segunda-feira, outubro 31, 2005

Justiça social

Esta mudança que aí vem.

Quem abandona um emprego por acordo não deve ter direito ao subsídio de desemprego. Ponto final.

5 Comentários:

Às 31 outubro, 2005 13:55 , Blogger Tonibler disse...

Incentivo ao contrato a prazo. Ponto final.

 
Às 31 outubro, 2005 14:59 , Anonymous Anónimo disse...

achas, tonibler? Explica lá isso, pá.

 
Às 31 outubro, 2005 16:49 , Blogger Filipe Gil disse...

Mas isto já não estava em vigor? Ou era só quando um gajo se despedia?

 
Às 31 outubro, 2005 21:58 , Blogger Tonibler disse...

ed:

É relativamente simples. Na prática, ninguém pode ser despedido. A lei prevê uns casos que são impraticáveis, por isso a forma que foi sendo levada à prática consiste no acordo mútuo, em que as partes entendem pesar os prós e os contras e chega-se a um acordo de indemnização do trabalhador, habitualmente o estipulado por lei mais qualquer coisa resultado da posição negocial favorável do trabalhador que o patrão não se importa de pagar face aos custos de seguir os procedimentos legais de um despedimento.
Com esta medida completamente imbecil, a precepção do trabalhador das perdas no acordo, em média, deve triplicar, pelo que para chegar a acordo pede o triplo do que pedia hoje. É o que acontece, por exemplo, com os administradores que, devem saber, só descontam 10% para SS porque não têm direito a protecção no desemprego, então fazem contratos que prevêem esta indemnização.
Ora isto que quase triplica o risco de empregar alguém. Face ao novo risco, torna-se mais vantajoso a contratação a prazo, como é óbvio, ou o adiamento da contratação para dias mais confortáveis.
Se a ideia era aumentar o desemprego e a contratação a prazo, foi em cheio! Alguém devia explicar ao governo a dinâmica da sociedade que, claramente, ainda não entendeu...

 
Às 01 novembro, 2005 23:25 , Anonymous Anónimo disse...

Bom, acho que explicaste bem, Tonibler... Quer dizer: no meio deste "descredito" que é este blog, dá-me vontade de ficar sentado no chão, mão no queixo, à espera de ver se isso vai ser assim tão catastrófico.
Quer-me parecer que és mais pessimista que eu...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial