quarta-feira, novembro 29, 2006

Novidades na blogosfera

Aqui vão elas:

- A finalmente realizada (ainda que longe de completa) actualização dos links, aqui no Descrédito;

- Para a campanha do próximo referendo sobre a despenalização da IVG, o Blogue do Sim;

- Relativas aos meus estudos e leituras de Direito, o Direito Público e o Eu e a Filosofia do Direito.

Não se esqueçam também de ir visitando o Gato Gordo e Mole!

Mais um teste

Aqui.

A mim deu-me:

En la escala tradicional de izquierda a derecha, siendo 0 la extrema izquierda y 10 la extrema derecha, estimamos que tu posición es aproximadamente 3.18.

En la escala liberal libertaria, siendo 0 el máximo colectivismo y 10 el máximo individualismo, estimamos que tu posición es aproximadamente 6.41.

En general, estimamos que la etiqueta ideológica que mejor describe tu forma de ver la realidad política y económica es: Liberalismo progresista.

Infelizmente não traz o que entendem por liberalismo progressista, mas tal não deve afastar-se em muito do que é o PS. :)

terça-feira, novembro 28, 2006

Mas...como ?

Como é que uma pessoa inteligente como Vital Moreira ainda vai na conversa do libertar as cidades dos carros e devolvê-la às pessoas ???

Os carros andam sozinhos ????? Nascem sozinhos ???

Profundamente ridículo

Pedro Picoito, hoje no Público, pura e simplesmente usa os seus patéticos argumentos contra a despenalização da IVG para fazer pura e simples propaganda do CDS.

Caso contrário não falaria do encerramento de maternidades (pura questão de saúde pública) e, passo a citar, da falta de sensibilidade para a redução do IRC sobre as fraldas...

Esta é MESMO boa para quem passa a vida a chamar-me liberal e afins

Que leia este post.

Não restam as menores dúvidas que o autor considera que uma ditadura é legítima se tiver o virtuoso objectivo de salvar ou reconstruir a economia.

Patético, mas revelador.

Para quem tivesse dúvidas...

...sobre a justeza da extinção da Caixa de Previdência dos Jornalistas, basta ler este post.

segunda-feira, novembro 27, 2006

É simples, Simão simples

Vital Moreira:

O inefável Alegre fez o que fez por razões que me parecem absolutamente óbvias:

a) para aparecer;

b) porque infelizmente há o hábito de o qualificar desta forma; o meu camarada e amigo Rui Costa é que não foi de modas, e uma vez em S. Pedro do Sul com toda a gente a tratá-lo por esse título tratou-o por Sr. Engenheiro, evidentemente.

c) porque não admite perder seja contra quem for e preferia ter um rei como chefe de Estado do que alguém que lhe ganhou...

segunda-feira, novembro 20, 2006

Disparates

É o que está a fazer o Grupo Parlamentar do PS com propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2007:

1 - Manter tudo na mesma quanto ao dinheiro resultante das taxas de justiça que reverte para a Ordem dos Advogados só prova uma coisa: captura do Grupo Parlamentar pelo lobby daquela Ordem. Uma tristeza.

2 - A adopção da patética proposta do bloquista-geral da JS no sentido de se manter uma verba para o Conselho Nacional da Juventude, organização que não serve para rigorosamente nada e que, pior, é totalmente controlada pelo PCP.

Bem que se podiam preocupar em esclarecer e eventualmente reformular as polémicas questões relativas aos cidadãos portadores de deficiência, pelo menos nalgumas situações...

Por essas e por outras é que nunca na vida seria cristão

Basta ler o artigo hoje de Mário Pinto no Público. Ao que parece citando Eduardo Lourenço, é um problema social a inexistência de critérios para distinguir o que é verdadeiramente valor do que não é.

Como se a definição de valores não fosse acima de tudo um problema de cada um. Cada um sabe da sua vida. E mais ninguém.

sexta-feira, novembro 17, 2006

Sexismo puro e duro

Aqui.

Maxime, in fine. É no mínimo de um sexismo radical afirmar que haverá menos guerras com mais mulheres no poder. Uma tristeza.

Ou custa muito a perceberem que vai dar tudo ao mesmo com 100% de homens ou 100% de mulheres nos lugares públicos, desde que não haja discriminações ?

E custa muito a perceberem que os lugares de topo são muito menos e por isso tudo se faz de forma muito mais lenta ?

quinta-feira, novembro 16, 2006

Pior, pior...

Pior, pior, Carlos Castro e Pedro Correia, foi o chumbo desta moção.

Devo entretanto lembrar que as moções citadas pelo Pedro padeciam de algumas falhas: a relativa ao financiamento das estruturas concelhias era totalmente irrealista; a do PS-Lumiar propunha algumas soluções que não poderiam ser aceites, por exemplo.

terça-feira, novembro 14, 2006

Idiotas de sentidos opostos

Por um lado temos o arcebispo de Braga a dizer que o concebido não é apêndice da mãe, mas antes uma realidade humana autónoma e, como tal, inviolável, convenientemente esquecendo que pelo menos há muitos séculos é precisamente a igreja de que é membro que sempre defendeu que os filhos são pura e simplesmente propriedade dos pais.

Por outro, temos Elton John a defender a ilegalização da religião organizada por considerar que por natureza promove a homofobia.

Dispensa título até

O inefável Eduardo Prado Coelho mais uma vez desce muito baixo. Na sua coluna diária que o Público nos dá o desprazer de incluir, a propósito das guerras da Câmara Municipal do Porto e de posições assumidas por alguns membros do PSD, diz isto:

Nunca os vi num concerto, numa exposição, num espectáculo de dança ou de teatro. Incultos, mas rancorosos.

Portanto, para se ser culto é necessário ir aos eventos a que EPC vai e ser por ele visto. Eu se bem me lembro aprendi no 10º ano em Antropologia Cultural (uma cadeira inenarrável, diga-se - aliás, foi a ÚNICA coisa que aprendi nela) que é cultura tudo aquilo que é produzido pelo homem.

Burro, mas insultuoso, portanto.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Por incrível que pareça...

Dou por mim a concordar em absoluto com Pedro Arroja.

Obviamente, não é um post de conteúdo liberal...

Eu bem digo há anos...

...que a questão da IVG só ficará resolvida depois de um referendo no mesmo sentido...

O Ressabiado

António Barreto, como se pode ver aqui, continua tão ressabiado como sempre.

quinta-feira, novembro 09, 2006

Bullying

Hoje ouvi de manhã nas notícias que há um estudo que diz que o bullying pode ser combatido garantindo a autoridade do professor na sala de aula.

Ora, esse estudo não pode ser sério e é certamente utilizado com propósitos ideológicos conservadores. Abstraindo da discussão sobre autoridade ou não autoridade do professor, para o caso irrelevante, facto é que o bullying acontece em todo o lado menos na sala de aula, pelo que a argumentação é totalmente absurda.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Pidesco ? Não, pior

Não, António: O facto relatado pela Sandra Pinto não é pidesco. É mesmo nazi ou pior que isso.

Ou seja: que se diga que por utilizarem o espectro radioeléctrico as estações de televisão em canal aberto têm de respeitar certas condicionantes tudo bem. Faz sentido.

Mas o que assistimos é ao politicamente correcto mais nazi. A traição e a mentira não existem na realidade ? O sexo apenas direccionado ao prazer também não ? E o adultério ?

Esta decisão tem por trás a influência do feminismo mais radical. Aquele que pretende considerar machista e negativo por natureza o sexo sem qualquer tipo de compromisso, como se alguém tivesse alguma coisa a ver com o que duas pessoas fazem legalmente e com mútuo consentimento.

E, ainda pior, a ERC arroga-se o direito de achar que ela é que sabe o que são as preocupações e ideais da juventude. E que não pode a televisão transmitir valores que não se identifiquem com eles. Então a juventude é tudo ? Todas as pessoas têm a mesma dignidade social, e cada vez me enoja mais esta lógica de que os jovens são mais que os outros.

terça-feira, novembro 07, 2006

Realismo

Ainda que não possa concordar com algumas das afirmações de Rui Albuquerque aqui linkadas, o facto é que ele tem razão no essencial.

Isto é, que a realização de um aborto não corresponde a qualquer necessidade de saúde mental ou física, pelo que não pode nem deve ser comparticipada pelo SNS.

sexta-feira, novembro 03, 2006

Mandamentos liberais

Não fossem as óbvias reservas que tenho sobre o escrito em 8. (e, em rigor, se há quem defende o fim dos dinheiros públicos para a cultura sou eu e não os liberais...)e concordaria em absoluto com este post.

Dúvida metódica

Porque será que eu tenho a certeza absoluta que se fosse ao contrário este post nunca seria escrito ?

Não há mesmo paciência para estes liberais a colocarem sempre as empresas (e quanto mais ricas mais as defendem) à frente das pessoas...

quinta-feira, novembro 02, 2006

O desonesto

Paulo Gorjão:

A desonestidade intelectual de Rui Ramos é por mais conhecida e não deveria surpreender ninguém...

Aterrador

Este artigo de Medeiros Ferreira, ao fazer claramente o elogio de primárias internas na praça pública.

Uma tristeza.