quarta-feira, junho 25, 2003

Juventude, Desporto e Haxixe

Foi divulgado um estudo pelo qual 24,7% dos jovens com 16 anos consomem haxixe com relativa regularidade. Nada de surpreendente. Toda a gente minimamente informada sabe que pelo menos nos centros urbanos muitos jovens fumam droga uma vez por outra, ou mais que isso. Nada que se compare ao que acontecia há 10 anos atrás, onde tal prática era exclusiva dos grupos mais hard-core.

Por outro lado, a percentagem de jovens a praticar desporto desce dos 11 para os 16 anos. E alguns especialistas lamentam o facto. Ora, só uma total cegueira que os leva a achar que não praticar desporto é mau por natureza o explica.

Esquecem-se que muitas vezes faz-se um desporto aos 11 anos porque ainda a influência dos pais é muito grande. Com o passar dos anos, diversificam-se os interesses e muita gente está mais virada para outro tipo de situações, seja o simples aproveitar de um relativo dolce fare niente enquanto ele é possível, como uma dedicação a uma qualquer arte, etc. etc.

Considerando que eu já ouvi alguém dizer que "ter uma vida saudável é um dever", com tudo aquilo que já se vê que é considerado "vida saudável" e todas as horrorosas restrições daí advenientes, já estou por tudo. Essa onda do praticar desporto quase à força faz-me lembrar alguns que defendem a proibição do Desporto não escolar até aos 15 anos: ou seja, num país que tanto acarinha os seus campeões, isso seria cilindrar a alta competição em nome da prática quase forçada por toda a gente.
Tal faz-me lembrar as tendências algo comunistas (para não dizer fascizóides) de alguns socialistas do Norte da Europa em proibir aquilo que não consideram correcto, sem dar espaço às pessoas para exercerem a sua liberdade. Aliás, não fora a adesão à União Europeia em 1995 e provavelmente a Suécia estaria a caminho da proibição total da venda e consumo de bebidas alcoólicas. Lembre-se que nesse país (que visitei em 2000 e de onde voltei horrorizado) falar numa simples despenalização do consumo de drogas leves é tabu !!!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial