Três posts, a minha opinião e uma conclusão
Primeiro, segundo e terceiro posts.
Declaração de interesses: sou insuspeito de qualquer simpatia por qualquer tipo de marxismo. Basta lerem o que já aqui escrevi.
Opinião: a diferença fundamental entre o comunismo e o nazismo é que este só pode ser considerado mau por natureza de qualquer ângulo em que se veja a questão. Alguém pode achar que é mau, por exemplo, um sistema de saúde onde todos estão salvaguardados ?
Conclusão: quem julgava que o Azevedo Alves a roçar a extrema-direita, agora tem a Patrícia Lança essa de extrema-direita às claras.
4 Comentários:
Um sistema de saúde onde TODOS estejam salvaguardados?
Realmente, nas minas de sal da Sibéria, as condições de saúde eram fantásticas.
Pedro, não me parece que haja diferenças fundamentais entre a prestação de cuidados de sáude na Alemanha nazi ou na URRS. Existia para todos, menos para quem estivesse "fora do sistema", por assim dizer. E os excluídos não eram assim tão diferentes nos dois casos.
Se é possível encontrar uma diferença de cariz valorativo entre a essência do nazismo e a do comunismo, é à que Anne Applebaum deu no "Gulag - a History" - no nazismo (que, como sabes, eu não defendo) existia alguma segurança (não digo muita, mas alguma) quanto a quem eram os perseguidos, coisa que não existe nos regimes comunistas.
Que a tua brutal viragem à direita é um facto, disso ninguém tenha dúvidas.
Agora que chegue ao ponto de dizer que o nazismo era melhor que o comunismo é que nunca pensei.
Pedro
Mas eu disse que o nazismo "era melhor" do que o comunismo? Não me parece. Limitei-me a referir que, na época em que coexistiram (não faz sentido comparar o nazismo dos anos 30 ao comunismo dos anos 80) foram igualmente brutais, embora com uma pequena diferença (que, de resto, não contestaste). E a minha "brutal viragem à direita" (como tu, de forma algo paternalista, lhe chamas), não tem nada a ver com a minha rejeição de totalitarismos genocídas, sejam de que cor forem. Por outro lado, parece que a tua condição de "homem de esquerda" te leva a achar que "todos os totalitarismos são iguais, mas há uns mais iguais do que outros". Ou não?
1. Dizeres que o nazismo era menos mau que o comunismo está absolutamente implícito no que escreveste.
2. Obviamente não está em causa a brutalidade, mas se formos para aí o próprio Hitler faz quase figura de santo se comparado a Idi Amin ou a Pol Pot.
3. Se falar em viragens à direita ou à esquerda é paternalismo...
4. Pior que os nazis só a ETA mesmo.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial