sexta-feira, setembro 16, 2005

Dr. Jekyll and Mr. Hide


Dr. Jekyll and Mr. Hide (em jeito de homenagem a Artur Portela Filho)



Carrilho foi uma lufada de ar fresco na política cultural portuguesa.


Carrilho-conservador limpou as teias de aranha dos nossos museus.
Carrilho-pintor deu cor às artes.
Carrilho-agente divulgou, apoiou e incentivou a realização de espectáculos de grande qualidade dirigidos para todos e não apenas para a elite cultural.
Carrilho-escultor dotou o pais - sobretudo o interior - de uma rede de teatros e auditórios.
Carrilho-musico pôs o Ministério da cultura a tocar afinado.
Carrilho-encenador fez a sua peça sair do papel e subir ao palco.

Carrilho pôs o Portugal Cultural no mapa.
Carrilho foi o ministro da cultura do seculo XX.
Carrilho foi a voz vanguardista da cultura portuguesa para o século XXI.

Mas Carrilho não ficou contente. Queria Mais.
Carrilho queria o estrelato.
Carrilho queria o estatuto dos deuses.
Carrilho queria ser a Amália da voz.
Carrilho queria ser a Paula Rego do traço.
Carrilho queria ser a Maria João Pires dos sons.

E lançou-se na corrida para a capital.
Carrilho pôs o carrilhão da sua voz a tocar alto.
Carrilho afirmou a sua excessiva presença às suas qualidades.
Carrilho afirmou o mediatismo da Bábá e do Dinis Maria à sua excessiva presença.

E somou a sua agilidade mental à arrogância intelectual.
E somou ao seu talento a provocação.
E somou a sua inteligência ao seu histerismo.
E somou aos seus 38 760 caracteres de propostas e ideias a zaragata.

E os portugueses descobriram em Carrilho o que há de pior: a má educação.

A educação não vem nos livros, nas teses de doutoramento, ou nos sorrisos das fotografias de família que vêm na revista "Caras". Quando os holofotes da SIC se apagaram, Manuel Maria mostrou quem era.

Deixa-nos ficar apenas com as tuas ideias.
Elas chegam.
Tu sobras.

34 Comentários:

Às 16 setembro, 2005 17:42 , Blogger Freddy disse...

À mulher de César não basta ser...
Que é como quem diz: ao marido da Bárbara exige-se um bocadinho de educação...
Pavão emproado bronco como a merda...

Abraço da Zona Franca

 
Às 16 setembro, 2005 17:43 , Blogger Freddy disse...

Ah, excelente post... ;)

 
Às 16 setembro, 2005 17:49 , Blogger Unknown disse...

Mas o que interessa falar desse tal Carrilho? Eu se estivesse em Lisboa votava era no marido da Bárbara! Esse é que é... :)

 
Às 16 setembro, 2005 17:51 , Blogger PGA disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
Às 16 setembro, 2005 17:59 , Anonymous Anónimo disse...

Fantástico post !!!
Parabéns, Marcelo.

Diogo

 
Às 16 setembro, 2005 18:01 , Blogger PGA disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
Às 16 setembro, 2005 18:02 , Blogger PGA disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
Às 16 setembro, 2005 18:31 , Blogger PGA disse...

Excelente Post. Parabens.

cumprimentos do http://tonibler.blogspot.com

 
Às 16 setembro, 2005 19:58 , Blogger Mario Garcia disse...

Meu Caro Marcelo Moniz, lamento discordar.

Estou farto dos complexos de esquerda de auto-culpa, que servem para branquear o comportamento da direita.

Ou será que Carmona Rodrigues, das inúmeras vezes que interrompeu Carrilho para lhe dizer «você não percebe nada disto» ou para falar da «casa de banho», esteve melhor que Carrilho?

Eu, no lugar do Carrilho, tb não cumprimentava Carmona Rodrigues.
Seria pura hipocrisia.

Em política não vale tudo.

Carmona Rodrigues terá provavelmente perdido menos com o péssimo debate de ontem. Porque se recusou a falar dos últimos 4 anos. Desde o 1º minuto.

E lamento que a comunicação social, em vez de pegar nos contratos de 4.000 euros dos Adjuntos de Carmona, ou da dezena Directores da EPUL criados por Carmona, prefira o episódio em que Carrilho não cumprimenta Carmona, e este o mima «é mesmo ordinário».

Masoquismo de esquerda?
Para esse peditório já dei.

 
Às 16 setembro, 2005 20:12 , Blogger Mario Garcia disse...

Quanto à forma, excelente!

 
Às 17 setembro, 2005 03:32 , Blogger Geosapiens disse...

...embora concordando com mario garcia...que disse mais ou menos aquilo que ia aqui escrever...concordo na generalidade...com o conteúdo...

 
Às 17 setembro, 2005 13:02 , Anonymous Anónimo disse...

Eu tambem não cumprimento aldrabões, se o fizesse, estava a colocar-me no mesmo patamar.

Apesar de não gostar da figura Carrilho, contudo, procedeu bem, pessoalmente colocava-o em tribunal

 
Às 17 setembro, 2005 13:59 , Blogger PGA disse...

vocês desculpem-me...obviamente que foi um muito mau exemplo de seriedade, cultura democrática, responsabilidade...de ambos!! ,as não me lixem...se houve alguém mal educado, pretencioso, pedante, pseu-do intelectual, foi o MMC. E atenção que não estou a falar de política! estou a falar de pura educação. MMC é um menino mimado, arraçado de "bichona", que amuou!!porque não trouxe ideias novas, foi demagogo, irrealista, totó...e como tal decidiu ser mal educado. essa é a realidade. Só essa!! o resto são conversas soltas!!

 
Às 17 setembro, 2005 16:01 , Anonymous Anónimo disse...

Mário Garcia

Se o debate em causa acontecesse comigo, eu dava-lhe, a Carmona Rodrigues, com as minhas luvas brancas na cara, trazer para um debate acusações sobre assuntos que foram julgados em tribunal e onde Manuel Maria Carrilho foi ilibado só merece levar com as luvas brancas na cara.

 
Às 17 setembro, 2005 16:06 , Anonymous Anónimo disse...

Quanto ao texto está bem "esgalhado" e reflete a apreciação de quem não gosta de Manuel Maria Carrilho, claro!

 
Às 17 setembro, 2005 17:10 , Blogger Pedro Sá disse...

Cá por mim estão bem um para o outro...

 
Às 17 setembro, 2005 17:54 , Blogger Mario Garcia disse...

Elisário,

O Carrilho simplesmente não o cumprimentou.
O Carmona é que lhe chamou «grande ordinário».

Mas leiam hoje, por exemplo, o «Público» (as Tvs já nem vale a pena), para ver se descobrem alguma alusão aos documentos q o Carrilho apresentou à comunicação social.

Título: «Frente-a-frente resumido a um aperto de mão e uma casa de banho».

Sub-título «Carmona chama "rei da calúnia" a Carrilho»

Querem mais debates?

 
Às 17 setembro, 2005 20:08 , Blogger Tonibler disse...

Mário:

O 'homem' é uma lesma abichanada do qual certamente não encontra nada de positivo a dizer que não seja ter um cartão de sócio do PS. Todas as atitudes políticas do 'homem' são, no mínimo, deploráveis, já desde a altura que o Guterres o despediu. O LF Meneses anda à anos a tentar apanhar o Manuel Maria Rôto para o título de político mais odioso.

Confessem, não fosse o 'homem' candidato do PS e nenhum de vocês se preocuparia se ele fosse passado a ferro por um camião...

 
Às 17 setembro, 2005 20:34 , Anonymous Anónimo disse...

Tonibler, Tonibler

Não esperava da sua parte tal atitude, chamar Roto a Manuel Maria Carrilho?

MMC é uma pessoa "diferente" quanto muito, é um Beirão e todo o Beirão não "leva para casa" nem guarda ódios diz o que tem a dizer toma a atitude que tem a tomar e assume a responsabilidade das atitudes tomadas, ao fim e ao cabo foi isto que MMC fez, agora dizer que o homem é roto, porquê Tonibler? Sabe de alguma coisa? Se sabe diga, se você fosse um Beirão dizia e assumia aquilo que diz, como não é......

 
Às 17 setembro, 2005 21:10 , Blogger Tonibler disse...

elisário,

Mas ele é roto. o roto não quer dizer que se sente em locais impróprios, apenas que é efeminado, abichanado, apanascado,...Até nestas atitudes de menina rabujenta...

 
Às 17 setembro, 2005 21:12 , Blogger Tonibler disse...

Mas, elisário, eu chamei ao 'homem' coisas muito piores...

 
Às 17 setembro, 2005 23:48 , Anonymous Anónimo disse...

Tonibler

Você de pior nada disse, porque o que aponta ao homem enquanto politico, desculpe eu dizer-lhe, é mentira, foi reconhecidamente o melhor ministro da cultura que alguma vez passou por um governo em Portugal, entrou em rotura com Guterres por questões obvias, Guterres foi um 1º Ministro influenciável, e influenciável é uma coisa que MMC não é nem admite que um 1º Ministro o seja.

 
Às 17 setembro, 2005 23:52 , Anonymous Anónimo disse...

E mais, reli os seus comentários e você coloca a palavra homem entre comas, meu amigo deixe que lhe diga, fica-lhe mal.

 
Às 18 setembro, 2005 00:26 , Blogger Tonibler disse...

Elisário,

Reconhecidamente, tem dias. Depende daquilo que designarmos por cultura que é, obviamente, discutível. A avaliar pelos agentes, o melhor deve ter sido mesmo o PSL que converteu empedernidos comunas em laranjinhas.

Aquilo que se passou entre ele e o Guterres não faço ideia, parece-me tão bom um como outro. Mas sei que na boca de MMC, Guterres passou a ser toucinho muçulmano, todo o santo dia lá vinha artigo a dizer mal daquele que o despediu. Depois veio a cena de chamar drogado ao Morais Sarmento, já chamou de tudo ao Carmona,...

Elisário, eu chamei-lhe lesma abichanada. Lesma, é muito pior que roto. E homem é que aquilo não é de certeza. Pelo menos na minha visão.

 
Às 18 setembro, 2005 02:44 , Blogger Mario Garcia disse...

Tonibler:

Porque não desenvolve tb um pouco sobre o que acha do Carmona Rodrigues?

Será um trolha do cais do sodré?
(que grande ordinário!)
Será um ex-jogador de rugby com saudades das placagens?
(que grande ordinário!)
Será um habitué do Elefante Branco?
(que grande ordinário!)
Uma toupeira cega no Marquês?
(que grande ordinário!)

 
Às 19 setembro, 2005 00:37 , Blogger Tonibler disse...

Mário:

Porque chamou grande ordinário ao MMC? O resto das conjecturas tem alguma intenção?

Dessas todas não faço ideia. Que o MMC é uma lesma abichanada, isso ele faz questão de mostar todoas os dias. Oh-lá-lá, se mostra...

 
Às 19 setembro, 2005 15:46 , Anonymous Anónimo disse...

O problema de MMC é que não tem mais que meia dúzia de "frigoríficos", porque nem sequer ideias são, que ele apregoa aos sete ventos. O problema é que MMC só vai arranjar confusão em Lisboa, pondo em causa todos os projectos, sem qualquer critério de qualidade. O problema de MMC é que se vai incompatibilizar com toda a gente que não dependa do tacho, como a conteceu no ministério da cultura. O problema ce MMC é que depois marca uma conferência de imprensa às 20:00 e diz que é candidato à presidência da républica e Lisboa que se lixe...

O problema de Lisboa é que nenhum candidato têm um projecto moderno para uma uma cidade moderna.

Eu voto no Carmona, mas só por que é o menos mau para o futuro de Lisboa...

 
Às 19 setembro, 2005 16:04 , Blogger Mario Garcia disse...

Aqueles que há 4 anos votaram em Pedro Santana Lopes (e Carmona Rodrigues) podiam ao menos por as mãos na consciência...

Na altura, PSL também era o menos mau para Lisboa?

 
Às 19 setembro, 2005 16:56 , Anonymous Anónimo disse...

Sou militante do PS e concordo inteiramente com o artigo do MM.
Gostei muito. Continua!

Silva
Secção - Benfica

 
Às 19 setembro, 2005 17:46 , Anonymous Anónimo disse...

Carrilho é no fundo o Santana Lopes do PS.

AlterEgo

 
Às 19 setembro, 2005 18:25 , Anonymous Anónimo disse...

Não Mário, PSL não era o menos mau, estava era tudo farto dos esquemas de João Soares, que para além disso fez uma campanha desastrosa (aliás a margem foi tão pequena, que qualquer desculpa é plausivel..). Agora PSL e Carmona Rodrigues não são a mesma coisa...

 
Às 19 setembro, 2005 20:22 , Blogger Mario Garcia disse...

Campanha desastrosa de João Soares sim.
Mas 'esquemas'?
Essa é nova.

E se Carmona não é igual a PSL só se for por não ter tanta lata...

 
Às 19 setembro, 2005 21:01 , Blogger Tonibler disse...

Mário:

MMC e PSL são a mesma coisa. A associação é natural. O PS vai conseguir ser penalizado por o que os outros fizeram, o que é um feito...

 
Às 19 setembro, 2005 22:01 , Anonymous Anónimo disse...

Mário um dia destes encontramo-nos num jantar do Moderno e eu explico. Só uma salvaguarda, o termo "esquemas", é um pouco forte demais, o Soares, filho, não enriqueceu, nem promoveu amigos (pelo menos de forma demasiado escandalosa...), mas das duas uma ou sou eu que tive azar, ou quem quem teve que lidar com a CML nos finais do mandato deve ter esbarrado nas comissões e apreciações liminares feitas por gente incompetente, e as vezes algo ressabiada a quem foi dado o poder de empatar tudo, e que o usavam sem qualquer parcimonia. As vezes a intenção era boa, mas de boas intenções está o inferno cheio.

 

Publicar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial