quinta-feira, junho 02, 2005

Os tais livros

Pedro Sales:

Acho que a referência ao livro de Ralph Nader como um dos mais prejudiciais dos sécs. XIX e XX não está sozinha em termos de ridículo. Vejamos.

"A Mística Feminina", de Betty Friedman, é considerado prejudicial por defender o fim do papel da mulher como mera dona de casa. O que em Portugal é apenas defendido por meia dúzia de ultra-conservadores e à boca mais ou menos fechada, estes defendem à boca cheia.

Auguste Comte é primordialmente chato, mas o seu "Curso de Filosofia Positiva" é considerado prejudicial por negar Deus. Nem quero imaginar se a lista incluísse obras de séculos anteriores. Provavelmente Galileu e Copérnico também cá estariam.

É particularmente curiosa a indicação de Keynes com a justificação que por lá consta, quando o mui keynesiano Clinton criou um superavit nas contas públicas e os presidentes republicanos têm criado monstruosos défices...

"The Population Bomb" e "The Limits to Growth" serão provavelmente considerados negativos por apresentarem uma perspectiva neomalthusiana. Claro, quanto mais filhos, mais facilmente a mulher ficará em casa. Já vi tudo.

Muito curiosa é a designação de "On Liberty", de Stuart Mill. Um manifesto do mais puro liberalismo é rejeitado ! O que só prova quão contra a democracia são estas pessoas. Verdadeiros liberais como o Gabriel Silva ou mesmo o JCD ficarão certamente arrepiados.

Outra obra como "Beyond Freedom and Dignity", defensora da autonomia individual, também é considerada prejudicial ! Ou seja, considera-se que se deve seguir cegamente o que outros decidem e sem pensar...

Sobre a inclusão das obras de Darwin e considerando o ridículo debate em defesa do criacionismo, é melhor nem falar.

"Coming of Age in Samoa", por na prática demonstrar que o sexo casual não é nenhum pecado nem nada que se pareça.

"Primavera Silenciosa", de Rachel Carson, por denunciar atentados ao ambiente...

Ainda que possamos censurar Frantz Fanon por apelar à violência, é mais que óbvio que esse autor entra na lista negra por apelar à libertação dos povos...

1 Comentários:

Às 03 junho, 2005 14:47 , Blogger Mário Almeida disse...

No fundo, há um elemento comum a estes livros todos. Faz pensar. Bem ou mal, faz pensar. E isso é o que eles não querem.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial