terça-feira, abril 03, 2007

Pelo lado errado

Não, meu caro Renato:

A causa disso é bem diferente. Para além de ser mais que óbvio que uma massificação a este nível chega sempre em último lugar aos mais pobres, e isso é da natureza das coisas, facto é que em famílias de menores recursos há uma muito menor pressão para que se continue a estudar e se obtenha uma licenciatura, seja isso por visão do futuro, por causa das aparências ou por qualquer outra razão.

4 Comentários:

Às 03 abril, 2007 10:50 , Blogger Renato Carmo disse...

Caro Pedro Sá, o seu argumento em nada contradiz o meu post. Pelo contrário, reforça ainda mais a ideia central na qual se salienta que o mero ingresso ao sistema de ensino não representa só por si uma democratização. É inegável que nestas últimas décadas se tem assistido a uma massificação do ensino (até no superior), contudo a escola é incapaz de manter no sistema parte considerável dos jovens e crianças, principalmente as mais pobres. Por isso, acaba por ser uma massificação muito pouco democrática!

 
Às 03 abril, 2007 15:30 , Blogger Pedro Sá disse...

Não posso concordar quando diz que algo só é democrático se incluir os mais pobres.

Se por algum acaso excluísse os mais ricos já seria certamente democrática...

 
Às 03 abril, 2007 22:13 , Blogger Renato Carmo disse...

Meu caro, está a querer encontrar sentidos ocultos naquilo que eu disse. O que não me parece correcto. O sistema de ensino será efectivamente democrático quando todos os alunos tiverem as mesmas oportunidades, independentemente da sua origem social. O conceito de democratização é utilizado na sociologia com este sentido que lhe acabei de referir.

 
Às 04 abril, 2007 20:46 , Blogger Pedro Sá disse...

Como se a sociologia não fosse uma ciência completamente capturada pela extrema-esquerda.

Mas mesmo que não fosse o caso, por exemplo ensina-se aos estudantes de Economia que a justiça é uma parte da equidade, o que deixa qualquer jurista de cabelos em pé...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial