domingo, dezembro 21, 2003

A Vitória do ‘Jaquinzinho’

Intitulando em 1ª página que «Já só temos 9 barcos na fauna do bacalhau», o Público de hoje (Domingo) noticia que «Portugal importa 95% do bacalhau que consome».

Com os incentivos que Bruxelas tem dado para o abate da frota pesqueira nacional, ao mesmo tempo que pretende liberalizar a nossa área económica exclusiva em benefício directo de uma das maiores frotas pesqueiras mundiais, a Espanha, as negociações levadas a cabo sobre o dossier europeu das pescas constituem mais uma triste anedota nacional.

A política nacional para o sector tem sido consistente. Basta ver o encerramento da Docapesca, e a transferência da totalidade do mercado grossista de peixe para o MARL, mais acessível para os TIR internacionais (e com os preços das portagens da CREL a reflectirem-se, naturalmente, no preço ao consumidor).

A grande ‘vitória’ negocial pescada pelo Governo português esta semana em Bruxelas, que evitou mais cortes à faina dos ainda existentes pescadores e armadores nacionais, só terá paralelo num eventual levantamento ao embargo à exportação de carne bovina nacional que, como se sabe, não tem praticamente expressão económica, até porque importamos cerca da metade da carne que consumimos.

Só faltará então ao Governo português assegurar em Bruxelas as quotas nacionais de caça ao gambosino!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial