terça-feira, maio 17, 2005

Politest

Fiz o Politest, agradecendo o link ao Barnabé.

O teste tem algumas imperfeições, e o resultado deu este:

Vous vous situez plutôt à gauche.

Aucun parti ne correspond exactement à vos opinions.
Cependant, les partis dont vous êtes le plus proche (dans l'ordre)

1. le Parti Radical de Gauche (PRG)
mais vous ne partagez pas la même opinion sur l'importance de la responsabilité personnelle des gens.
Le PRG est plutôt POUR la Constitution européenne.

2. l'UDF
mais vous êtes plus ouvert sur les questions liées à l'évolution des moeurs.
L'UDF est résolument POUR la Constitution européenne.

3. le Parti Socialiste (l'aile droite du Parti Socialiste)
mais, en règle générale, vous accordez plus d'importance à la responsabilité personnelle des gens (ou moins d'importance au contexte dans lequel les gens évoluent).
L'aile droite du Parti Socialiste est en général plutôt POUR la Constitution européenne.

Contudo, as opções de resposta em vários casos não me pareceram satisfatórias. Assim, aqui vão os meus comentários:

1ª pergunta (Impostos): escolhi a 3ª opção em prejuízo da 1ª por três razões: acredito no papel social do Estado, não prescindo da progressividade fiscal e os eventuais aumentos de impostos quando necessário devem sobretudo recair sobre os mais ricos.

2ª pergunta (Globalização): 3ª opção sem margem para dúvidas.

3ª pergunta (Pobreza e Exclusão Social): 3ª opção, embora sem excluir completamente as restantes, a decisão deveu-se à perspectiva que defendo e já por vós conhecida relativamente aos direitos. Cabe ao Estado assegurar os direitos básicos, dentro dos parâmetros fixados.

4ª pergunta (Serviços Públicos e Papel do Estado): obviamente 4ª opção, tendo em conta que há que distinguir entre sectores como a segurança social, saúde e educação e os sectores das utilities (exs: comunicações, energia).

5ª pergunta (Empresas): todas as opções são más, a menos má é a 2ª, que apenas se torna aceitável dentro de uma certa interpretação das palavras ali descritas, i.e, num quadro em que há que eliminar obstáculos burocráticos ao trabalho das empresas dentro de um mercado regulado onde os direitos de todos são respeitados.

6ª pergunta (Religião): outra pergunta em que todas as opções são más, aliás gritantemente más. A primeira, porque parte do princípio que todos devem ser crentes nalguma. A segunda, porque admite certas práticas contra direitos humanos. A terceira, porque envolve qualificações genéricas relativamente a todas. A quarta, porque parte do princípio que situações como o casamento e a morte decorram num contexto religioso (e quem me conhece sabe que sempre me recusarei ao casamento religioso e a serviço fúnebre do mesmo carácter). A quinta, porque tem por base a ideia que as ideias de bem e de mal são expressas pelas religiões e não pela Razão humana. Já que tinha que responder a alguma, optei pela terceira, embora com toda a reserva mental possível e imaginária.
Talvez uma resposta mais de acordo com o que defendo seria "Cada um professa a religião que entender, devendo as práticas da mesma respeitar os direitos constitucionalmente consagrados", ou algo afim.

7ª pergunta (Homossexualidade): 4ª opção, ainda que como saibam considere que a figura do estado civil devesse ser eliminada, por ter como paradigma a situação de "casado" e por assuntos "do coração" não deverem ter relevo jurídico nem patrimonial. A primeira e terceira opções também não seriam más respostas, mas a questão da adopção para mim é clara, não só porque solteiros homossexuais já podem adoptar (e nem me falem em discriminações em função do estado civil) mas principalmente porque infelizmente não faltam crianças que precisam de uma família.

8ª pergunta (IVG): escolhi a 1ª opção como poderia ter eventualmente escolhido a terceira...a razão da escolha foi o facto de o aborto nunca dever ser considerado como um meio anticoncepcional (palavra ridícula para a situação, em qualquer caso, por razões autoevidentes...).

9ª pergunta (Drogas): obviamente a 2ª opção, embora a 3ª também esteja correcta.

10ª pergunta (Luta contra a Delinquência): Escolhi a 1ª opção, mas não fiquei satisfeito com a resposta. A razão da escolha é clara: em primeiro lugar, porque cada um é responsável pelos seus actos, e olvidar esta realidade é optar pela táctica da avestruz. E porque a luta contra o desemprego, ghettos, problemas familiares e de integração é uma questão de direitos e não de combate à criminalidade, ainda que tenha consequências a esse nível. Enfim, preferiria uma opção intermédia entre as duas primeiras respostas...

11ª pergunta (Direito de voto e nacionalidade): Outra resposta que fiquei na dúvida...escolhi a 5ª opção sem prejuízo da 1ª, pelos seguintes motivos (e adaptando a resposta para Portugal):
- o critério do ius soli foi historicamente usado por regimes autoritários e ocupantes;
- os estrangeiros residentes devem poder votar nas eleições locais, desde que exista reciprocidade para os portugueses nesses países; não exigir reciprocidade seria falta de respeito pelos cidadãos portugueses aí residentes, e uma atitude típica de um Estado que não se dá ao respeito;
- "facilitar a aquisição da nacionalidade" pode ter várias leituras, pelo que à cautela...se se estiver a falar em eliminar burocracias serei o primeiro a aplaudir, em qualquer caso;
- só devem poder adquirir a nacionalidade portuguesa os cidadãos estrangeiros residentes há um número mínimo de anos em Portugal e que pretendam obter a nacionalidade através de uma declaração de vontade; quanto aos filhos de estrangeiros nascidos em Portugal, que em tempo útil lhes seja permitido também fazê-lo; i.e., defendo o quadro da lei portuguesa actual, ainda que considere toda esta questão da nacionalidade uma falsa questão, tendo em conta o quadro constitucional de igualdade de direitos entre cidadãos portugueses e estrangeiros e a situação especial dos cidadãos europeus.

12ª pergunta (Imigração): 3ª opção sem margem para dúvidas.

Perguntas suplementares: 1ª e 3ª opções.

Caros leitores: querem fazer o teste, justificar as vossas respostas e mostrar o vosso resultado ? Já agora: se o fizerem no vosso blog linkem para aqui para que eu via technorati possa ter conhecimento :)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial