terça-feira, fevereiro 10, 2004

Lendo Gráficos...

O Blog The Bull and The Bear, na sequência da troca de opiniões que temos mantido, apresenta hoje um gráfico sobre o crescimento económico de Portugal vs a média da Europa (12), que eu recomendo a visita, para podermos distinguir os conceitos de convergência e divergência económica.

Se observarem esse gráfico, distinguirão duas linhas: a rosa a taxa de crescimento do PIB português, em azul a taxa de crescimento do PIB da Europa (12).

Atendendo a que a nossa economia tem um atraso (diria endémico) face à Europa, existe convergência económica sempre que a taxa de crescimento do nosso PIB for superior à europeia, ou seja, sempre que a linha rosa esteja acima da linha azul.

O gráfico mostra que houve convergência permanente e consistente da nossa economia entre 1995 e 2000 (aquilo a que chamei o período de ouro da nossa economia).

O mesmo gráfico mostra que em 2000, a evolução do ritmo de crescimento do PIB português acompanha a quebra dos 12, estando as linhas em sobreposição, pelo que não houve nem convergência nem divergência económica. Estivemos a marcar passo.

Ao contrário do que é defendido, o gráfico mostra igualmente a existência de alguma correlação nas subidas e descidas das taxas de crescimento dos PIBs, o que é sinal da nossa clara e normal interdependência com as restantes economias europeias. O que também explica a queda da nossa economia em 2000.

Finalmente, o gráfico mostra que, a partir de meados de 2002, a linha rosa passa para abaixo da linha azul, o que significa uma divergência económica: a economia portuguesa passou a crescer a um ritmo inferior ao da média europeia.

O último valor do gráfico para Portugal é negativo, representando a recessão económica em que estamos.

O que eu gostava agora de ver comentado é porquê, dois anos depois e três Orçamentos de Estado aprovados com a maioria absoluta em vigor, continuarmos nesta divergência face à Europa.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial