segunda-feira, novembro 03, 2003

Socialismo ?

Num longo e interessante texto, o Cataláxia critica as propostas apresentadas por Maria José Morgado numa entrevista a Margarida Marante.

A ex-Directora da Polícia Judiciária defende que, no combate ao crime económico, não podem existir direitos absolutos, e, pior, a abertura à comunicação social dos inquéritos judiciais feitos aos arguidos dos processos-crime.

Esta última proposta é de facto horrível. E, a confirmar-se o que Miguel Sousa Tavares disse sobre o assunto, i.e., a passagem de informações para a comunicação social pelo Ministério Público quando a acusação está em dificuldades, só demonstra qual o espírito tenebroso dominante no MP. O que é preocupante em democracia.

Mas o ponto realmente interessante é a qualificação destas posições como socialistas. Estes liberais odeiam o Estado de tal maneira que tudo o que lhes cheire a ele é imediatamente qualificado como socialista.
Ora, a defesa da liberdade é um ponto fundamental de qualquer ideologia socialista. As propostas de MJM atacam irremediavelmente a liberdade. São, sim, de natureza autoritária. E não democrática nem socialista.

Ainda mais umas palavras a propósito da relativização de todos os direitos. Para bater mais uma vez na mesma tecla. As filosofias e sociologias da moda com a relativização de tudo e mais alguma coisa produzem estes monstros. Lembro que já ouvi quem fosse contra o princípio da igualdade porque "somos todos tão diferentes..."


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial