quinta-feira, outubro 21, 2004

Estudantes e cargas policiais

Os acontecimentos de ontem em Coimbra devem ser analisados em três vertentes.

Em primeiro lugar, bem fez o Reitor da Universidade em chamar a polícia, sabendo que estava prevista uma acção de boicote contra um órgão que se iria reunir de acordo com a legalidade democrática.

Toda e qualquer invasão e impedimento à reunião de um órgão legítimo é verdadeiramente lamentável, e demonstradora da maior falta de respeito pela democracia e pela ordem pública. Verdadeiros fascistas, desejam impedir pela força o cumprimento da lei e o normal decorrer das actividades.

Em segundo lugar, não me espanta que tenha havido carga policial perante tentativas de forçar a passagem. Se de facto se tentou forçar a passagem, mais cedo ou mais tarde seria inevitável a carga policial. Claro que estou a falar em abstracto, que não sei exactamente o que se passou, e que cargas policiais são algo que dispenso e que odeio. Mas perante tentativas insistentes e desafiadoras da legalidade democrática, por parte de quem não respeita minimamente seja o que for, mais cedo ou mais tarde a carga é inevitável.

Em terceiro lugar, quanto ao uso de gás pimenta, tal terá sido, em princípio, um lamentável exagero, pelo que espero que se proceda a um inquérito que apure as causas e o responsável pelo acontecido, com as devidas consequências.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial