sexta-feira, janeiro 14, 2005

Vale Tudo... Até Tirar Olhos

Bagão Félix juntou-se à pré-campanha eleitoral do PSD/CDS/PPD/PP/PPM/MPT.

Não por ter levada uma facada de Santana Lopes, nem por ter dado um mergulho no Hemisfério Sul, mas por criticar declarações de José Sócrates.

O líder do PS declarou que não irá alterar a actual política fiscal, nomeadamente no que toca à eliminação dos benefícios fiscais, tão criticada por Sócrates no debate do Orçamento de Estado para 2005. Anunciou igualmente a atribuição de uma "prestação suplementar" aos idosos que vivem abaixo do limiar da pobreza, que poderá abranger 300 mil beneficiários.

Bagão mostra-se assim perplexo por Sócrates ter mudado de opinião em relação à eliminação dos benefícios fiscais, uma vez que terá sido esse o argumento do PS para chumbar o Orçamento, e garante ser impossível aplicar a dita "prestação suplementar".

É óbvio que não foi apenas por causa da eliminação dos referidos benefícios fiscais que o PS votou contra um Orçamento de Estado considerado quase unanimemente como irrealista, eleitoralista e, inevitavelmente, condenado a um Orçamento Rectificativo. Mas Sócrates abriu o flanco ao escolher, na altura, a eliminação dos benefícios fiscais como sound-byte.

Porém, depois de Jorge Sampaio vir com o tal Pacto das Finanças Públicas (com o qual eu não concordo), Sócrates parece estar a responder ao repto do Presidente da República, enquanto Bagão Félix entra no jogo do puro oportunismo eleitoralista.

E em relação à inviabilidade da "prestação suplementar" aos idosos, já Patinha Antão ficou célebre por ter utilizado o Gabinete de Estudos do Ministério das Finanças no tempo de Cavaco Silva para demonstrar a inviabilidade da proposta do Rendimento Mínimo Garantido. E viu-se...

Bagão & Cia, que agora prometem aos portugueses a lua e menos impostos, não têm qualquer moral para fazer críticas a Sócrates.

Sócrates terá que ter mais cuidado no futuro em não cair na tentação dos sound-bytes.

Para quem não acredita que nesta campanha eleitoral vai valer tudo, é porque ainda não recebeu aquele e-mail com o recorte de uma revista brasileira...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial