terça-feira, setembro 14, 2004

O Princípio do Pagador-Pagador

Primeiro foi o anúncio feito por Santana Lopes da intenção de introduzir taxas moderadoras ligadas aos escalões de IRS no Sistema Nacional de Saúde.
Em relação a este tema, Vital Moreira procura mostrar a demagogia à volta desta ideia num artigo hoje no Público.

Ontem à noite assistimos a Bagão Félix, em directo ao País nos três canais generalistas, explicando algumas coisas que todos já sabíamos, num discurso particularmente dirigido a todos aqueles com menos do 9º ano de escolaridade, na linha do discurso populista de direita, onde o Estado, responsável por todos os males, é o alvo a abater.

Há a destacar dois factos políticos desta intervenção:

Num discurso com a importância estratégica para o Governo como o de ontem, quem deu a cara não foi o Primeiro-Ministro mas sim o Ministro das Finanças que, como se sabe, foi indicado pelo CDS/PP.

Bagão Félix reconhece claramente que o Défice Orçamental se mantém perto dos 5%, pelo que não só não houve qualquer resultado prático da política desenvolvida por Manuela Ferreira Leite. Chega mesmo a haver uma demarcação clara da política levada a cabo por esta última, ao se assumir que não pretende este Governo continuar a vender património para obter as necessárias receitas extraordinárias.

Acresce ainda a diabolização das SCUT?s, fórmula encontrada para financiar várias auto-estradas no interior, mas que este Governo quer trocar por cash.
Pergunta-nos o Ministro Bagão se será justo que os pobres, os que não têm automóveis ou os que não utilizem as referidas vias, as paguem com os seus impostos.
Esta questão, para além do populismo primário deste Ministro católico, mostra a concepção dominante neste Governo sobre as questões de solidariedade e de estratégia de desenvolvimento para o País.

Em tudo isto parece haver uma só certeza: Santana Lopes e Bagão Félix descobriram o Princípio do Pagador-Pagador.
Ou seja, quem é que o Estado sabe poder obrigar a pagar impostos, taxas, portagens, etc, para aumentar as receitas públicas?

É fácil, porque são sempre os mesmos.
E é bem mais fácil do que combater a fraude e evasão fiscais.

Obrigado pelo Circo, Jorge Sampaio?


1 Comentários:

Às 16 agosto, 2006 08:08 , Anonymous Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site...
Vacation catalogs Camping echuca victoria

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial