Partido, ou posições diferentes da adoptada pelo Partido em referendo, deve ser imediatamente expulso.

Contudo, a análise que faço da situação em concreto é bem diferente. Há uma série de pessoas cujo comportamento foi 100% condenável (Helena Roseta, Ana Sara Brito e afins), sendo que a generalidade dos apoiantes se podem caracterizar como líricos, românticos e iludidos.

Pelo que acabaria por não ser justo expulsar estes últimos.

4. Pergunto-me eu o que está a fazer num partido político quem não está disposto a lutar pela posição adoptada pelos órgãos democraticamente eleitos só porque acha que outro "é melhor candidato".
Já agora para a Câmara vais apoiar outra lista. Etc.

 
Às 23 janeiro, 2006 16:32 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro:

1. Explica-me (matematicamente se for possivel, a minha área profissional é essa e não a retórica) como é que duas candidaturas deixaram em casa "8 a 10 por cento dos portugueses votantes do PS".

2. "que a sua opinião vale mais que a dos outros, arrogante e elitista." Infelizmente parece-me cada vez mais que esta descrição encaixa em alguns supostos socialistas, onde te incluo.

3. Também já ouvi muitas histórias sobre os negócios de Soares e nunca lhes dei ouvidos, porque como é obvio quem não foi acusado e condenado é inocente e o resto é merda (rumores).

4. Não percebo como defendes a expulsão de MA e não de quem o apoiou. Talvez te custe fazer contas e perceber que ficavas sem partido...

5. Quem está num partido político assim está lá porque acha que os partidos políticos são locais onde se deve debater a democracia e o país/concelho/cidade/freguesia. Quem submete esse papel dos partidos à carneidarização dos mesmos é que não tá lá a fazer nada. Um partido não é um clube de futebol.

Nota 1. Há algo nos estatutos sobre destituir um SG que decide um apoio a um candiadto antes dos órgãos próprios decidirem?

Nota 2. O 25 de Abril não se fez para que deixasse de ser o Salazar (figurado, claro) a decidir o meu voto para passar a ser o SG do meu partido. Se calhar por isso é que os partidos estão como estão, vazios (de tudo).

Nota 3. A tua análise aos resultados termina então nesses 10% de portugueses que MA obrigou "usando palavras deste blog" a ficar em casa?

 
Às 23 janeiro, 2006 16:47 , Blogger Pedro Sá disse...

1. Bastou a observação da abstenção em algumas mesas de voto e alguns telefonemas estratégicos para zonas do País claramente de esquerda ou de direita para saber como ia a abstenção. Junte-se a isso a verificação dos resultados de Jerónimo de Sousa e temos as contas feitas.

2. Dizer que eu sou suposto socialista essa passa-me ao lado, agora que eu sou arrogante e elitista só pode ser mesmo para rir.

3. Há suspeitas e suspeitas. Ninguém disse que Mário Soares andou a contribuir para mortes.

4. É uma pura questão, em primeiro lugar, do que está escrito nos Estatutos. Em segundo lugar, de avaliação política.
Não penses que teria problemas em expulsar 10,000 militantes se for caso disso.
Nos partidos, só faz falta quem lá está.

5. Oh sim, que debates altamente produtivos, "a democracia" e afins. Partidos são para se encontrar soluções, e o debate é apenas um meio e não um fim.
Chegada a altura de decidir, funcionam as regras democráticas. Considerar legítimo que quem esteja em minoria dentro de um Partido pode andar cá fora a fazer o que quer é meio caminho andado para a destruição dos partidos, logo da democracia.

6. Não conheço os Estatutos do PS como os da JS. Não posso responder com certezas. Mas estou praticamente certo de que a figura da destituição não existe. Apenas a possibilidade de antecipar o Congresso Nacional.
Em qualquer caso, sendo pelo menos à primeira vista absurdo que um partido decida apoio antes da apresentação de uma candidatura, faria alguma lógica o candidato estar a apresentar-se ao País sem os seus mais destacados apoiantes ? Não me parece.

7. Os partidos estão como eventualmente estarão absolutamente por causa da prevalência desse tipo de ideias. Sim, as que preconizas.

E, em qualquer caso, não decidem o voto. Mas decidem um NÃO APOIO.

8. Ninguém obrigou ninguém a ficar em casa. Esse foi o comportamento escolhido por muitos eleitores perante o quadro que apenas aconteceu com a emergência de uma candidatura divisionista.

 
Às 23 janeiro, 2006 17:21 , Anonymous Anónimo disse...

1. Continuo a não estar elucidado sobre os 10%. Mas os 10% iam votar MS porquê? e porque carga de água os 10% que votariam MS passaram para a abstenção? Porque passaram, com a introdução de uma segunda candidatura da área socialista, para a abstenção e não para essa candidatura? Como pode uma A (nova candidatura) ter efeito na passagem de B (voto em MS) para C (não votar)?!

2. Já demonstraste várias vezes aqui alguma arrogância. Quanto ao posicionamento ideológico tu mesmo o puseste em causa quando dizes que tens dificuldade para encontrar argumentos que te diferenciem de amigos do PSD em questões sociais nesta caixa de comentários. Já agora o que achaste de Sócrates ter falado enquanto MA falava?

3. Portanto para ti não funciona a presunção de inocência em rumores sobre mortes?

4. Tinha ficado com a ideia que o problema era expulsar os 10 mil... Fiquei sem perceber então porque achas que não é "justo"...

5. A questão é o processo de decisão. A altura de decidir, neste caso, chegou antes do debate.

6. Portanto concordas que tudo se passe e decida nos bastidores, entre 2 ou 3 dirigentes do PS? E que os militantes votem posteriormente sem questionar os porquês?

7. Divergimos quanto à análise dos factos relativamente ao porquê dos partidos estarem como estão. O que achas que deve pensar um cidadão que votou Sócrates com base num programa que preconizava manter os impostos e cujo mentor, uma vez PM, contrariou?

8. Reforço o pedido para explicares como pode alguem, perante uma candidatura de MS, decidir votar MS, e perante a entrada em cena de MA, decidir ABSTER-SE...

 
Às 23 janeiro, 2006 17:35 , Anonymous Anónimo disse...

Caro Sr. Pedro Sà,

Será que me pode explicar quais as razões pelas quais se considera Socialista? pelo seu discuro mais parece pertencer a um partido de centro direita.

Cumprimentos,
RM

 
Às 23 janeiro, 2006 17:59 , Blogger Bekx (JGG) disse...

Rui Matias,

Dispensamos a ofensa barata e idiota.
Deixa lá a direita em paz e aproveita para reflectir um bocadinho sobre o que se passa na esquerda.

 
Às 23 janeiro, 2006 19:59 , Blogger Pedro Sá disse...

1. Perante um cenário de divisão e um Cavaco apresentado como vencedor antecipado desmoralizaram e acabaram por não votar.

2. Arrogância, eu ? LOL.

Não coloquei em causa nenhum posicionamento ideológico. Aliás, o que mais falo aqui é de combater a direita. Senti-me foi sem argumentos perante os argumentos dos PSDs contra o RMG, ponto final.
Quanto a isso, qualquer pessoa que conheça a distância entre o Altis e o Rato tira a conclusão óbvia de que foi um acaso.

3. Não foi isso que eu disse.

4. Porque é um caso notório de pessoas que foram totalmente iludidas.

5/6. Não há na prática alternativa a isso. E os militantes é que escolhem os dirigentes.

7. José Sócrates fez o que tinha a fazer. Era necessário dinheiro no imediato, contava com um défice de 5% e apanhou 6,8.

8. Tivesse o TRAIDOR FASCISTA sido imediatamente expulso e mesmo José Sócrates eventualmente ameaçado demitir-se queria ver...

 
Às 23 janeiro, 2006 20:00 , Blogger Pedro Sá disse...

Rui Matias, vá ver aos arquivos do DESCRÉDITO e tem lá todas as razões...

 
Às 23 janeiro, 2006 20:25 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro:

1. Considero-te inteligente e portanto acredito que não penses na realidade o que tás a dizer. Caso contrário, é o Descrédito.

2. uhmmm... pois... em relação ao Sócrates ter mostrado quem manda... uhmmm... Considero-te inteligente e portanto acredito que não penses na realidade o que tás a dizer. Caso contrário, é o Descrédito...

3. Caso fechado. Continua com a birrinha de chamar fascista a alguém com o passado de MA. Mostra a tal arrogância de que falavamos...

4. Aqui dás-te ao luxo de saber porque é que um milhão de pessoas e milhares de militantes votaram MA. Não será superioridade intelectual do tipo "eu não me engano"? Pois bem, eu nã me iludi, votei conscientemente MA. Defendes a minha expulsão?

5/6. Na prática há alternativa a isso. Mudem-se os estatutos, inove-se a democracia.

7. Sócrates mentiu. Devia haver uma lei que destituisse imediatamente quem violasse uma de 3/4 promessas eleitorais fundamentais. Só caiam os 2 ou 3 primeiros governos. Não ponho em causa a necessidade do aumento dos impostos, mas se pensas que ele contava com 5%... uhmm... Considero-te inteligente e portanto acredito que não penses na realidade o que tás a dizer. Caso contrário, é o Descrédito...

8. Caso MA tivesse sido expulso, dia 12 era eleito presidente. Sem dúvidas. Aliás, tal como tenho a ideia (sem tantas certezas no entanto) que caso o PS tivesse feito o que devia e o tivesse apoiado, também ganharia.

 
Às 23 janeiro, 2006 21:01 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Só mesmo eu e Manuel Alegre é que fazemos com que um post seu tenha 27 comments

 
Às 23 janeiro, 2006 21:50 , Blogger Pedro Sá disse...

1. Não só penso como tenho a certeza. E sei que o Mário Garcia, p.ex., concorda.

2. É bom que acredites. Embora isto seja como a constituição de Núcleos na JS...o sistema está longe de ser perfeito mas não se arranja melhor.

3. Olha agora. Então ele acha-se no direito de dizer quem é ou não socialista e não é arrogante e eu já sou ?
E que passado ? O de PARASITA ?

4. Os militantes do PS nessa circunstância são claramente ou românticos, ou ingénuos, ou iludidos. Não há outra possibilidade, a partir do momento que é mais que notório que nunca estiveram (ao contrário da clique) em clara má fé nem de má vontade.

5. Essa do teu ponto 7 só pode ser para rir. E era um perfeito hino à irresponsabilidade.
Claro que não é uma surpresa depois da atitude lamentável que tiveste nas presidenciais ver-te a seguir o diapasão anti-Sócrates. Aliás o TRAIDOR FASCISTA apenas é movido por um desejo: derrubar Sócrates.

6. Tenho a certeza que qualquer desses cenários nunca aconteceria.

 
Às 23 janeiro, 2006 22:27 , Blogger Carlos Alberto disse...

Quando vejo o Sr. Poeta Alegre a discursar, vendo os seus gestos no final de cada frase, quase me faz lembrar, um Socialista italiano, que também tinha a mania de que era portador de toda a razão e acabou fundando o Partido fascista italiano. Os gestos, são quase semelhantes. Ainda não começou a cruzar os braços frente ao peito. Mas já faltou mais...
Até porque no discurso já impera o "quem não está comigo, está contra mim".

E aquele patético, "a mim ninguém me..."

É o descrédito.

 
Às 23 janeiro, 2006 23:00 , Blogger Tonibler disse...

OLHÒ TOOODDDOOOO LÁ DENTRO! ESTÀ TOOODDOO LÁ DENTRO! NÃO CHORA!

 
Às 23 janeiro, 2006 23:24 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro:

1. Em relação a essa coisa dos 10% de socialistas que ficaram em casa porque tinham 2 socialistas para escolher, mas que se só houvesse um iriam votar... estamos conversados, fazemos contas diferentes.

2. Se Sócates realmente não sabia que MA estava a falar, não sei para que servem acessores e afins. Gostava de ver ele a falar por cima de Cavaco e vir com essa desculpa.

3. Gosto de pensar em mim como um cidadão consciente, que se informa e reflete sobre os candidatos. Se o facto de não me mover nenhum ódio a Sócrates me retira do grupo dos "expulsaveis" por ti, seja. Mas não me consideo nem ingénuo, nem romantico, nem iludido.

4. Se houver congresso extraordinário, votarei Sócrates. Obviamente que tirando isso continuarei a lutar para que o partido evolua no sentido que eu defendo. Relativamente ao hino à irresponsabilidade, o que dizer de atitudes como a de Sócrates relativamente aos impostos. Talvez quando a abstenção atingir os 80% abrindo caminho a que o teu odiado Bloco chegue ao poder, mudes de opinião quanto às atitudes nos que descridibilizam a todos nós, politicos.

5. E eu tenho a certeza que um MA expulso do PS ganharia as eleições de caras.

 
Às 23 janeiro, 2006 23:26 , Blogger Mario Garcia disse...

Tonibler,
Não lhe estão a dar atenção no IV República?

 
Às 24 janeiro, 2006 12:32 , Blogger Tonibler disse...

Caro Garcia,

Quero lá saber. Isto aqui é muito melhor. ..Não chora! Tooooodddoooo!....


E, ainda, quero recordar os descréditos de todas as vezes que disse que Soares ia levar uma sova das antigas e que ía sair pela porta pequena da história por onde nunca devia ter entrado!


Ui, ca bom!....

 
Às 24 janeiro, 2006 13:00 , Blogger Mario Garcia disse...

Veja lá...
O Miguel Frasquilho pode estar a precisar de um comentário seu para se vir...

 
Às 24 janeiro, 2006 14:30 , Blogger Tonibler disse...

Não chora!...Olha ele todo lá deeennntro!...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial