quinta-feira, fevereiro 05, 2004

Fracas Consolações

O Blog The Bull and The Bear oferece a todos aqueles desiludidos e inconformados que votaram no PSD, a oportunidade de consolarem a sua consciência, perante o pior Governo de que há memória.

Um bom exemplo deste esforço heróico, está no post «Uma imagem vale mais que mil palavras», que mostra um gráfico com a evolução do PIB nacional entre 1997 e 2003, com as projecções ‘oficiais’ para 2004 e 2005. Obviamente, e apesar deste ‘excelente’ Governo estar em funções há já dois anos, o blog prefere realçar o início da evolução negativa do PIB em 2000, e não o facto de em 2003, último valor observável, o crescimento do PIB estar em terreno negativo e de, possivelmente, só voltarmos a ter um crescimento positivo do PIB em 2005.

Já que gostam tanto de gráficos, porque não mostram a comparação da nossa taxa de crescimento do PIB (ou do PIB per capita) com a da média da Zona Euro ou dos 15 da União Europeia?
Lembram-se do tal objectivo de convergência com a União Europeia?

Façam também o gráfico do PIB comparativo com a evolução do PIB durante o Governo do ‘putativo’ futuro Presidente Cavaco, para perceberem que, bem ou mal, o Governo do PS representou a recente fase de ouro da economia portuguesa.

Mas sejamos coerentes:
Se a meio do seu mandato, o melhor que este Governo consegue para a economia portuguesa é um crescimento negativo do PIB, um défice real do Orçamento de Estado em relação ao PIB na ordem dos 5% (ver a análise do Irreflexões sobre esta matéria), a diminuição do poder de compra real da maior parte da população, o crescimento diário das falências e do número de desempregados, e uma política de total irresponsabilidade em relação à Administração Pública...

Seria irónico se a única vitória de Durão Barroso neste mandato fosse...

A nomeação de António Vitorino para Presidente da Comissão Europeia!


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial