quarta-feira, setembro 14, 2005

Foi para isto que se fez Abril ?



Enquanto os militares são impedidos de se manifestarem na defesa dos seus interesses - legítimos ou não - os pescadores de Sesimbra, na igual defesa dos seus interesses, bloqueiam o porto de pesca local com a conivência da Câmara Municipal que chegou ao desplante de encerrar os serviços autárquicos.

Enquanto os militares pedem autorização ao Governo para uma manifestação ordeira e pacífica, os pescadores - sem autorização - bloqueiam um porto de pesca, sem que tenha havido qualquer intervenção do Estado para repor a ordem e o funcionamento do porto.

Enquanto o Estado impede a realização de uma manifestação de profissionais, que nos devolveram a Liberdade, autoriza uma manifestação política xenófoba da Extrema-Direita.

Enquanto o Estado (Governo Civil de Lisboa) impede a realização de uma manifestação de militares, o mesmo Estado (Câmara Municipal de Sesimbra) apoia o bloqueio ilegal dos pescadores, encerrando os serviços do município e pondo em causa o serviço público que presta aos cidadãos.






15 Comentários:

Às 14 setembro, 2005 19:15 , Anonymous Anónimo disse...

Amigo Marcelo Moniz


Infelizmente é assim, o neoliberalismo atravessa o espectro politico na sua totalidade,nós PSs também os temos, um deles é o SG e PM.

 
Às 14 setembro, 2005 20:14 , Blogger Carlos Alberto disse...

Sim, foi para isto que se fez Abril.
Para que a lei fosse acatada. Os Sr. militares, da nossa tropa fandanga, esqueceram o Pais, e pensaram só no seu umbigo.
Quanto à manif. da extrema direita, a Democracia não é perfeita. Permitir que esta gente se manifeste é cumprir Abril, por mais confuso que pareça.

 
Às 14 setembro, 2005 20:15 , Blogger Pedro Sá disse...

O que é aqui verdadeiramente triste:

- mais uma vez tivemos o caso de um Presidente de Câmara que em vez de defender a legalidade democrática defende os supostos "interesses da população"...eu preferia perder eleições do que andar a proteger interesses de meia dúzia de pessoas que nunca quiseram reconverter a sua actividade;

- mais uma vez, as forças policiais locais estão mais preocupadas com as supostas ordens da Câmara Municipal do que com as ordens que vêm de cima.

Quanto à autorização da manifestação do PNR, obviamente ela tinha que ser dada. Não é racista nem fascista. Discordo em absoluto do conteúdo e objectivos, mas obviamente ela não podia ser proibida.

 
Às 14 setembro, 2005 20:30 , Anonymous Anónimo disse...

Pedro Sá

Com "reconverter" você quer dizer deixar de ser, neste caso pescador, para ser qualquer outra coisa?

Dá-me a sensação que você não está a ver as causas que podem advir de tal medida em pessoas com mais de 45 anos e que são pescadores desde os 12 ou 13 anos, é que só sabem fazer aquilo e daquela forma, e não venha com outros argumentos porque a culpa foi dos politicos que governaram e governam este pais, antes e depois do 25 de abril.

 
Às 14 setembro, 2005 21:08 , Blogger Tonibler disse...

Caro Marcelo,

Militares não se manifestam, ponto final. São lhes dadas (ou não) condições para que estejam de fora da lei comum e, nós, façamos com eles aquilo que entendermos, inclusivé dispõr da sua vida.

Agora o resto, manifeste-se da forma que entender, desde que não façam 'reféns', como aconteceu com os pescadores.

A câmara de Sesimbra não é caso único. Lembro-me em tempos de uma greve dos trabalhadores da administração local, com manifestação em frente ao ministério das finanças, que foram transportados para lá nos autocarros das próprias autarquias. Não só não estavam a fazer aquilo para que eram pagos pelo constribuinte, como o responsável pelo seu trabalho até lhes proporcionou os meios do contribuinte para faltarem.

É o que dá comunas a mexer nos recursos públicos.

 
Às 14 setembro, 2005 21:41 , Blogger Freddy disse...

Golpe de estado???

Abraço da Zona Franca

 
Às 14 setembro, 2005 22:42 , Blogger Mario Garcia disse...

Meu Caro Tonibler,

Totalmente de acordo.

 
Às 14 setembro, 2005 22:50 , Anonymous Anónimo disse...

Isto é confundir o cu com a Sé de Lisboa!

 
Às 14 setembro, 2005 22:59 , Anonymous Anónimo disse...

Todo o cidadão tem direito à indignação, quer seja militar ou outra coisa qualquer, quer-me parecer que as chefias militares não souberam tratar deste assunto, pois não tiveram, ou não quiseram, argumentos para negociar com o governo, perante isto o que fica? a indignação, e esta manifesta-se com a força de uma classe, meus caros amigos isto é histórico sempre aconteceu assim, e não é por serem militares que vamos querer, como alguém disse, cercear os direitos que todos nós temos, porque senão ninguém quer ser militar.

 
Às 14 setembro, 2005 23:57 , Blogger Tonibler disse...

Não, caro elisário, os militares não têm direito à indignação.

 
Às 15 setembro, 2005 00:11 , Anonymous Anónimo disse...

Tonibler

Estou indignado com essa sua afirmação.

 
Às 15 setembro, 2005 00:57 , Blogger Tonibler disse...

Elisário, indigne-se com o estado e com os próprios militares que aceitaram essa situação. Não sou eu que digo

 
Às 15 setembro, 2005 08:22 , Blogger Pedro Sá disse...

Eu diria que têm direito à indignação, mas não a manifestá-la.

Acho que assim ficamos todos de acordo.

Essa do "só sabem fazer aquilo"...a quantidade de oportunidades que existiram de formação profissional e tudo o mais para que as pessoas se pudessem reconverter...muitos, de forma absolutamente conservadora, pura e simplesmente não o quiseram fazer.

 
Às 15 setembro, 2005 15:03 , Blogger Unknown disse...

Pedro Sá,

Desta vez estou 100% de acordo contigo (o teu primeiro comentário).

 
Às 16 setembro, 2005 12:07 , Anonymous Anónimo disse...

Os meus cumprimentos !

 

Publicar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial