quarta-feira, junho 25, 2003

Do punho erguido

Diz hoje José Manuel Fernandes no PÚBLICO, a propósito de se olhar com má cara para quem use símbolos nazis mas não para quem use símbolos comunistas, que "é por isso que ainda hoje a saudação de punho erguido não causa o mesmo arrepio da de braço estendido, apesar do carácter gémeo dos dois totalitarismos europeus".

Ora, JMF esquece certamente que a saudação entre socialistas também é de punho erguido, embora de punho esquerdo totalmente erguido e não de punho direito flectido. E das duas uma, ou considera este gesto como totalitário, pois não acredito que mesmo com a sua conversão do totalitarismo maoísta à direita mais liberal (leia-se o que escreveu a propósito das eleições na Alemanha) permita-lhe considerar os socialistas como tal, ou está a ser verdadeiramente incongruente.
Sem prejuízo de os horrores provenientes desses regimes marxistas-leninistas terem sido imensos. Aliás, o marxismo, doutrina filosófica que prima pela ingenuidade, apenas trouxe ao Mundo pobreza e repressão na sua concretização. Bendito sejas camarada Bernstein por teres afastado os socialistas de tamanha enormidade.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial