segunda-feira, novembro 03, 2003

A Constituição Europeia no «Prós e Contras»

O "Prós e Contras" de hoje vai debater a nova Constituição Europeia, actualmente em discussão na Conferência Intergovernamental, assim como os diferentes cenários de, pela primeira vez, se realizar em Portugal um referendo sobre a Europa.

Participará neste programa um elenco de luxo: Jaime Gama, Adriano Moreira, Jorge Miranda, José Luís Cruz Vilaça, Vasco Graça Moura, Victor Martins e, via satélite, Mário Soares e o Comissário Europeu Michel Barnier.

Como forma de lançar este debate, a RTP encomendou uma sondagem à Universidade Católica, onde 69% dos portugueses inquiridos responderam afirmativamente à pergunta "Acha que a União Europeia deveria ou não ter uma Constituição?".

Não sendo uma sondagem propriamente um referendo, não deixa de dar algumas indicações interessantes sobre esta questão.
Em primeiro lugar, esta esmagadora maioria de inquiridos (69%), ao concordar com a existência de uma Constituição Europeia apesar de não ter a noção exacta do seu conteúdo nem das suas eventuais consequências, e sem ter havido um amplo debate sobre o assunto, dá um inequívoco voto de confiança (quase um cheque em branco) ao processo da construção da União Europeia.

Depois, quando o universo é decomposto pelas preferências partidárias, embora todos os partidos tenham posições maioritárias a favor da Constituição Europeia, o PSD apresenta o resultado mais favorável (87% sim e 3% não) enquanto o CDS/PP está no pólo oposto (53% sim e 27% não).
Começa a vir ao de cima as contradições na aliança Governamental em termos de construção europeia, numa fase em que os dois partidos assumem a intenção de se apresentarem juntos nas próximas eleições europeias.

O pragmatismo do poder estará acima de tudo?
Quanto é que Manuel Monteiro irá capitalizar à direita desta culigação?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial