terça-feira, março 07, 2006

E ainda o artigo de Rui Namorado

O qual tem em André Pereira um fervoroso defensor.

Ainda para pior, diga-se.

1. Falar em crise de identidade do PS num momento em que o rumo e a determinação do Governo são notórias só pode ser uma piada de mau gosto. Ah, logo a seguir se fala em pensamento único neoliberal, revelador de tendências de extrema-esquerda.

2. Eleições primárias externas seriam uma enorme perda de tempo e de recursos. Só de pensar no recenseamento...isto para não falar nos militantes e simpatizantes de outros partidos que poderiam sabotar a eleição !

3. Ética republicana, caso fosse coisa que existisse (porque ética cada um tem a sua e os cidadãos só estão obrigados à lei, em nome dos mais relevantes princípios de liberdade), não teria a ver com declarações de interesses. Essas coisas praticam-se, não se expõem.

Mais. De que me interessa gabar-me de superioridade ética, isso vale de alguma coisa ?

4. Cá está a discussão da cultura outra vez. E a diferença substancial é que me recuso a pensar o PS à imagem de filmes ou de jornais franceses. O PS é PORTUGUÊS, por muito que os francófilos de serviço queiram sempre imitar Paris. E ser português significa adequar-se à sociedade portuguesa e resolver os problemas dos cidadãos, e não perder tempo em estéreis erudições.

Pior, e passo a citar, cultura a sério. Quem utiliza uma expressão destas duvidosamente poderá ser considerado democrata, ao desvalorizar algumas expressões em detrimento de outras, numa linha de pensamento elitista que tem como consequência a castração do espírito criador.

E, repito, como se as pessoas nos partidos políticos não tivessem mais nada que fazer do que andar a discutir escultura.

5. O PS tem de estar identificado com os Portugueses. Tal implica, p.ex.:
- saber que já não existe qualquer proletariado, na sequência da evolução social e tecnológica das últimas décadas;
- não utilizar palavras como vanguardista;
- não reconduzir o eleitorado de esquerda urbano às elites culturais, académicas e empresariais, quando o que se exige é um País sem elites e cada vez mais avançado !

2 Comentários:

Às 07 março, 2006 12:11 , Blogger Filipe Gil disse...

Infelizmente não consegues um país evoluído sem elites pensantes.

 
Às 07 março, 2006 13:35 , Blogger Pedro Sá disse...

Cabe a todo o povo fazer evoluir o país, não a meia dúzia de pseudoiluminados.

Virás certamente a falar da discussão da nivelação por cima ou por baixo. Mas ela é sempre necessariamente feita por cima, e só um pensamento elitista é que pensará o contrário.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial