Até Sempre, Norberto Bobbio
Aos 94 anos de idade, faleceu Norberto Bobbio, filósofo de referência da esquerda italiana.
Só conheci a obra de Norberto Bobbio a meio da década de 90, a propósito do seu livro de referência: «Direita e Esquerda – Razões e Significados de uma Distinção Política».
Todos sabemos que a cena política italiana é muito própria, mas sempre foi um laboratório de ensinamentos para o resto da Europa. No início da década de 90 (claro está, a seguir à queda do muro), muitos foram aqueles que puseram em causa o sentido político da existência de uma separação entre esquerda e a direita.
Alguns neófitos procuraram como resposta um centrismo pragmático com preocupações sociais, como fuga para a frente, que teve como seu expoente máximo a Terceira Via de Tony Blair e Anthony Giddens, e à qual o nosso guterrismo, para o bem e para o mal, acabou por ir beber um pouco.
Em Itália, este debate foi abundantemente realizado no início dos anos 90, tendo tido como resultado todo o aggiornamento da esquerda italiana, que desagua na clara separação de águas que hoje se verifica entre a direita de Berlusconi e a esquerda do Partido da Oliveira (L'Oliva).
Norberto Bobbio teve sem dúvida um contributo inestimável em todo este debate que serviu de base à reconstrução da esquerda italiana de hoje.
Pelo conjunto da sua obra, Norberto Bobbio serviu não só o seu País, mas também a «Internacional».
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial