quarta-feira, fevereiro 02, 2005

O Egoísmo Cívico


A criação de círculos uninominais é hoje a receita preferida para resolver o problema da não participação dos portugueses na vida política, que se reflecte, em última análise, na taxa de abstenção verificada nos sucessivos actos eleitorais.

Esta suposta 'aproximação dos eleitos aos eleitores' faz parte de uma concepção da democracia portuguesa em que os seus cidadãos não se reflectem nos partidos políticos, nem os reconhecem como veículo de participação cívica, afastando-os da política em geral. Refira-se que a introdução dos Referendos fez parte igualmente deste imaginário demagógico, com os resultados que se verificaram (dois Referendos com resultado não vinculativo ? abstenção superior a 50%).

Pensar que os círculos uninominais vão resolver o problema da abstenção, é pensar no telhado antes de fazer tratar das paredes do nosso sistema democrático.

Estas paredes chamam-se 'sentido cívico' («adj. de cidadão ou relativo aos cidadãos de um País, como membros de uma Nação, do Estado; patriótico; respeitante ao bem público»*) e 'civismo' s. m. dedicação pelo interesse público»*).

A falta de civismo e de sentido cívico é hoje uma característica da generalidade dos Portugueses, que estão sempre à espera que sejam os outros que lhes resolvam os seus problemas.

Isto quer dizer muito simplesmente que a abstenção não é uma posição política.

É uma posição cómoda, que reflecte a inércia, a preguiça, o comodismo de quem acha mais fácil insultar a política e os políticos a ir um Domingo, de quando em quando, exercer o seu direito de voto.

Não se revêem nas propostas dos partidos políticos? Votem em Branco.

Não se revêem no sistema e querem protestar? Votem Nulo (e ainda podem escrever o que vos vai na alma para conhecimento dos escrutinadores).

Mas votem! A abstenção é a forma mais clara do egoísmo cívico.

O grande desafio consiste em descobrir formas de combater a abstenção, e não cair na demagogia de alterar o sistema democrático ao sabor dos ventos e marés.

É que este défice de civismo e sentido cívico vai demorar muito mais tempo a recuperar que o famoso défice do Orçamento de Estado.


* Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial