segunda-feira, setembro 27, 2004

Political Compass II

Aceitando o desafio do Pedro Sá, fui ao site do Political Compass experimentar o teste.

Concordo com a observação de que se trata de um teste tipicamente americano, fazendo às vezes lembrar o célebre questionário para se obter um visto para os E.U.A. do género «Faz parte de alguma organização terrorista? Sim / Não».

Sendo o resultado final uma classificação entre Esquerda/Direita, Liberal/Autoritário nos planos económico e social, há um natural enviesamento do teste para a direita (ou seja, dificilmente um europeu moderado conseguirá obter valores entre 0 e +10). Contudo, a Terceira Via Europeia, mais concretamente Gerard Schroder e Tony Blair, estão classificados no quadrante da 'Direita' 'Autoritária'.

Os meus resultados são:

-7,88 no nível económico
-5,85 no nível social

Descobri que, segundo este teste, estou à esquerda de Dalai Lama, de Nelson Mandela e de Gandhi!

Mas, por outro lado, segundo o teste do Political Compass, estou à esquerda do Pedro Sá 5,76 pontos no plano económico e 2,06 no plano social.

Visto deste prisma, parece-me que o teste até é capaz de bater certo...


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial