SISTEMA ELEITORAL
O Cataláxia, conhecido blog liberal, vem defender para Portugal o sistema eleitoral britânico para a eleição da Assembleia da República.
Para os menos atentos, nesse sistema divide-se o país inteiro em tantos círculos eleitorais como o número de Deputados a eleger, vencendo logo à primeira volta aquele que tiver mais votos, mesmo que sem maioria absoluta. Ponto em que se distingue do sistema francês, em que é necessária uma maioria absoluta para isso, embora passem à 2ª volta todos os partidos com mais de 15%, e não apenas os dois mais votados.
Obviamente que este sistema redunda numa enorme injustiça, por não corresponder minimamente a qualquer proporcionalidade. Fora isso, o resultado era óbvio: certos partidos a ganhar sempre em certos círculos, candidatos tipo Zé Maria (com todo o respeito), e, pior que isso, provavelmente muitos Deputados eleitos tendo em conta interesses locais, e não o interesse de todo o país, que é o que interessa preservar.
O sistema justo é aquele que já temos em Portugal, talvez aperfeiçoável com algumas soluções finlandesas, talvez possibilitando aos eleitores votarem individualmente nalguns candidatos do partido em que votam.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial