segunda-feira, julho 31, 2006

Leitura para Agosto

«Naquele tempo, Haifa era uma cidade labiríntica a desmoronar-se, a dormitar ao sol no sopé do monte Carmelo. Todos os anos, como uma criança a crescer, empurrava os subúrbios poeirentos uma centena de metros mais para norte em direcção ao Líbano e para sul em direcção a Telavive. Ninguém ali acreditava que o resto do mundo pudesse sequer encontrar a cidade no mapa. Mas não fazia mal.»

«À Procura de Sana» de Richard Zimler (o autor de «O Último Cabalista de Lisboa») acaba por ser, infelizmente, uma leitura bastante oportuna.

Encontrado Algures por Alfama

quinta-feira, julho 27, 2006

A Insustentável Superioridade Moral

A questão de fundo não é saber se Manuel Alegre tem direito a uma reforma da CGA por ter estado alguns meses na RDP durante o PREC.
Nem tão-pouco saber se vai acumular a pensão da CGA com a sua pensão vitalícia de Deputado da Nação.

A questão de fundo, tal como foi levantada neste blog e em muitos outros locais aquando das eleições presidenciais, é que a candidatura do Deputado-Poeta assentou numa superioridade moral, claramente insustentável, na defesa de uma quimera de Republicanismo em que até alguns monárquicos embarcaram. Alegre não resistiu ao populismo do ataque à classe política, do discurso fácil anti-sistema, em nome duma guerra pessoal que quis travar no seu "quadrado".

E afinal regista-se, mais uma vez, que o eterno Deputado Manuel Alegre é, e apenas, mais um político, digno representante do tal sistema, com todos os seus direitos e regalias.

É a vida...

segunda-feira, julho 24, 2006

Joaninha

Confesso que bem tento, mas é escusado: não consigo concordar com nada que a Joana Amaral Dias escreve no DN (desculpá lá HB).
Hoje vem comparar as medidas disciplinares aplicadas dentro da PSP com a proibição de Alberto João Jardim ao 'casual look' dos jornalistas na Assembleia Regional, com mais não-sei-quantos factos não relacionados (até Rosa Casaco é chamado à baila).
Compreende-se que a menina bonita do BE, depois do seu vôo livre na campanha de Soares, e estando fora do Parlamento, queira mostrar empenho militante.
Mas desta forma, cada tiro que poderia ser certeiro faz ricochete neste radicalismo panfletário.
Afinal, para quem escreve Joana Amaral Dias?
Para o seu bloco de (ex-?) Trotskistas, (ex-?) Comunistas Recolucionários, (ex-?) Renovadores Comunistas e outros afins?

quinta-feira, julho 20, 2006

Os Exames que Merecemos

Uma vez que o Pedro Sá entrou de férias, senti a obrigação de voltar a blogar.

E escrevo a propósito da repetição dos exames que foram a debate hoje no Parlamento.
Não sendo parte interessada na matéria (nem professor, nem aluno, nem funcionário do Ministério), nem sabendo mais sobre este assunto do que tem vindo a lume na comunicação social, procurei ouvir a intervenção da Ministra da Educação (algo que mais ninguém fez no Hemiciclo). E que, apesar de tudo, fez sentido. Ou seja, julgo ter percebido a razão da repetição dos exames em causa - aqueles onde a coexistência de programas diferentes para a mesma disciplina provocou resultados médios finais diferentes, cuja correlação põe em causa a igualdade de condições de acesso ao Ensino Superior. Um assunto técnico que compete ao Ministério da Educação avaliar e resolver.

Mas então qual a razão de ser deste debate de urgência?
Acompanhar a actividade do Governo?
Satisfazer o lobí dos professores com a cabeça da Ministra?

O tom e os termos utilizados para interrogar e acusar a Ministra nada tiveram a ver com o tema do debate. Em nome do suposto futuro dos jovens candidatos universitários, tudo valeu para insultar a Ministra. Longe vão os tempos em que com inteligência, argumentação e argúcia se arrasavam adversários políticos.

Neste exame sumário aos actuais Deputados, não admira que prevaleça o estilo tipo Nuno Melo e o silêncio tipo Paulo Portas.

sexta-feira, julho 14, 2006

Férias

Estou de férias até 6 de Agosto.

A actividade será portanto muito reduzida.

terça-feira, julho 11, 2006

AHAHAHAHAHHAHHA

Ainda não consegui parar de rir. AHAAHHHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA !!!!

sexta-feira, julho 07, 2006

Humm

Porque será que tenho a certeza que Vital Moreira não leu o mesmo texto do veto presidencial à lei da paridade do que eu ?

quinta-feira, julho 06, 2006

E ainda...

Não posso deixar de citar o Filipe Gil.

Enfim

Isto.

(Via Causa Nossa)

quarta-feira, julho 05, 2006

Marxismo ?

O António Costa Amaral acusa Maria de Belém de marxismo por esta escandalizar-se com os lucros por especulação financeira.

Nada mais errado. Esta visão anti-lucro é, acima de tudo, proveniente do catolicismo mais reaccionário, e da horrível lógica de que não devemos querer ter mais porque há quem tenha menos, essa sim visão que iguala todos na pobreza.

Não pense entretanto o António que estou a sacudir a água do capote do marxismo. Afinal, não só bloquistas e afins já se provou muitas vezes que são aqueles que, acima de tudo, não sendo católicos gostavam de ser, como o marxismo e o próprio core da doutrina social da Igreja aparecem como reacção ao liberalismo do século XIX.