quarta-feira, janeiro 18, 2006

Assim sim

Finalmente alguém que percebe que a luta pelo casamento civil entre pessoas do mesmo sexo não é a táctica mais correcta...

Por mim, continuo na mesma. Ainda que no estado actual de coisas me pronuncie a favor da reivindicação, tal defesa mais não faz do que ajudar à sacralização social do casamento.

O caminho passa pela abolição da figura do estado civil. Mude-se o que há para mudar em termos legislativos: se do casamento decorrem actos jurídicos, tal é consequência de tempos em que na maioria dos casos não se casava por amor.

Ora, se a causa do casamento são afectos, é monstruoso que daí decorram efeitos jurídicos. Não faz qualquer sentido.

E, para já, numa primeira fase, reduza-se o estado civil ao solteiro e ao casado. A existência de outros estados civis é profundamente discriminatória e mesmo socialmente condicionante, porque parte do princípio de que o estado civil normal é o casado, sendo os restantes meros antes e depois.

2 Comentários:

Às 19 janeiro, 2006 00:09 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Já que você nos impossibilitou de comentar o Post "Com o Coração e Com a Razão" tomei a liberdade de o fazer aqui, o Pedro Sá que me desculpe.

Excelente fotografia, é com aquele PS que eu me identifico, vêm-se na fotografia 3 grandes figuras do socialismo democrático que já não fazem parte deste mundo, vislumbra-se ainda um ombro que penso ser de outro grande socialista, eu tenho esta fotografia completa, mudei de escritório e ainda tenho muitas coisas em caixas o que me impossibilita no imediato de confirmar as minhas suspeitas, no entanto estou de acordo com o seu texto, exceptuando as razões do voto.

 
Às 19 janeiro, 2006 10:32 , Blogger Elisiário Figueiredo disse...

Mário Garcia

Uma rectificação, são 4 as figuras é que não contei o Mário Soares.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial