quarta-feira, dezembro 21, 2005

O Velho Leão




Mário Soares mostrou no debate de hoje (para quem ainda tinha dúvidas), que é o único candidato capaz de se opôr a Cavaco Silva.

Com a combatividade que lhe era indispensável, Soares disse a Cavaco e lembrou aos portugueses quase tudo o que nenhum dos restantes candidatos de esquerda conseguiu dizer.



Lembrou, por exemplo, que é absolutamente falso o que Cavaco Silva tem apregoado aos portugueses, quando diz que foi julgado positivamente nas urnas pelo seu papel como 1ºMinistro. Após os quatro anos da sua segunda maioria absoluta, Cavaco Silva não foi sequer a votos: Foi Fernando Nogueira, esmagado por António Guterres. E perdeu Cavaco, pouco tempo depois, as presidenciais para Jorge Sampaio, logo à 1ª volta.
Aliás, a promessa de 'diálogo' com que Guterres venceu Nogueira foi o contra-ponto à falta de diálogo de Cavaco, 1ºMinistro.

Fez aparecer o Cavaco Silva dos números, a dizer que uma baixa da taxa de mortalidade infantil «é uma alegria para os pais». Cavaco bem podia ter recuperado aquela sua opinião sobre a administração pública, cujo problema se resolveria quando os funcionários públicos... morressem!

Cavaco Silva é pouco mais do que o 1ºMinistro autoritário que tivemos quase 10 anos, para quem as pessoas não passam de estatísticas. O 1ºMinistro do Governo com «ajudantes» em vez de Ministros. O 1º Ministro do «buzinão», do bloqueio da ponte, dos polícias secos contra os molhados (se fosse hoje...), do «pulo do lobo».

Ficaram os cavaquistas indignados pela estratégia de Soares neste debate?
De Soares querer desmascarar o discurso demagógico de Cavaco, de falinhas mansas, em vez de querer discutir os problemas do Governo ?

Meus caros amigos, essa é a grande vantagem de Mário Soares.
Enquanto todos os outros precisam de explicar qual será o seu hipotético perfil presidencial, Mário Soares não precisa de o fazer, pois o seu perfil é bem conhecido:
É o único candidato que já foi Presidente da República, duas vezes.

6 Comentários:

Às 21 dezembro, 2005 09:48 , Blogger Tonibler disse...

Aquilo que toda a gente percebeu o que é soares. É um sujeito que não olha a meios na sua ambição pessoal . Por isso sacrificou a vida de milhões de pessoas na descolonização, por isso os amigos se candidatam contra, por isso o escândalo de Macau,...

Agora, é aquilo que a esquerda quer a representá-la? Um porco sabujo que faz do ataque pessoal a única arma que dispõe? Um sujeito sem uma única ideia válida que acha que o esclarecimento vem da baixa política em que viveu? Não entenderá a esquerda que o período de aprendizagem da democracia portuguesa já terminou há muitos anos, que já não temos que passar nem por generais nem vigaristas?

Viva o Benfica! Alegre presidente!

 
Às 21 dezembro, 2005 11:54 , Blogger Carlos Monteiro disse...

Cassete? Deixaste um igual a este no outro lado...

 
Às 21 dezembro, 2005 12:13 , Blogger Tonibler disse...

Oh PGA e Garcia, e o meu apelo à união da grande família benfiquista???? Porque assobiam para o lado????

 
Às 21 dezembro, 2005 12:34 , Blogger Tonibler disse...

Se é, não assume! E benfiquista envergonhado, não é benfiquista!

 
Às 21 dezembro, 2005 13:37 , Blogger Mario Garcia disse...

A profundidade e clareza das vossas ideias e argumentos é realmente arrasadora. 15 - 0 ...

 
Às 21 dezembro, 2005 13:48 , Blogger Mario Garcia disse...

O reaparecido PGA vem, nem verdadeiro espírito militante', tentar disfarçar a derrota do seu Cavaco.

Como disse logo no início Mário Soares, não se deve confundir a crítica com o ataque pessoal.

O problema é que a direita cavaquista lida muito mal com a crítica.
Cavaco é um tabu, acima de qualquer crítica.

Resquícios de outros tempos...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial